Partilhar

Filtro do Instagram não aparece, o que fazer?

 
Por Redação umCOMO. 20 janeiro 2021
Filtro do Instagram não aparece, o que fazer?

Uma das redes sociais mais usadas no mundo inteiro, o Instagram conta atualmente com mais de 500 milhões de usuários ativos de maneira global. Além disso, o Insta é uma das plataformas que mais oferece jogos, ferramentas e filtros aos usuários que existe na atualidade - e é exatamente sobre os filtros que vamos falar neste artigo do umCOMO.

Por acaso já aconteceu de, no seu celular, não ser possível usar os mesmos efeitos de Instagram que um amigo ou seguidor já usou? Se a resposta é "sim", hoje vamos te mostrar como solucionar o problema, por meio de algumas instruções com passo a passo e fotos para que você possa resolver as falhas do seu aplicativo ou dispositivo. Quer saber por que o filtro do Instagram não aparece? Preste atenção nas dicas a seguir!

Também lhe pode interessar: Como usar o filtro Face Swap do Snapchat

Como encontrar filtro do Instagram que não aparece

Antes de começarmos, você deve ter em mente que existem dois tipos de filtros no Instagram: os que a plataforma permite que você escolha antes de publicar uma foto no seu feed, e os filtros do Instagram Stories, mais populares e feitos para serem usados quando você publica uma história.

Ainda que, a seguir, a gente te ofereça diferentes soluções pensadas para que os filtros do Stories apareçam, as seguintes instruções servirão para que você recupere ou encontre qualquer tipo de filtro dentro do app. Além disso, antes de começar você deve aprender como procurar filtros no Instagram, já que é bem possível que você não saiba onde eles estão exatamente escondidos. Isso pode ser feito de duas maneiras.

Onde ficam os efeitos do Instagram

Usando a busca do Instagram você consegue ver todo o catálogo de filtros disponível dentro da plataforma, e escolher aqueles que mais te agradam:

  1. Na página inicial do Instagram, clique no botão com o botão + que você encontrará no canto superior esquerdo. Se não conseguir encontrá-lo, basta deslizar o dedo para a direita.
  2. Acesse a área de Stories do Instagram, em cuja parte inferior da tela estão localizados todos os filtros já disponíveis na plataforma.
  3. Vá deslizando o dedo para a esquerda, até que o ícone da lupa, com a indicação “Explorar filtros”, apareça na parte de baixo da tela. Ao clicar na lupa, o app te leva para a área de busca de filtros..
  4. Dentro da galeria de efeitos você vai encontrar os filtros divididos por diferentes categorias (estados de humor, filtros engraçados, de ficção científica, luz e cor, selfies...). Quando você achar um que te agrade, você conseguirá experimentá-lo na sua câmera e, se quiser, salvá-lo clicando sobre o nome do filtro, e depois, em “salvar efeito”.

Pegue o filtro de outro usuário

Já se você está olhando os stories de outros usuários e, de repente, vê um filtro que gosta, você também pode salvar o filtro e obtê-lo para uso. Para isso, você não precisa acessar a galeria:

  1. Na parte superior da história, embaixo do nome de usuário, você vai encontrar o nome do filtro e de quem o criou.
  2. Clique no nome do filtro e clique na opção "Salvar efeito" para armazená-lo em sua própria galeria de Histórias do Instagram.
Filtro do Instagram não aparece, o que fazer? - Como encontrar filtro do Instagram que não aparece

Atualize seu celular

O primeiro problema que pode fazer com que os filtros do Instagram não apareçam é usar o aplicativo desatualizado. Isso porque a maioria dos filtros está disponível a partir da versão 10.21 do app e, portanto, se você tiver dispositivos muito antigos ou não tiver atualizado o aplicativo, os novos filtros e efeitos do Instagram certamente não aparecerão. Para verificar se você tem a versão atualizada, siga as etapas:

Atualizações no Android

  1. Abra o Google Play.
  2. Clique nas três linhas que aparecerão no canto superior esquerdo da tela para acessar o menu.
  3. Acesse a seção "Meus apps e jogos" e verifique se o Instagram tem alguma atualização pendente. Nesse caso, instale a versão mais recente do aplicativo.

Se isso não for suficiente, verifique se o seu dispositivo Android tem uma versão superior ao Android 5.0. As versões anteriores não são compatíveis com os filtros do Instagram, portanto, você terá serviços de aplicativo limitados. Para atualizar seu sistema operacional Android, siga as etapas:

  1. Acesse as configurações > Sistema > Sobre o dispositivo > Atualização de software

Pronto! A nova versão deve permitir que você tenha acesso aos filtros e efeitos do Instagram sem maiores problemas. Para um passo a passo mais detalhado, descubra como atualizar um Android nesse outro artigo.

