Partilhar

Como saber se uma pessoa morreu pela internet

Como saber se uma pessoa morreu pela internet

O tempo faz com que percamos contato com muitas pessoas queridas que por vezes acabam voltando em nossa memória após décadas e queremos contatá-las, ou por vezes precisamos de alguém específico que faz parte do nosso passado por motivos sérios e jurídicos e não sabemos mais nada sobre ela, nem ao menos se estão vivas. Felizmente com a evolução da tecnologia foram criados várias facilidades, inclusive formas de saber se uma pessoa morreu pela Internet, se você quer saber como fazer isso, leia este artigo do umCOMO!

Como saber se a pessoa morreu

Para descobrir se alguém morreu pela Internet, o primeiro passo é acessar o site do Cadastro Nacional de Falecidos e procurar a pessoa por nome e Estado, isso porque o CNF é o maior obituário do Brasil por ter filiação com diversos cemitérios, crematórios, funerárias, planos de assistência funerária, instituições públicas e cartórios de registros de óbitos de todo o Brasil, ou seja, se alguém morreu e foi registrado devidamente, as maiores chances de você descobrir pela Internet é procurando nesse site.

Cadastro Nacional de Falecidos

Apesar da eficácia do Cadastro Nacional de Falecidos, por vezes pessoas morrem sem documento de identificação, não há que as procure nos dias seguintes e por fim acabam sendo enterradas como indigentes, entretanto, acessando o site do Registro Civil e pesquisando por informações como cidade, sexo, idade aproximada, cor de pele, roupa com que foi encontrada e marcas específicas na pele como manchas e tatuagens é possível identificar alguém e, caso você pense ter encontrado quem procura, contatar o Registro Civil pelos números (11)3293-1535 ou (11) 3293-1539, entretanto, por enquanto essa ferramenta apenas funciona no Estado de São Paulo.

Como saber se uma pessoa morreu pela internet

Também é possível pesquisar falecidos consultando online registros de óbitos através do portal Registro Civil, assim como pedir a segunda via da Certidão de Óbito. Para isso, basta acessar www.registrocivil.org.br e escolher a opção 'localizar certidão'. De acordo com reportagem publicada na Agência Brasil [1], o serviço está disponível em todo o estado de São Paulo para certidões de óbito que foram emitidas a partir de 1976.

Como descobrir se uma pessoa faleceu

Se, infelizmente, você precisa saber se alguém faleceu. Outra opção para tentar essa busca de pessoas falecidas pela internet é acessando a seção de óbitos desconhecidos no Portal da Transparência do portal de serviços do Registro Civil. Essa seção disponibiliza a base de dados da Central Nacional de Óbitos de Pessoas Não Identificadas com dados desde 2015. Para realizar a busca nessa lista de pessoas falecidas no Brasil será preciso preencher informações sobre Estado, cidade, idade aproximada, sexo e cor da pele para descobrir se uma pessoa pessoa morreu.

É importante ressaltar que este é apenas um meio de tentar facilitar a busca online, em muitos casos o contato com a polícia é fundamental.

Leitura complementar: Como encontrar o endereço de uma pessoa

Como saber se uma pessoa morreu pela internet - Como saber se a pessoa morreu

Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Quem faz uma busca online de pessoas que não tem contato há muito tempo também pode considerar o uso de ferramentas online que disponibilizam cadastro de pessoas desaparecidas e encontradas registradas pela polícia. O Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas foi aprovado no Senado Federal em fevereiro de 2019 [2]e deve facilitar essa busca. Enquanto as ferramentas oficiais não são divulgadas, existem outros bancos de dados de pessoas desaparecidas e encontradas que podem ser consultados online, são eles:

Mortos e Desaparecidos Políticos

Se existe alguma suspeita de que essa pessoa possa ser desaparecido político ou possa ter sido morta pelas mesmas causas, não hesite em consulta páginas específicas para isso . O Ministério da Mulher, da Família dos Direitos Humanos tem uma seção da sua página dedicado ao tema, apesar de poucas informações disponíveis.

O Centro de Documentação Eremias Delizoicov junto com a Comissão de Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos são responsáveis pelo www.desaparecidospoliticos.org.br que também disponibiliza informações que podem ajudar a descobrir se uma pessoa morreu.

Como saber se uma pessoa morreu pela internet - Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas

Certidão de Óbito pela internet

Caso a pessoa seja efetivamente encontrada por esse meio, é possível que a família confirme a identidade do falecido e obtenha Certidão de Óbito pela Internet. Vale dizer que essa não é uma ferramenta que dá a certeza do óbito como é o Cadastro Nacional de Falecidos, é apenas uma ferramenta que ajuda parentes a encontrar entes queridos que desapareceram e possivelmente vieram a óbito, o que já é de grande ajuda.

Apenas parentes estão autorizados a fazer o pedido e acessar a Certidão de Óbito, afinal, esse é um documento extremamente pessoal que não pode ser de livre acesso por respeito tanto ao falecido quando a sua família. Para se ter acesso online ao documento basta acessar o site da Justiça Federal e utilizar o código fornecido no momento em que o pedido foi realizado.

