Baixar música

Como o Spotify sabe que moramos no mesmo endereço

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. Atualizado: 26 maio 2023
Como o Spotify sabe que moramos no mesmo endereço

O Spotify é uma plataforma de streaming de música, isso significa o serviço fornece aos seus usuários acesso ilimitado a tudo que estiver disponível na plataforma por um preço fixo ao mês. Ainda que tenha a versão premium paga, o Spotify tem também a versão mais simples e gratuita, além de oferecer diversos planos com diferentes preços mensais. Um dos planos do Spotify é a versão família, que nos permite utilizar uma conta conjunta com até outros 5 membros da família por um preço único a ser pago pelo administrador da conta. A maior vantagem do plano familiar desse serviço é que o preço do final acaba sendo bastante reduzido em relação ao que se pagaria caso todos os membros tivessem contas individuais.

A exigência do plano família é que os membros da conta criada morem no mesmo lugar, mas como o Spotify sabe que moramos no mesmo endereço para ter certeza de que somos familiares? Para descobrir a resposta dessa pergunta e ter outras dúvidas solucionadas, leia esse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como bloquear anúncios do Spotify no Windows

Índice

  1. Com funciona o Spotify família
  2. Como o spotify verifica o endereço
  3. Como mudar o endereço no Spotify

Com funciona o Spotify família

Para usar o Spotify família é primeiramente necessário que todos os futuros membros do plano tenham uma conta na plataforma, que pode ser preexistente ou então criada justamente para usufruir do plano. Assim que todos os membros do grupo tiverem uma conta ativa, é necessário que o administrador contrate o serviço, o ideal é que se escolha a pessoa responsável pelo pagamento de contas conjuntas como aluguel, luz e água, já que o serviço deverá ser pago mensalmente.

Quando o administrador contratar o serviço, poderá enviar convites para os familiares que deseja que façam parte do plano, sendo que todos devem morar no mesmo endereço. O convite para participar do plano será enviado ao e-mail vinculado à conta do Spotify, ou seja, se você criou seu Spotify utilizando o Facebook, o e-mail chegará no endereço com o qual a conta do Facebook foi feita. Para aceitar participar do plano o usuário deverá abrir o e-mail, clicar no link enviado e seguir os passos indicados pelo site.

Além de dúvidas em relação ao Spotify Family com endereço diferente, uma dúvida comum sobre o plano é sobre a privacidade de cada usuário. Caso você tenha pensado sobre, saiba que cada um dos membros da família seguirá tendo sua conta individual e não acabará vendo em seu aplicativo o que os outros membro da família estão ouvindo e muito menos acabarão com músicas baixadas por outros usuários.

Como o spotify verifica o endereço

Já que o plano exige que todos os membros morem no mesmo endereço, é necessário que se faça uma confirmação de moradia no momento de inscrição do plano. A confirmação de endereço pode ser feita tanto por meio do uso do serviço de localização do aparelho celular de cada um, quanto pela confirmação manual, o que significará que cada pessoa terá que digitar o mesmo endereço no campo disponível.

Como o Spotify sabe que moramos no mesmo endereço?

O Spotify tentou por um tempo checar a localização de seus usuários do plano família com maior frequência, visando ter certeza de que se tratavam de pessoas que moram no mesmo local, entretanto, isso não ocorre mais. Os problemas com a verificação constante da localização de membros da família envolvem não apenas a falta de privacidade, visto que compartilhar sua localização seria algo mandatório. O método de constante checagem também envolve o desrespeito a pessoas de mesma família que não moram juntas como por exemplo filhos de pais separados que passam pouco tempo na residência do administrador da conta.

Já que houve alteração e que agora há uma checagem única, é possível ter Spotify família com endereços diferentes, ou seja, o Spotify Family endereço diferente é sim possível. Apesar disso, é necessário que todos indiquem o mesmo endereço na hora da inscrição, que deverá ser aquele do administrador da conta. Vale dizer que, como a exigência do plano é que todos morem na mesma casa, caso você more com amigos e queira saber como colocar amigos no plano familiar do Spotify, saiba que também é possível realizando o mesmo procedimento descrito acima para adicionar membros da família.

Outro serviço de streaming muito famoso é o Netflix, que também permite adicionar novos membros em uma conta e utilizá-la em conjunto para assistir séries, filmes e documentários. Caso você se interesse por esse tipo de serviço mas não tenha certeza de que vale a pena, veja como funciona o problema mês grátis do Netflix.

Como mudar o endereço no Spotify

Se você quer alterar endereço Spotify para participar do plano, não se preocupe pois o dado é apenas pedido quando entramos para o plano familiar do Spotify no mesmo endereço, afinal, a plataforma não precisa saber onde moramos senão por isso. Sendo assim, não se preocupe pois você não inseriu o endereço errado previamente e apenas precisará colocar o correto quando for confirmar sua participação no grupo.

Além disso, mudar endereço Spotify não é possível justamente para evitar que pessoas que não fazem parte da mesma família utilizem o plano familiar. Já que a alteração não é possível, caso você tenha inserido o endereço errado na hora de se cadastrar, será necessário que cancele sua conta e crie outra, o que pode ser feito de forma simples e rápida.

Para cancelar sua conta no Spotify, vá até as configurações e cancele o premium, após, apague a sua conta. Assim que você receber um e-mail de cancelamento da conta, poderá abrir outra e pedir para que o administrador do plano familiar te envie o convite para fazer parte do grupo.

Em caso de cancelamento de conta, é muito importante que você não se esqueça de cancelar o Spotify Premium, principalmente caso esteja em débito automático em sua conta corrente. Tomando esse cuidado, você evitará que a plataforma siga te cobrando mensalidade por uma conta que não é mais utilizada.

Inspire-se: Ideias de nomes para playlists e como criá-las

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como o Spotify sabe que moramos no mesmo endereço, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como o Spotify sabe que moramos no mesmo endereço