Servidores Web

Como resolver erro 404 Not Found

João Santos
Por João Santos. Atualizado: 8 agosto 2017
Como resolver erro 404 Not Found
Imagem: onedna.in

Todos nós já tentamos clicar num link ou aceder a uma página e não conseguir fazer a busca porque aparecia uma página em branco que dizia Erro 404. Page Not Found. Pois bem, o umComo explica como resolver o erro 404 Not Found e evitar, quando possível, com que ele apareça muitas vezes.

Também lhe pode interessar: Como resolver ping alto

Índice

  1. O que é o erro 404 Not Found
  2. Soluções para contornar o erro 404 Not Found
  3. Considerações sobre o erro 404 Not Found

O que é o erro 404 Not Found

O erro HTTP 404 Not Found aparece na tela quando queremos procurar algo que não está nos servidores desse site ou quando pesquisamos um URL que não existe. Poderá ser causado por uma transferência de conteúdo para outro link, por indisponibilidade do site em mostrar essa página ou até por a página estar a sofrer uma atualização e não é permitida a entrada nesse link.

Semelhante ao erro 404, podem aparecer o 400 Bad Requeste, o 405 Method Not Allowed, o 406 Not Acceptable, o 407 Proxy Authentication ou o 408 Request Timeout. No entanto, este artigo dedica-se especificamente a resolver o 404 Not Found.

Como resolver erro 404 Not Found - O que é o erro 404 Not Found
Imagem: tkgenius.com

Soluções para contornar o erro 404 Not Found

Em primeiro lugar, quando lhe aparece este erro, verifique se digitou corretamente o URL, porque muitas vezes esta mensagem aparece devido a um erro ou troca de digito quando está a escrever. Semelhante a esta maneira de contornar o erro também pode certificar-se se o URL está bem escrito no site, pode acontecer que o link esteja com calúnias.

Em segundo lugar, tente procurar pelo site/página/artigo em um motor de busca, pois nunca se sabe quando é que as plataformas podem ser transferidas para outros sites ou trocarem de nome. Ao pesquisar no buscador, esta ferramenta dá-lhe várias opções de escolha e aí você escolhe a desejada.

Também se pode dar o caso ter havido um pequeno break de tráfego de rede e a página não ter encontrado dados para fazer o carregamento total e quando isso acontecer pressione as teclas Ctrl+F5 para forçar o recarregamento da página.

Caso você tente aceder à página partindo de outro dispositivo e não estiver a conseguir do seu browser do computador, limpando a cache dos cookies costuma dar resultado. Ao fazer esta limpeza as pesquisas do browser vão ser reiniciadas e haverá espaço suficiente para a cache processar todos os dados.

Faça a verificação de possíveis aparecimentos de vírus no seu aparelho. Por vezes este tipo de malwares dificulta a navegação no browser em alguns site e também a iniciação de algumas aplicações. Ter um computador/celular/tablet com a verificação do seu antivírus em dia é muito aconselhado para que não aconteça problemas deste gênero ou até perca de dados.

Se for proprietário de um site e este erro aparecer em alguma das suas pesquisas dentro dele, entre em contacto com o seu provedor de hospedagem de modo a verificar se os servidores estão em ordem ou se está a acontecer algum problema na troca de dados. No entanto, sugerimos que quando deletar alguma página ou link verifique se existe alguma extensão no site relacionada com essa página eliminada.

Considerações sobre o erro 404 Not Found

Agora já sabe que quando aparecer este erro deve seguir todos os passos escritos acima de modo a tentar resolver este problema da forma mais rápida. Se mesmo seguindo todos os passos que indicamos não resolveu nada tente fazer uma pesquisa mais alargada no motor de busca para que encontre resultados semelhantes aos que procurava.

Caso apareçam mais dúvidas relacionadas com este artigo o umCOMO sugere consulte a página Internet do site. Confira esse artigo que também pode ser útil:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como resolver erro 404 Not Found, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: onedna.in
Imagem: tkgenius.com
1 de 2
Como resolver erro 404 Not Found