Segunda via da Certidão de Óbito

Como explicado, o site de serviços do registro civil disponibiliza a opção de pedir a 2ª via da Certidão de Óbito mediante cadastro e pagamento de taxa através deste link.

Como saber se uma pessoa morreu pelo CPF

Consultar óbito por CPF apenas é possível comprovando sua filiação com o falecido em um posto da Receita Federal.

Leia também: Como descobrir a data de nascimento pelo CPF

Como saber se uma pessoa morreu pela internet - Certidão de Óbito pela internet

O que fazer em caso de falecimento de um parente

Após a morte de alguém o ideal é que algum conhecido ou familiar entre em contato com Serviço Funerário da cidade para que seja emitida uma Certidão de Óbito, levando alguma documentação do falecido e um comprovante de residência para que o Serviço Funerário tenha dados suficientes para omitir a certidão, esse documento é extremamente necessário para a pessoa deixe de ser cobrada em relação às obrigações como cidadão e para que a Receita Federal seja informada do óbito. Quando uma pessoa morre e é identificada por um hospital ou pelo SAMU, ainda que esteja sozinha, esse processo também ocorre, o que ajuda parentes e amigos e descobrirem se um querido desaparecido veio a falecer. Após 5 dias desde o pedido, já é possível retirar a a Certidão de Óbito.

Caso você seja da cidade de São Paulo é possível acessar a lista de agências funerárias pelo site da Prefeitura de São Paulo, caso contrário, basta procurar na Internet "agência funerária + nome da cidade" e facilmente você encontrará o endereço.

Sugestão: O que acontece com as dívidas de uma pessoa falecida

Como encontrar o CPF de uma pessoa falecida

Por questões de segurança, o CPF de alguém não é um dado que pode facilmente ser acessado por qualquer um e muito menos pela Internet, você só pode ser acesso a esse informação se for representante legal ou judicial dessa pessoa e for até um dos postos da Refeita Federal comprovando sua filiação com o dono do CPF procurado.

A única possibilidade de se descobrir o CPF pelo nome é procurando o nome completo da pessoa no Google, já que por vezes acabamos encontrando processos já concluídos ou outros arquivos burocráticos que contêm dados como CPF de alguém. Para consultar o RG de alguém sem mais informações além do nome, também é possível fazer a busca sugerida.

Entretanto, se você já possui o o CPF da pessoa procurada e deseja apenas confirmar, basta entrar no site da Receita Federal e inserir, além do CPF, a data de nascimento da pessoa procurada.

Sugestão: Como descobrir o CEP pelo CPF - É possível?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma pessoa morreu pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. AGÊNCIA BRASIL. Portal permite pesquisar registros de nascimento e óbito em cartórios paulistas. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-08/portal-permite-pesquisar-registros-de-nascimento-e-obito-em-cartorios/>. Acesso em: 28 de maio de 2019.
  2. SENADO FEDERAL. Senadores aprovam a criação do Cadastro Nacional de Pessoas Desaparecidas. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/institucional/presidencia/noticia/davi-alcolumbre/senadores-aprovam-a-criacao-do-cadastro-nacional-de-pessoas-desaparecidas/>. Acesso em: 28 de maio de 2019.

Escrever comentário sobre Como saber se uma pessoa morreu pela internet

O que lhe pareceu o artigo?
27 comentários
A sua avaliação:
Vitor cezar porpino
Gostaria de saber se está pessoa faleceu e como foi
A sua avaliação:
Domingos Marques da silva
Eu quero saber si ele morreu e aonde ele foi enterrado
A sua avaliação:
Antonio saturnino souza
Gostaria de saber se está pessoas já está falecida, sem contato a 11 anos ele é de São Paulo.
A sua avaliação:
Maria José leite Vieira Vieira.
Obrigada pelo artigo! Enviei a mensagem mais esqueci de escrever os dados pessoais da pessoa que estou procurando! Nome:Severina leite Silva.
DN:07/03/1954. Pai:Manoel Leite Primo. Mãe: Maria Martilia Leite. (falecida)
A sua avaliação:
Maria José leite Vieira.
Gostaria de saber se podem me ajudar pra saber se a minha irmã que está desaparecida desde de 1973 já faleceu!
Esse foi o ultimo ano ano que a vimos!
A sua avaliação:
Nilda Pedroza Melgaço
Gostaria de saber se essa senhora é viva
A sua avaliação:
GUY CHRISTIAN AMEDEE BERTHIER D`ALLEMAN DE MONTRIGUAD
PRECISO SABER SE FALECEU E ONDE ESTA REGISTRADO O ASSENTO DE OBITO
Guilherme do santos pereira
Tem passagem pela pulicia
Mário faria de Oliveira
Gostaria de ter notícias de familiares de Mário faria de Oliveira
geraldo carvalho
aonde esta o astestado de óbito cite a cidade

Como saber se uma pessoa morreu pela internet
1 de 4
Como saber se uma pessoa morreu pela internet

Voltar ao topo da página