Outros televisores

Qual a diferença entre resolução HD e Full HD

Nicolas Santos
Por Nicolas Santos. Atualizado: 4 julho 2019
Qual a diferença entre resolução HD e Full HD
Imagem: www.youtube.com

Hoje em dia com toda a variedade de smartphones, notebooks, tablets, TVs e monitores com milhares de tipos diferentes de tamanhos e polegadas. Não só isso mas também temos outro tipo de característica que gera outra gama de opções, a resolução, em termos como HD, Full HD e até o Ultra HD ou 4K.

Todas essas opções podem gerar a dúvida: Afinal qual a diferença entre todas essas alternativas? Qual a relação entre a resolução e tamanho da tela?

Por meio destas e outras dúvidas, umComo preparou este artigo para explicar qual a diferença entre HD, Full HD ou Ultra HD.

Também lhe pode interessar: Como fazer uma instalação de HDMI

Índice

  1. Tamanho da tela
  2. Resolução da tela
  3. Resolução HD e Full HD

Tamanho da tela

Algumas vezes o termo 'resolução' pode ser erradamente associado com o tamanho da tela, mas a verdade é que eles funcionam de forma quase que independente. Mesmo que esse não seja o caso vale a pena aprender ou relembrar como é feita a medição da tela antes de compreender como funciona a resolução.

Ao falar das telas, existem duas medidas que essenciais que estão relacionadas, porém, não se tratam da mesma coisa: É o caso da resolução e o tamanho. A primeira se refere à quantidade de informação que é possível exibir dentro do limite da segunda, que por sua vez, é quem define as dimensões físicas e os limites da tela.

O tamanho da tela é naturalmente medido por polegadas e cada polegada vale o equivalente a 2,54 centímetros ou 25.4 milímetros. As polegadas são retratadas pelas aspas (10'' = dez polegadas).

Agora você já sabe, quando as pessoas falam de um celular com 5.1 polegadas ou um monitor de 42 polegadas, elas estão se referindo à medida da tela do dispositivo, que por sua vez é calculada de uma diagonal à outra, ou seja, é a distância da ponta esquerda inferior até a parte direita superior, ou o contrário. A medição é feita considerando as diagonais da tela por que algumas podem ser mais quadradas e outras mais retangulares e desta forma seria difícil obter uma medida sincera se não fizéssemos a medida pelas diagonais.

Qual a diferença entre resolução HD e Full HD - Tamanho da tela
Imagem: tectechnologies.weebly.com

Resolução da tela

Atualmente, por padrão, os monitores apresentam um formato retangular e a área dos dispositivos é considerada como a largura pela altura, horizontal e vertical, respectivamente.

A resolução é a imagem que pode ser exibida na tela através de minúsculos pontos, os famosos pixels e este, é a menor possibilidade de tamanho para uma imagem. Estes pixels ficam organizados em linhas horizontais e colunas verticais e a resolução indica quantos pixels existem em cada linha e coluna do monitor.

Quando falamos em uma resolução de 1920 x 1080 estamos falando de 1920 pixels em linha e 1080 em coluna. Esta medida também é valida em casos de filmes, vídeos, jogos ou imagens que podem ser expressos por 720 x 405 ou 300 x 250.

Resolução HD e Full HD

Agora que você já sabe qual a relação entre resolução e tamanho da tela fica mais fácil entender como funciona o HD e o Full HD.

  • Resolução HD (720 pixels)

Diante dos dispositivos com telas sofisticadas que podemos encontrar no mercado, seja no caso de TVs LCD, Plasma ou LED e de adventos cada vez maiores, temos hoje, uma resolução padrão que não só diminui alguns dos problemas de exibição de conteúdo como também por apelo comercial. É onde surge a resolução HD (Hight Definition).

Esse tipo de resolução faz reverência aos 1280 x 720p comumente encontrados em telas retangulares 16:9 e é um tipo de resolução que costuma apresentar qualidade satisfatória.

Hoje em dia as TVs, smartphones ou tablets que usam esta resolução podem ser facilmente encontrados no mercado e por um preço acessível.

  • Resolução Full HD (1080 pixels)

Assim como o HD, o Full HD ganhou forte apelo comercial. Equipamentos um pouco mais sofisticados são alvo deste tipo de tela como em alguns smartphones mais modernos, além dos monitores para televisões ou computadores.

O HD já resulta em boas imagens para reprodução, mas o Full HD se sobrepõe e oferece uma experiência ainda mais realista e enriquecida.

O Full HD ou FHD possui resolução de 1920 x 1080 pixels, apropriada à proporção de 16:9.

Qual a diferença entre resolução HD e Full HD - Resolução HD e Full HD

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual a diferença entre resolução HD e Full HD, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: www.youtube.com
Imagem: tectechnologies.weebly.com
1 de 3
Qual a diferença entre resolução HD e Full HD