Partilhar

Como saber se uma pessoa morreu pela internet

Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 2 julho 2018

O tempo faz com que percamos contato com muitas pessoas queridas que por vezes acabam voltando em nossa memória após décadas e queremos contatá-las, ou por vezes precisamos de alguém específico que faz parte do nosso passado por motivos sérios e jurídicos e não sabemos mais nada sobre ela, nem ao menos se estão vivas. Felizmente com a evolução da tecnologia foram criados várias facilidades, inclusive formas de saber se uma pessoa morreu pela Internet, se você quer saber como fazer isso, leia este artigo do umCOMO!

Como saber se uma pessoa é falecida

Para descobrir se alguém morreu pela Internet, o primeiro passo é acessar o site do Cadastro Nacional de Falecidos e procurar a pessoa por nome e Estado, isso porque o CNF é o maior obituário do Brasil por ter filiação com diversos cemitérios, crematórios, funerárias, planos de assistência funerária, instituições públicas e cartórios de registros de óbitos de todo o Brasil, ou seja, se alguém morreu e foi registrado devidamente, as maiores chances de você descobrir pela Internet é procurando nesse site.

Apesar da eficácia do Cadastro Nacional de Falecidos, por vezes pessoas morrem sem documento de identificação, não há que as procure nos dias seguintes e por fim acabam sendo enterradas como indigentes, entretanto, acessando o site do Registro Civil e pesquisando por informações como cidade, sexo, idade aproximada, cor de pele, roupa com que foi encontrada e marcas específicas na pele como manchas e tatuagens é possível identificar alguém e, caso você pense ter encontrado quem procura, contatar o Registro Civil pelos números (11)3293-1535 ou (11) 3293-1539, entretanto, por enquanto essa ferramenta apenas funciona no Estado de São Paulo.

Certidão de Óbito pela internet

Caso a pessoa seja efetivamente encontrada por esse meio, é possível que a família confirme a identidade do falecido e obtenha Certidão de Óbito pela Internet. Vale dizer que essa não é uma ferramenta que dá a certeza do óbito como é o Cadastro Nacional de Falecidos, é apenas uma ferramenta que ajuda parentes a encontrar entes queridos que desapareceram e possivelmente vieram a óbito, o que já é de grande ajuda.

Apenas parentes estão autorizados a fazer o pedido e acessar a Certidão de Óbito, afinal, esse é um documento extremamente pessoal que não pode ser de livre acesso por respeito tanto ao falecido quando a sua família. Para se ter acesso online ao documento basta acessar o site da Justiça Federal e utilizar o código fornecido no momento em que o pedido foi realizado.

Como saber se uma pessoa morreu pelo CPF

Consultar óbito por CPF apenas é possível comprovando sua filiação com o falecido em um posto da Receita Federal.

Leia também: Como descobrir a data de nascimento pelo CPF

O que fazer em caso de falecimento de um parente

Após a morte de alguém o ideal é que algum conhecido ou familiar entre em contato com Serviço Funerário da cidade para que seja emitida uma Certidão de Óbito, levando alguma documentação do falecido e um comprovante de residência para que o Serviço Funerário tenha dados suficientes para omitir a certidão, esse documento é extremamente necessário para a pessoa deixe de ser cobrada em relação às obrigações como cidadão e para que a Receita Federal seja informada do óbito. Quando uma pessoa morre e é identificada por um hospital ou pelo SAMU, ainda que esteja sozinha, esse processo também ocorre, o que ajuda parentes e amigos e descobrirem se um querido desaparecido veio a falecer. Após 5 dias desde o pedido, já é possível retirar a a Certidão de Óbito.

Caso você seja da cidade de São Paulo é possível acessar a lista de agências funerárias pelo site da Prefeitura de São Paulo, caso contrário, basta procurar na Internet "agência funerária + nome da cidade" e facilmente você encontrará o endereço.

Sugestão:c O que acontece com as dívidas de uma pessoa falecida

Consultar CPF pelo nome

Por questões de segurança, o CPF de alguém não é um dado que pode facilmente ser acessado por qualquer um e muito menos pela Internet, você só pode ser acesso a esse informação se for representante legal ou judicial dessa pessoa e for até um dos postos da Refeita Federal comprovando sua filiação com o dono do CPF procurado.

A única possibilidade de se descobrir o CPF pelo nome é procurando o nome completo da pessoa no Google, já que por vezes acabamos encontrando processos já concluídos ou outros arquivos burocráticos que contêm dados como CPF de alguém. Para consultar o RG de alguém sem mais informações além do nome, também é possível fazer a busca sugerida.

Entretanto, se você já possui o o CPF da pessoa procurada e deseja apenas confirmar, basta entrar no site da Receita Federal e inserir, além do CPF, a data de nascimento da pessoa procurada.

Sugestão: Como descobrir o CEP pelo CPF - É possível?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se uma pessoa morreu pela internet, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como saber se uma pessoa morreu pela internet

Voltar ao topo da página