menu
Partilhar

Como encontrar uma pessoa pelo nome completo

Por Letícia Lima. Atualizado: 11 fevereiro 2020

Com frequência queremos entrar em contato com alguém de quem sabemos poucos dados, como por exemplo o nome completo. Esse desejo pode vir por razões profissionais (procura por um emprego), acadêmicas (pleito por uma vaga em um programa de pós-graduação) ou até mesmo românticas. Há ainda aqueles que não veem parentes há muito tempo e desejam encontrá-los. Ou seja, motivos para querer saber como encontrar uma pessoa pelo nome completo não faltam! No passado, era necessário recorrer aos catálogos de telefone e buscar incessantemente pelo nome da pessoa e um telefone de contato. Felizmente, a internet tornou essa busca muito mais fácil, rápida e eficaz. Neste post do umCOMO explicamos como encontrar uma pessoa pelo nome completo.

Também lhe pode interessar: Como encontrar pessoas pelo nome e cidade

Como encontrar uma pessoa pelo nome

Conforme foi exposto anteriormente, as novas tecnologias tornaram muito mais fácil encontrar uma pessoa pelo nome completo. E o jeito mais fácil de fazer isso é usando a rede social mais popular do mundo: o Facebook, que em 2018 já contava com um número de usuários superior a 2 bilhões[1].

De acordo com estudiosos da Universidade Politécnica de Bragança,

"As redes sociais representam uma nova tendência de partilhar contactos, informações e conhecimentos. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo para interagir socialmente. Esta interacção surge essencialmente pelos comentários a perfis, pela participação em grupos de discussão ou pelo uso de aplicações e jogos."[2]

Ou seja, se você está querendo achar pessoas pelo nome completo grátis, o Facebook pode ser bem útil! Confira nossas dicas a seguir:

  1. Digite o nome completo da pessoa no campo "Pesquisar" do Facebook;
  2. É possível que quem você busca esteja nos primeiros resultados. Se sim, envie uma mensagem cordial se apresentando e também uma solicitação de amizade;
  3. Se você não encontrou a pessoa pelo nome completo no Facebook, tente uma combinação do nome mais um dos sobrenomes. Você também pode refinar a busca caso saiba de outras informações, como cidade onde mora, etc. Outra dica é usar a data de nascimento da pessoa, caso saiba, para tornar ainda mais sofisticada a busca: assim é como encontrar uma pessoa pelo nome completo e data de nascimento.

As redes sociais são uma excelente ferramenta para encontrar pessoas pelo nome completo grátis, já que a maioria das pessoas tem pelo menos uma conta em rede social atualmente. No entanto, procurar pessoas e achar pessoas pelo nome completo grátis pode não ser tão simples, mesmo com os recursos que possuímos, porque nem sempre aquele que procuramos coloca todas suas informações na rede.

Se estamos na busca por alguém e não conseguimos sucesso com os meios expostos acima, podemos tentar outras alternativas. Caso você busque por um parente pelo nome completo, há algumas formas de tentar encontrá-lo. Felizmente, alguns programas de televisão podem ajudá-lo dessa tarefa:

A procura de família biológica e procurar pessoas pelo nome e cidade pode ser um tanto quanto difícil sem auxílio de uma equipe especializada. Felizmente, alguns programas de televisão brasileiros têm quadros voltados à reunião de parentes e de famílias que se afastaram. Veja a seguir:

  • Domingo Legal - Encontros: exibido aos domingos no SBT, busca promover o reencontro entre famílias. Basta cadastrar sua história no site e aguardar ser selecionado pela produção do programa!
  • Eliana - Reencontro: este quadro do Programa da Eliana busca reunir famílias. O procedimento é semelhante ao do Encontros, no Domingo Legal, e também é exibido pela mesma emissora no mesmo dia da semana.
  • Programa do Ratinho - Gente Procurando Gente: também no SBT, de segunda a sexta Ratinho e sua equipe ajudam a reunir famílias que não se veem há muito tempo. Inscreva sua história no site e torça para ser selecionado pela produção!

Gostou da ideia? Confira nosso artigo como procurar parentes que não conheço para mais dicas e informações.

Procurar pessoas pelo nome

Localizar alguém que está desaparecido é uma tarefa muito difícil, mas o site Desaparecidos do Brasil pode ajudá-lo. Ele busca conectar desaparecidos com suas famílias através de um enorme banco de dados, e vem obtendo sucesso nessa jornada. Dê uma chance!

Você também pode localizar alguém pela Polícia Civil do seu estado - basta informar o desaparecimento ou ver se a pessoa que você procura consta na lista dos desaparecidos. Há também que se considerar a possibilidade da pessoa que você deseja encontrar estar presa.

Como encontrar alguém que está preso

Vários indícios podem nos levar a crer que alguém que buscamos está preso. Não é uma hipótese pouco razoável caso conheçamos a fundo a vida da pessoa e saibamos se ela pratica atividades consideradas criminosas no Brasil ou não.

