Refletores telescópios

Como usar um refletor em fotografia

Como usar um refletor em fotografia

Para fazer uma boa fotografia devemos ter em conta diferentes fatores como nossa intenção ao disparar, o enquadramento, o momento e saber iluminar. Este último não só se refere a dominar a iluminação de um estúdio, mas também saber aproveitar a luz natural, complementando-a quando necessário. Para isto existe uma grande variedade de refletores no mercado, de modo que se deseja fazer fotografias com amplas faixas tonais você deverá usar um refletor.

Também lhe pode interessar: Como funciona a holografia

Passos a seguir:

1

Vá até a um estabelecimento de material de fotografia profissional e pergunte pelos diferentes tipos de refletores disponíveis.

2

Você verá que há alguns de diferentes formas e tamanhos. Os mais utilizados têm forma de circunferência e são dobráveis e leves, de modo que você não tem desculpa para não os escolher.

3

Este tipo de refletor é ideal para realizar reportagens de casamentos, primeira comunhão e books em áreas exteriores.

4

Se você vai realizar fotos em primeiro plano, um refletor de 50 cm de diâmetro será suficiente. Caso precise iluminar cenas amplas, compre um refletor o mais grande possível.

5

Para trabalhar em um estúdio e em geral para capturar grandes cenas como rodagens de spots publicitários, também utilizamos placas de cortiça ou poliestireno gigantes, ainda que não sejam fáceis de transportar.

6

Basicamente a função do refletor é suavizar o contraste provocado por uma luz dura como a do sol, e encher de luz as zonas em penumbra.

7

Os refletores utilizados no exterior costumam ser brancos e translúcidos, de maneira que podemos usá-los para suavizar ou filtrar a luz direta que cai sobre o objeto, ainda que normalmente os utilizemos para rebater a luz sobre a cena.

8

Os refletores também podem ser pretos quando o que nos interessa é mostrar a escuridão de uma parte da cena.

9

O refletor mais comum vem com diferentes tipos de tela que se pode trocar, que costumam ser prata, dourado e uma combinação de ambos.

10

O prata dará um reflexo mais neutro e frio, e o dourado inundará a cena com uma luz muito quente. Com essa luz excessivamente quente, criou-se um refletor que combina prata e dourado para compensar um pouco.

11

Com o refletor prata ou dourado você conseguirá dar brilho aos olhos e à pele. Observará que oferecem muito mais luz que o refletor branco.

12

Às vezes é interessante iluminar a cena desde a parte inferior. Se está fazendo um retrato, peça ao modelo que segure ele mesmo um refletor no modo de bandeja. Desta forma seu queixo e decote serão iluminados. Incline-o ligeiramente para um dos lados.

13

Procure um assistente. É complicado dirigir o modelo, disparar e camuflar ao mesmo tempo.

14

Vá movendo o refletor enquanto observa o rosto do retratado e como vão mudando suas feições segundo a iluminação. É uma questão de prática mas verá como é simples.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar um refletor em fotografia, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Conselhos

  • Se precisa rebater muita luz para uma zona escura você pode utilizar um espelho.
  • Também pode fabricar um refletor com qualquer superfície branca ou com ferros metálicos cor prata e ouro.
  • É recomendável utilizar um tripé.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Valdemar Santos
Muito bom as dicas
Editor umComo.com.br
Oi Valdemar! Valeu pelas dicas :) Continue nos acompanhando!
Como usar um refletor em fotografia