WhatsApp

Regras para grupo de trabalho no WhatsApp

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 9 junho 2021
Regras para grupo de trabalho no WhatsApp

O WhatsApp é, hoje em dia, um aplicativo essencial no celular de qualquer um. Afinal, é por meio dele que nos comunicamos com amigos, familiares e também com colegas de trabalho. Especialmente quando pensamos no app em relação ao trabalho, é positivo que tenham um grupo com membros da empresa para podermos tirar dúvidas e compartilhar informações que possam ser úteis a todos, assim, facilitamos o nosso trabalho e também ajudamos aqueles que trabalham conosco.

Já que estamos em um ambiente profissional, para criar grupos do tipo devemos nos preocupar com regras, afinal, nem todos que trabalham na mesma empresa que nós é nosso amigo, assim, é necessário estipular regras para que o grupo funciona bem e que seja bastante funcional. Vai criar um grupo do profissional e precisa estipular regras para grupo de trabalho no WhatsApp? Leia esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como usar WhatsApp no trabalho

Índice

  1. Não compartilhar informações pessoais
  2. Usar sempre linguagem formal
  3. Evite postagens polêmicas e de cunho político
  4. Não enviar mensagens durante fins de semana e feriado

Não compartilhar informações pessoais

Um dos exemplos de regras para grupo no WhatsApp e que é dos mais essenciais é o de não compartilhamento de informações que envolvam nossas vidas pessoais. Um grupo de trabalho é feito justamente para que os colegas que trabalham em uma mesma empresa possam ter sua comunicação facilitada, melhorando a dinâmica interna, sendo assim, não há espaço para informações estritamente pessoais nesse contexto.

Outro ponto acerca do assunto e que vale ser tocado é que, geralmente, quando existem muitas informações desvinculadas ao trabalho, muitos empregados tendem a dar menos importância para as notificações de grupos de trabalho, o que pode fazer com que percam alguma informação importante.

Caso você tenha pessoas mais próximas dentro da empresa e que você considera amigas, uma sugestão é criar um segundo grupo para que vocês possam conversar livremente sobre o que quiserem, afinal, não é porque vocês trabalham juntos que não podem ser amigos e se interessarem pelas vidas uns dos outros. Nesses casos, as regras para grupo de trabalho no WhatsApp nem ao menos serão necessárias, afinal, você estará entre amigos e em um ambiente descontraído.

Importante: essa regra não vale para informações pessoais que afetem o seu trabalho, como uma gripe que te deixará afastado do escritório por alguns dias.

Usar sempre linguagem formal

As palavras têm grande poder em todos os contextos, por isso, é sempre bom pensarmos não só no que dizer, mas também em como dizer. Um exemplo simples disso é a diferença de termos que usamos quando vamos falar com uma criança pequena ou com um adulto superior a nós, já que trocamos os termos e até mesmo a entonação da voz nos diferentes contextos com os quais nos deparamos no dia a dia.

Tendo em vista a importância das palavras, uma das regras para grupos de WhatsApp de trabalho mais importantes envolve o vocabulário utilizado no contexto, afinal, a maneira pela qual iremos nos expressar poderá influenciar até mesmo na imagem que passamos para nossos colegas.

Com isso não queremos dizer que você precise utilizar expressões rebuscadas e palavras pouco comuns, apenas se atente a evitar o uso de gírias e também preste atenção nos erros de português.

Mas, não se preocupe. Dúvidas sobre a nossa língua são muito comuns, principalmente caso sua função não envolva tanto a escrita formal, sendo assim, é sempre válido ir atrás de respostas para as suas dúvidas na internet ou em dicionários.

Vivemos em um mundo globalizado no qual o acesso à informação é bastante facilitado, assim, use isso a seu favor e mantenha uma linguagem adequada no ambiente profissional, o que vale para além do grupo de WhatsApp.

Um dos erros mais comuns no português diz respeito ao uso da crase. Se você se confunde às vezes com seu uso, veja também como usar a crase corretamente.

Evite postagens polêmicas e de cunho político

É mais do que claro que a política tem influencia direta na vida de todos nós, entretanto, nem em todo lugar é válido discutir essa temática. Quando trabalhamos em uma empresa, devemos lembrar que todos que estão lá são seres humanos com opiniões distintas e que, nesse contexto, suas funções são unicamente vinculadas ao ofício para o qual foram contratadas, assim, devemos criar barreiras e evitar tocar em temáticas que envolvem nossa opinião sobre assuntos que pouco têm a ver com o ambiente profissional.

A política, entre outros tópicos, pode acabar criando um ambiente desconfortável e que trará desavenças dentro da empresa, podendo levar até mesmo a demissões desnecessárias. Lembre-se, ainda que sejam um pouco chatinhas de serem seguidas, as regras para grupo de WhatsApp de empresa são essenciais para o bom convívio entre vocês e seus colegas, o que é bom para todos

Falando de algo um pouco menos sério, todo grupo de trabalho precisa de um nome, certo? Se você for criar um e ainda não tiver pensado em nada legal, veja também +150 nomes para equipes de trabalho e que poderão ser utilizados no grupo do aplicativo. Você também poderá procurar uma descrição pronta para grupo de WhatsApp que seja simples e clara.

Não enviar mensagens durante fins de semana e feriado

Ter uma separação entre trabalho e vida pessoal é extremamente importante tanto para o rendimento do profissional quanto para seu tempo de descanso. Muitas pessoas que trabalham em home office têm problemas vinculados a essa falta de separação, já que o ambiente de trabalho e o caseiro acabam sendo o mesmo, dando um cansaço extra e uma sensação de que o trabalho acabou tomando conta de toda a sua vida.

Para evitar problemas do tipo, é essencial que os funcionários de uma empresa evitem tocar em assuntos profissionais durante seu tempo fora do trabalho, isto é, em fins de semana e em horários extra expediente, exceto em casos extraordinários em que uma informação precisa ser passada de forma urgente. Você poderá ver outras essencialidades que melhorarão o convívio profissional em nossa artigo sobre como melhorar o ambiente de trabalho.

Viu só? Não existem grandes dificuldades em como criar regras para grupo de WhatsApp, basta apenas focar em pontos que trarão melhor qualidade e profissionalismo para o grupo, assim, todos se sentirão confortáveis. Uma boa ideia é perguntar também a seus colegas de trabalho algumas das regras que eles gostariam que fossem estabelecidas, fazendo desse um processo democrático na hora de eleger as regras para grupos de WhatsApp de trabalho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Regras para grupo de trabalho no WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Regras para grupo de trabalho no WhatsApp