O jeito mais fácil de saber se uma pessoa está presa é procurar na internet pelo nome completo da pessoa + Tribunal de Justiça + nome do seu estado. Os mandados de prisão são públicos, de forma que estão disponíveis online para qualquer um ter acesso.

Se nessa busca você descobrir que a pessoa que você procura pelo nome completo está presa e deseja fazer algo sobre isso, busque um advogado ou procure a Defensoria Pública do seu estado para obter mais informações. Isso pode ser de grande ajuda, pois muitas vezes aqueles que estão cumprindo pena acabam passando mais tempo do que deveriam atrás das grades por falta de assessoria jurídica (considerando que as Defensorias não conseguem prestar um atendimento tão amplo).

Veja mais informações em nosso artigo como saber se alguém está preso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encontrar uma pessoa pelo nome completo, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. ESTADÃO. Facebook chega a 2,13 bilhões de usuários em todo o mundo. Publicado em 18 de jan. de 2018. Acesso em 29 de out. de 2019. Disponível em: <https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,facebook-chega-a-2-13-bilhoes-de-usuarios-em-todo-o-mundo,70002173062>.
  2. PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vítor (2010). Facebook: rede social educativa? In: I Encontro Internacional TIC e Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. p. 593-598. ISBN 978-989-96999-1-5. Acesso em 29 de out. de 2019. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/3584>.

Escrever comentário

263 comentários
A sua avaliação:
Kelly santos da silva
Gostaria de encontrar o meu pai .Adonis flausino da Silva

A sua avaliação:
Aldelice costas Lopes
Descubri CPF pelo nome
igor
conseguiu descobrir o cpf pelo nome ccompleto?
A sua avaliação:
jose francisco morais oliveira
procuro minha irmã que fasem 46 anos q não a vejo ultima ves q vi eu tinha 9 anos ,acho q ela esta na região de santa maria .
A sua avaliação:
Cleonice Mendes da
Preciso encontra meu pai já faiz 28 anos que não vejo ele naceu na cidade de lieus bahia o nome dela e José Alves da silva meu telefone 66 XXXXX-XXXX
A sua avaliação:
Severina Maria de Souza Almeida
Por favor preciso falar com ela é motivo de saúde. Ela era empresária
A sua avaliação:
Iranylson Salustiano da silva
Preciso encontrar os dados desta pessoa
A sua avaliação:
Vitor da Rosa Roos
Como faço pra encontrar meu irmão que sumiu
A sua avaliação:
Renemassaro
Kualnovo número de celular
A sua avaliação:
Eliane
Minha mãe leuzenir Ribeiro está procurando seus irmãos Maria Aparecida Ribeiro e Claldio Ribeiro devem ter uns trinta e poucos anos hj
A sua avaliação:
Marilda marques barbos
Gostaria de saber notícia da minha mãe. Ela me deixou eu tinha 2anos. E mais 2irmãos. Ela chama Maria Aparecida de Jesus maraca em iretAma pr já faz 48 anos. Qui sumiu. Meus irmãos. Sente muito
A sua avaliação:
Ivaldo José Rosa dos Santos
Eu gostaria de encontrar uma pessoa pelo nome
A sua avaliação:
Número de celular de Fabiana das Neves de borrazopoli
Tem como descobrir Whatsapp da pessoa pelo nome dela ou não

A sua avaliação:
Elaine
Preciso entrar meus irmãos eles moram no rio de janeiro
A sua avaliação:
JAIR ALVES SANTOS
PRECISO ENCONTRAR A PESSOA
A sua avaliação:
Mary
Telefone pelo número
A sua avaliação:
Marcos Aurélio Cabral da Silva
Quero acha meu pai o nome dele é marcos Aurélio Cabral da Silva alguém que possa encontrar o número dele pra mim por favor não vejo ele desde 2004 meu nome e Lea oliveira da Silva hoje estou com 31 anos
A sua avaliação:
yvalter
nao ovejo faz mais de 30 anos estudavamos juntos em umuarama pr fiquei sabendo que ele esta morando no estado de sp seu sobre nome deve ser guimaraes ou magalhaes se alguem conhecelo fala com ele que seu amigo Osmar de umuarama lhe procura para matar a saudade meu nome e Osmar Marques Ribeiro 44 XXXXX-XXXX nao sei se esta vivo ou morto kkk eu estou vivo e procurando meu amigo a 35 anos atras ele tinha mais ou meno 180 mt e era magro tanto que chamavamos ele de magrao se alguem o conhecer por favor fala com ele e entre em contato ok ABRAÇAO ass Osmar
A sua avaliação:
Jose tavares pereira
Gostaria de acha o pai do meu pai . Ele é doido pra conhece ele
Nome jose tavares pereira. Natural brejo Sato, estado do ceara favor me procura tayna silva
A sua avaliação:
Andressa
Ola gostaria conhece meu pai eu não conheço meu sonho antes de morrer e conhecer ele nunca coisa q sei ele se chama Zacarias brito não sei mas nd
A sua avaliação:
Catia Cilene Silva de Vasconcellos
Eu adoraria encontrar minha mãe Elba silva de Vasconcellos última vez que ouvir falar dela foi em Rio Grande

Voltar ao topo da página