menu
Partilhar

Sites para estudar com outras pessoas

Sites para estudar com outras pessoas

Estudar em grupo é uma das melhores formas de otimizar o aprendizado. Além de se reunir com outras pessoas para tirar dúvidas sobre um determinado assunto e debater ideias, o estudo em grupo também pode ajudar a desenvolver habilidades importantes, como comunicação, resolução de problemas e convivência com pessoas diferentes. Mas em um contexto em que o trabalho e o estudo remoto são cada vez mais comuns, como se reunir com outras pessoas para estudar?

A melhor forma de fazer isso é usando sites para estudar com outras pessoas. Para além das próprias redes sociais, existem alguns portais específicos que te ajudam a se conectar com amigos - ou até mesmo com desconhecidos - para formar grupos de estudos e tornar seu aprendizado mais dinâmico e divertido. Pensando em te ajudar a encontrar a melhor solução para você, neste artigo do umCOMO te mostramos algumas opções e damos dicas sobre como utilizar um site para estudar on-line da melhor forma. Se interessou? Confira a seguir!

Por que usar um site para estudar em grupo online

Formar grupos de estudos para revisar para provas e trabalhos é um hábito comum dos estudantes há muito tempo. Mas com a prevalência cada vez maior do ensino à distância, os alunos tem trocado as clássicas bibliotecas e salas de aula por sites para estudar com outras pessoas.

Utilizar um site para estudar em grupo on-line traz inúmeros benefícios para o aprendizado e para a qualidade de vida de quem costuma assistir aulas remotas sozinho. Entre eles, é possível citar:

  • Apoio mútuo: quando um grupo se reúne para estudar, os alunos se sentem mais confortáveis para expressar suas dúvidas e dificuldades. É comum que alguns estudantes sintam vergonha ou timidez para fazer perguntas em sala de aula, então contar com o apoio de outros alunos que também estão aprendendo faz toda a diferença.
  • Troca de conhecimento: ao criar um grupo de estudos, alunos com diferentes aptidões podem trocar conhecimentos e ajudar uns aos outros de forma mútua. Um estudante que seja bom em matemática, por exemplo, poderá ajudar outro que tenha mais dificuldade nessa matéria, que por sua vez poderá ajudar o primeiro com geografia, e assim por diante.
  • Comprometimento: ao criar o compromisso de se reunir com um grupo de estudo em um dia e horário específicos, os alunos se sentem mais motivados a cumprir tarefas e leituras no prazo combinado para não prejudicar o grupo, além de aprenderem a lidar melhor com a procrastinação.
  • Habilidade de comunicação e argumentação: um dos maiores benefícios dos grupos de estudo é seu potencial de alavancar as habilidades de comunicação e argumentação dos estudantes, já que eles precisam discutir sobre tópicos diversos para agregar conhecimento ao grupo.
  • Interação social: para os alunos que tem o costume de estudar sozinhos, montar um grupo de estudos pode ser uma ótima forma de interagir com outras pessoas da mesma faixa etária, criando conexões e amizades.
  • Lidar com perspectivas diferentes: ao estudar com outras pessoas, os estudantes aprendem a lidar com diferentes personalidades e conviver com opiniões distintas, o que é benéfico tanto para o crescimento pessoal quanto profissional.

Dicas de sites para estudar com outras pessoas

Agora que você conhece os benefícios de estudar em grupo, conheça algumas sugestões e escolha um site para estudar on-line:

1) GoConqr

O GoConqr é um site para estudar on-line em grupo que tem o objetivo de promover a aprendizagem colaborativa e o trabalho em equipe. Através do site, os alunos podem criar um grupo de estudos em segundos. Com uma série de recursos que facilitam a aprendizagem à disposição, o site permite compartilhar arquivos, criar pesquisas e discussões online. Além disso, através da plataforma é possível revisar conteúdos com a ajuda de flashcards e mapas mentais, além de ter acesso a uma biblioteca comunitária e buscar apresentações de outros membros da comunidade GoConqr para aprimorar seus estudos.

