Como usar um refletor em fotografia


Para fazer uma boa fotografia devemos ter em conta diferentes fatores como nossa intenção ao disparar, o enquadramento, o momento e saber iluminar. Este último não só se refere a dominar a iluminação de um estúdio, mas também saber aproveitar a luz natural, complementando-a quando necessário. Para isto existe uma grande variedade de refletores no mercado, de modo que se deseja fazer fotografias com amplas faixas tonais você deverá usar um refletor.
Vá até a um estabelecimento de material de fotografia profissional e pergunte pelos diferentes tipos de refletores disponíveis.
Você verá que há alguns de diferentes formas e tamanhos. Os mais utilizados têm forma de circunferência e são dobráveis e leves, de modo que você não tem desculpa para não os escolher.
Este tipo de refletor é ideal para realizar reportagens de casamentos, primeira comunhão e books em áreas exteriores.
Se você vai realizar fotos em primeiro plano, um refletor de 50 cm de diâmetro será suficiente. Caso precise iluminar cenas amplas, compre um refletor o mais grande possível.
Para trabalhar em um estúdio e em geral para capturar grandes cenas como rodagens de spots publicitários, também utilizamos placas de cortiça ou poliestireno gigantes, ainda que não sejam fáceis de transportar.
Basicamente a função do refletor é suavizar o contraste provocado por uma luz dura como a do sol, e encher de luz as zonas em penumbra.
Os refletores utilizados no exterior costumam ser brancos e translúcidos, de maneira que podemos usá-los para suavizar ou filtrar a luz direta que cai sobre o objeto, ainda que normalmente os utilizemos para rebater a luz sobre a cena.
Os refletores também podem ser pretos quando o que nos interessa é mostrar a escuridão de uma parte da cena.
O refletor mais comum vem com diferentes tipos de tela que se pode trocar, que costumam ser prata, dourado e uma combinação de ambos.
O prata dará um reflexo mais neutro e frio, e o dourado inundará a cena com uma luz muito quente. Com essa luz excessivamente quente, criou-se um refletor que combina prata e dourado para compensar um pouco.
Com o refletor prata ou dourado você conseguirá dar brilho aos olhos e à pele. Observará que oferecem muito mais luz que o refletor branco.
Às vezes é interessante iluminar a cena desde a parte inferior. Se está fazendo um retrato, peça ao modelo que segure ele mesmo um refletor no modo de bandeja. Desta forma seu queixo e decote serão iluminados. Incline-o ligeiramente para um dos lados.
Procure um assistente. É complicado dirigir o modelo, disparar e camuflar ao mesmo tempo.
Vá movendo o refletor enquanto observa o rosto do retratado e como vão mudando suas feições segundo a iluminação. É uma questão de prática mas verá como é simples.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um refletor em fotografia, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.
- Se precisa rebater muita luz para uma zona escura você pode utilizar um espelho.
- Também pode fabricar um refletor com qualquer superfície branca ou com ferros metálicos cor prata e ouro.
- É recomendável utilizar um tripé.