Atualizações no iOS

  1. Acesse a App Store do seu dispositivo.
  2. Clique em "Aplicativos"
  3. Procure o aplicativo Instagram e verifique se há atualizações pendentes. Se esse for o caso, fique à vontade para atualizá-lo. Se essas etapas não funcionarem, você precisa verificar seu dispositivo iOS. Observe que as versões anteriores ao iOS 7, nesses dispositivos, não são compatíveis com os filtros do Instagram.
  4. Para atualizar seu sistema operacional, você deve acessar Configurações> Geral> "Atualização de software".

A nova versão do sistema operacional do seu dispositivo permitirá que você aproveite totalmente os filtros do Instagram.

Filtro do Instagram não aparece, o que fazer? - Atualize seu celular

Limpe seu telefone

Um dos problemas que pode fazer com que os filtros do Instagram não sejam exibidos ou parem de aparecer no seu celular pode estar relacionado à falta de espaço na memória do seu aparelho. A solução, então, é liberar espaço no seu smartphone excluindo fotos, vídeos, aplicativos que você não usa mais, conversas de WhatsApp, arquivos grandes... São diversos os elementos que podem estar ocupando muito espaço no seu aparelho, e que muitas vezes você não usa ou não precisa mais.

  1. Você pode ver com mais detalhes o espaço que seus aplicativos ocupam em seu celular acessando Configurações - Geral - Armazenamento.
  2. Uma vez lá, você pode excluir alguns aplicativos ou documentos manualmente, ou então você pode selecionar a opção "Remover aplicativos não utilizados" para que o dispositivo faça esse trabalho para você.

Claro, se você tem um dispositivo Android ou iOS, não hesite em fazer uma cópia de backup para recuperar os arquivos que você não deseja perder completamente. A seguir, nós explicamos como fazer backup do iPhone por meio de um passo a passo.

Filtro do Instagram não aparece, o que fazer? - Limpe seu telefone

Limpe o cache do aplicativo

O cache de um app corresponde àqueles elementos que se acumulam no armazenamento temporário de um dispositivo, salvando dados que permitem melhorar o desempenho dele. Porém, o acúmulo de cache pode ocasionar um efeito contrário, interferindo no desempenho do app. É por isso que sugerimos que você limpe o cache, a fim de que os novos filtros apareçam.

Se você tem um Android, pode seguir estas etapas: Configurações> Aplicativos> Instagram> Armazenamento> Limpar cache. Já se você tiver um iPhone, a única opção que existe atualmente para limpar o cache é excluir manualmente o aplicativo e baixá-lo novamente. Fácil e eficaz!

Dê acesso ao Instagram

Existem muitos filtros do Instagram que requerem a permissão específica do aplicativo para poder usar a câmera, acessar o microfone, os contatos... Se você não conceder essas permissões ao app, os filtros podem não estar ativos para você. Você pode verificar se concedeu as permissões adequadas fazendo o seguinte:

  1. Vá para Configurações > Aplicativos > Instagram > Permissões
  2. Verifique se todas as permissões do aplicativo estão ativas.
Filtro do Instagram não aparece, o que fazer? - Dê acesso ao Instagram

Falhas internas

Se você tentou algumas das soluções propostas, e mesmo assim os filtros do Instagram não aparecem corretamente, pode ser devido a uma falha interna do aplicativo. Nesse caso, recomendamos que você desinstale o aplicativo Instagram do seu dispositivo e reinstale-o para que tudo volte ao normal. Simples, mas eficaz em alguns casos.

Caso isso também não funcione, recomendamos que você entre em contato com a central de ajuda do próprio Instagram.

Opte por formatar o celular

Se nenhuma das opções propostas funcionou e os filtros do Instagram ainda não aparecem para você, não há outra escolha a não ser tomar uma decisão um pouco drástica, mas que pode te ajudar a começar do zero: formate o telefone e permita que ele volte às configurações de fábrica. Isso pode ser útil, principalmente, se a operação do celular for lenta ou apresentar falhas constantes. Claro, lembre-se de fazer um backup com antecedência para não perder tudo.

Fomatar um Android

  1. Acesse as Configurações > Sistema > Restauração > Restauração de fábrica.
  2. Clique sobre "restauração de fábrica" para formatar o celular e devolver a ele os dados de fabricação.

Depois de restaurar tudo, você deve baixar o aplicativo Instagram e instalá-lo novamente.

Formatar iOS

  1. Vá para Configurações> Configurações> Geral> Redefinir> Apagar conteúdo e configurações.
  2. Para continuar, o dispositivo solicitará o seu ID Apple e a senha. Digite-os.

Aguarde alguns minutos até que a operação seja concluída, e você poderá usar o dispositivo como se tivesse acabado de comprá-lo. Em seguida, vá para a App Store para reinstalar o aplicativo Instagram.

Filtro do Instagram não aparece, o que fazer? - Opte por formatar o celular

Se pretende ler mais artigos parecidos a Filtro do Instagram não aparece, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Filtro do Instagram não aparece, o que fazer?
1 de 6
Filtro do Instagram não aparece, o que fazer?

Voltar ao topo da página