Partilhar

Como colocar fundo preto nas fotos

Por Rebecca Albino. Atualizado: 19 setembro 2019
Como colocar fundo preto nas fotos
Imagem: oldnerdbits.com.br

Todo mundo gosta de tirar fotos para postar nas redes sociais em seguida. Em um mundo onde a selfie é mais que tendência, quase religião, as pessoas querem tirar fotos cada vez melhores e com qualidade que beira o profissional. Por isso que o catálogo de efeitos só cresce e outras edições também são feitas. Em UmComo ensinamos-lhe como colocar fundo preto nas suas fotos.

Também lhe pode interessar: Como colocar marca d'água em uma imagem

Qual é a vantagem de utilizar o preto nas fotos?

A maioria dos grandes estúdios utilizam a técnica de colocar o fundo preto quando vão tirar fotos. Isso faz com que o objeto da fotografia fique em destaque, seja modelos ou produtos. Além disso, dá um ar mais elegante e profissional para a sua obra. E é isso o que todos queremos, não é?

Como colocar o fundo preto nas fotos?

Vamos começar pela forma mais fácil de fazer isso: se você for tirar a foto de alguém ou de algum objeto para usar em um comercial ou em algum outro trabalho e deseja ter o fundo preto, crie seu próprio estúdio fotográfico. Encontre um local que possa ser totalmente fechado. Janelas, por exemplo, devem ser vedadas para não entrar a luz externa. Você deve encontrar algo que sirva de suporte para o pano preto, como aqueles cabos de cortina, por exemplo. Pendure-o ali e tome cuidado para que o pano caia até o chão e não tenha manchas, rasgados ou dobras excessivas. Feito isso, é só posicionar o modelo ou objeto no lugar correto, configurar a câmera da maneira mais correta e tirar altas fotos. Se você possuir rebatedores e iluminação especializada, seu trabalho ficará ainda melhor.

Leia também: Como aumentar a borracha do Paint

Não tenho como montar um pequeno estúdio, como faço?

Se sua intenção é fazer algo mais rápido e prático, então montar um pequeno estúdio está fora de cogitação. Neste caso, vamos recorrer aos programas de edição de imagens.

Vamos usar o Photoshop por ser mais popular e mais conhecido. Qualquer uma das suas versões vai servir para nosso trabalho aqui, então é apenas uma questão de preferência. Os resultado serão bastante similares.

Então o primeiro passo é iniciar o Adobe Photoshop em sua máquina.

O segundo passo é selecionar a imagem na qual você quer colocar o fundo preto. Para fazer isso, é só ir em “Arquivo” e, depois, em “Abrir...”. Se você preferir, utilize os atalhos do teclado Ctrl+O para usuários do Windows ou Command+O para usuários iOS.

Terceiro passo: depois da imagem estar aberta, vá em Camadas (fica ao lado direito da tela, bem no início do menu). Lá você encontrará a miniatura da sua imagem, correto? Clique com o botão direito em cima da miniatura e, em seguida, clique em Duplicar Camada. Irá aparecer uma janela. Clique no OK. Pronto a camada está duplicada.

Quarto passo: se a imagem aberta tiver um fundo padrão, isto é, todo de uma cor só, o trabalho fica muito mais fácil, pois é só pegar o balde de tinta, selecionar a cor desejada (no caso, preto) e clicar na área que você quer que mude de cor. Ainda dentro dessa mesma situação, se você quiser colocar um fundo qualquer na sua foto, você pode selecionar a ferramenta Varinha Mágica (é, geralmente, a quarta opção do menu à esquerda da tela) e clicar na área que você quer que suma. Em seguida, aperte Delete.

Se não é este o caso, você terá que usar a ferramenta Laço Magnético e contornar a área que você quer que fique. Para que dê certo, você tem que iniciar em um ponto e fechar a seleção no mesmo ponto. E tome cuidado, essa ferramenta é ótima, mas requer habilidades. Para ajudar, vá clicando em cada ponto, conforme for avançando na sua seleção.

Fechando a seleção, clique em qualquer área da parte selecionada com o botão direito e, em seguida, clique em Selecionar Inverso. Depois, clique em Delete.

Abra mais uma vez o menu Camadas, que fica à direta da sua tela. Você notará que uma miniatura estará normal e a outra estará com um monte de quadradinhos cinza e branco. Ao lado da miniatura normal, terá um olho. Clique nele. A imagem principal ficará com o fundo dos quadradinhos cinza e branco.

Agora é só pegar o balde de tinta, selecionar a cor preta e pintar essa área xadrez. Pronto!

Com o auxílio do Laço Magnético e da borracha, você poderá acertar pequenos erros que podem surgir.

Veja o nosso artigo sobre como tirar o fundo de uma foto no photoshop.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar fundo preto nas fotos, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário sobre Como colocar fundo preto nas fotos

Como colocar fundo preto nas fotos
Imagem: oldnerdbits.com.br
Como colocar fundo preto nas fotos

Voltar ao topo da página