Se você quiser formar um grupo de estudos específico com seus amigos, é possível criar um grupo privado. Existe ainda a opção de grupos públicos, se você prefere se conectar e tirar dúvidas com professores e conhecer novas pessoas novas. A plataforma já conta com mais de 10 milhões de usuários em todo o mundo, além de 33 milhões de recursos criados de forma colaborativa.

2) Meetup

Está em busca de um site para estudar em grupo on-line? O Meetup é uma excelente opção. A proposta da plataforma é reunir pessoas que possuem interesses em comum. Moda, esportes, tecnologia... todo tema é bem-vindo! E com os grupos de estudo não seria diferente. Através do site, você pode se juntar a um grupo ou começar um novo do zero. A ideia é promover eventos - presenciais ou on-line - para conhecer pessoas e discutir sobre um determinado assunto.

Se você quiser estudar matemática, por exemplo, basta criar um novo grupo, convidar seus amigos para se inscreverem nele e marcar reuniões para as sessões de estudo. Também vale a pena utilizar o site para conhecer pessoas novas e participar de discussões sobre outros temas de seu interesse no seu tempo livre. Assim, além de estudar, você também consegue manter seus hobbies e se sentir mais motivado para seguir com os estudos.

3) Google Groups

O Google Groups é um dos sites para estudar com outras pessoas mais conhecidos do mercado. Sua integração com outros recursos do Google, como o Gmail, Planilhas, Documentos, entre outros, permite que os participantes de um grupo de estudos compartilhem anotações e materiais com muito mais facilidade.

Alguns dos recursos disponíveis na plataforma são, por exemplo, enviar e-mails para um grupo em um único endereço, atribuir temas à cada participante, participar de debates através dos fóruns de perguntas e respostas, entre outros. O site oferece uma versão gratuita que pode ser utilizada por estudantes e universitários, tornando a aprendizagem coletiva mais acessível.

Também pode lhe interessar: Como criar um grupo no Google Groups

4) Use aplicativos de chamadas de vídeo para estudar em grupo on-line

Para quem prefere utilizar um site para estudar on-line que já está à disposição no dia a dia, uma ótima alternativa são os apps para chamadas de vídeo, como Zoom, Hangouts, Skype ou Discord. A principal vantagem dessas plataformas é que elas já são mais conhecidas pelos estudantes. Alguns desses apps costumam, inclusive, vir pré-instalados nos celulares, e contam com recursos como compartilhamento de tela, bate-papo por chat e gravação de chamadas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sites para estudar com outras pessoas, recomendamos que entre na nossa categoria Internet.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Sites para estudar com outras pessoas, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Bibliografia
  • FLORIDA NATIONAL UNIVERSITY. 10 reasons why you should form a study group. Disponível em: <https://www.fnu.edu/10-reasons-form-study-group/>. Acesso em: 10 de janeiro de 2022
  • US NEWS. How students are leveraging online study groups. Disponível em: <https://www.usnews.com/education/best-colleges/articles/how-college-students-are-leveraging-online-study-groups>. Acesso em: 10 de janeiro de 2022
  • GO CONQR. Disponível em <https://www.goconqr.com/pt-BR/>. Acesso em: 10 de janeiro de 2022.
  • MEETUP. Disponível em <https://www.meetup.com/pt-BR/>. Acesso em: 10 de janeiro de 2022.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Giselly
Quero encontrar alguém para estudar comigo, pois dificil é muito ruim
A sua avaliação:
yycissa
Eu não gosto de estudar sozinha então entrei no site
Giselly dos santos
Tbm, podemos nos ajudar!
A sua avaliação:
Ana Clara
gosto de estudar sou muito esforçada e nao gosto de estudar sozinha por isso entrei nesse site

Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Olá Ana Clara, ficamos felizes e esperamos que você tenha encontrado companhias para estudar. Um abraço da equipe editorial do umCOMO.
Giselly dos santos
Tbm, posso me juntar a vc??
Sites para estudar com outras pessoas
Sites para estudar com outras pessoas

Voltar ao topo da página