Outros Ligar-se à Internet

Para que serve o modo avião do celular

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 12 abril 2024
Para que serve o modo avião do celular

O modo avião é uma função que muitos dispositivos têm e serve para desconectá-los de outros sinais ou sistemas de comunicação. É muito vantajoso, principalmente quando você quer viajar e economizar dados ou evitar contas altas. Porém, este modo tem mais benefícios e é ativado com muita facilidade, já que geralmente fica em uma aba visível. Neste artigo do umCOMO contamos para que serve o modo avião do celular. Se você tiver interesse, continue lendo e saiba mais sobre o potencial deste recurso e por que você deve ativá-lo em determinadas ocasiões.

Também lhe pode interessar: Como mudar o nome do roteador do iPhone

Índice

  1. O que é o modo avião
  2. Para que serve o modo avião no celular
  3. Como ativar o modo avião
  4. Vantagens do modo avião

O que é o modo avião

O modo avião é uma função que permite desativar rapidamente o aparelho de qualquer sinal de comunicação que esteja aberto, sem a necessidade de desligar completamente o telefone ou aparelho que deseja desconectar.

Quando o modo avião está ativado, o aparelho deixa de receber qualquer sinal, por isso não é possível receber chamadas ou mensagens de texto, nem utilizar o Wi-Fi ou a conexão Bluetooth.

Para que serve o modo avião do celular - O que é o modo avião

Para que serve o modo avião no celular

Como já dissemos, este modo nos aparelhos serve basicamente para remover conexões sem desligá-los completamente. Em alguns locais é conveniente ativar o modo avião, bem como em determinadas situações.

  • Durante a decolagem e aterrissagem de um avião, os usuários são frequentemente instruídos a desativar os sinais de comunicação sem fio. Isto é solicitado aos passageiros para evitar interferências com outros sistemas de comunicação com os quais a aeronave precisa se conectar. O modo avião deve ser ativado antes da decolagem do avião e conectar o Wi-Fi, somente quando a aeronave estiver a cerca de 10.000 pés acima do nível do mar, embora isso possa variar dependendo da companhia aérea, pois cada uma tem seus próprios regulamentos.
  • Às vezes também é necessário reduzir o número de conexões sem fio em locais sensíveis à radiação, como hospitais.
  • Quando se trata de viajar para outro país, os usuários costumam desconectar o celular e ativar o modo avião para evitar que a operadora de telefonia cobre valores adicionais em sua conta devido ao roaming ou uso de dados móveis, o que permite que os turistas se conectem apenas as redes Wi-Fi disponíveis e, assim, a comunicação é mantida. É sempre aconselhável consultar o manual do usuário do telefone para saber se o GPS, ou sistema de posicionamento global, continua enviando sinais wireless, pois em alguns aparelhos este sistema continua recebendo e transmitindo sinais através de um satélite, mesmo que o modo avião esteja ativado.
  • Outra das vantagens mais notáveis ​​é a economia de bateria, já que quando o aparelho é desconectado de outros sistemas de comunicação, a bateria costuma durar mais. Se você está interessado neste tema, aqui você pode aprender Como economizar a bateria do iPhone.
  • Isso pode ser feito simplesmente quando você quiser fazer uma pausa em tantas notificações que recebe no seu celular.

Como ativar o modo avião

Dependendo do dispositivo, isso pode variar, mas geralmente a função está sempre em modo visível, a partir de um menu no qual podem ser gerenciados dados móveis, Bluetooth e Wi-Fi. Tanto no Android quanto no iPhone ele pode ser ativado nas configurações, ou na Central de Controle, ou no menu que aparece acima, baixando o dedo da área superior da tela.

Em dispositivos com teclado grande, como computadores ou laptops, geralmente há um botão de modo avião no qual basta clicar para ligar e desligar.

Para que serve o modo avião do celular - Como ativar o modo avião

Vantagens do modo avião

  • Economia de bateria: o modo avião é ideal quando você deseja economizar porcentagem da bateria para fazer chamadas importantes ou enviar mensagens posteriormente e não tem certeza se a bateria vai durar tanto, principalmente em um voo muito longo.
  • Evite sobretaxas nas contas: ao viajar para outro país, é possível que a próxima conta telefônica seja alta, já que o roaming internacional está ativado, por isso é melhor conectar-se a partir de pontos Wi-Fi localizados nos locais visitados.
  • Carregue mais rápido: isso facilita o carregamento porque a conectividade, o GPS, o modo avião, bem como o Bluetooth e o Wi-Fi estão desligados e o processo de carregamento é mais rápido. Incentivamos você a ler este outro artigo sobre É errado deixar o celular carregando a noite toda?
  • Você pode jogar sem publicidade: o modo avião é a solução que os amantes de jogos costumam recorrer para evitar o aparecimento de tantos anúncios e assim se divertir sem interrupções com jogos que não requerem conexão direta à Internet para jogar, apenas para atualizar.
  • Ter maior concentração: bom, já sabemos que com as notificações recebidas no celular é fácil perder a concentração e não focar no que está acontecendo ao nosso redor. Ao ativar o modo avião, todos os aplicativos param naquele momento e não enviam nenhum tipo de notificação.
  • Melhor descanso: à noite é altamente recomendável ativar o modo avião para conseguir um bom descanso, pois as luzes da tela nem sempre são benéficas e também dificultam a manutenção de uma boa higiene do sono.

Você deve ter em mente que ao ativar o modo avião você não receberá mais mensagens ou chamadas naquele momento, nem poderá usar os fones de ouvido sem fio ou navegar na Internet, até reativar as funções desejadas.

Você já sabe mais sobre para que serve o modo avião do celular, então se quiser continuar aprendendo sobre o tema conexões de Internet com diferentes dispositivos, recomendamos que continue lendo este outro artigo do umCOMO sobre Nomes para redes de Wi-Fi.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve o modo avião do celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Para que serve o modo avião do celular