Instagram

Como mudar o nome de usuário do Instagram

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 18 maio 2023
Como mudar o nome de usuário do Instagram

O Instagram é uma das redes sociais mais acessadas do momento. Seja para compartilhar fotos e vídeos ou consumir conteúdo, milhões de pessoas possuem uma conta no aplicativo. Para se conectar com os amigos, é necessário criar um nome de usuário, através do qual outros usuários poderão encontrar seu perfil e segui-lo. Em geral, é comum usar nome e sobrenome para identificar sua conta, mas muitas pessoas também optam por nomes divertidos ou outros formatos de identificação.

Mas de tempos em tempos pode ser que você queira mudar o seu nome de usuário, seja porque precisa deixar sua conta com um aspecto profissional ou simplesmente porque enjoou do nome antigo e quer repaginá-lo. Para fazer isso, é preciso acessar as configurações do aplicativo e fazer a mudança manualmente. Quer saber como? Neste artigo do umCOMO vamos te ajudar a resolver o problema "como mudar o nome de usuário no Instagram".

Também lhe pode interessar: Como mudar nome de usuário no Snapchat

Índice

  1. Por que não consigo mudar o nome de usuário no Instagram
  2. Nome de usuário não disponível
  3. Limite de alterações excedido
  4. Como mudar o nome de usuário do Instagram: passo a passo
  5. O que acontece ao mudar nome de usuário do Instagram

Por que não consigo mudar o nome de usuário no Instagram

Se você não está conseguindo mudar o nome de usuário no Instagram, saiba que esse problema é mais comum do que se imagina. Em alguns momentos o aplicativo pode apresentar um erro que impede os usuários de alterar algumas informações importantes do seu perfil, entre elas o nome de usuário.

Em geral, esses erros acontecem por conta de algum bug temporário no aplicativo. Nesses casos, vale a pena deslogar e logar novamente para testar a funcionalidade, ou então atualizar o aplicativo na loja de aplicativos do seu celular.

Caso o problema persista, confira a seguir algumas das causas mais comuns para não conseguir mudar o nome de usuário no Instagram.

Também lhe pode interessar: Não consigo ver os stories do Instagram

Nome de usuário não disponível

Um dos motivos mais comuns para não conseguir mudar o nome de usuário do Instagram é que o nome de usuário que você quer utilizar já está sendo usado por outra pessoa. Nesse caso, o aplicativo mostrará uma tela de erro dizendo que aquele nome que você está tentando criar não está disponível.

O problema não tem solução, já que o Instagram não pode liberar duas contas com o mesmo nome de usuário. Por isso, o ideal nesse caso é criar um novo nome e testar se ele está disponível na plataforma. Caso esteja, o aplicativo mostrará um ícone verde de confirmação à direita do nome e você poderá seguir com a mudança normalmente.

Se o nome que você escolheu for muito importante para você e você vir que a conta está ativa, porém não está sendo utilizada, você também pode tentar negociar com o dono da conta para que ele te ceda o nome de usuário. Lembrando que é um direito da pessoa aceitar ou não.

Limite de alterações excedido

Outra situação em que você pode não conseguir alterar o nome de usuário do Instagram é quando o limite de alterações já foi excedido. A rede social prevê um limite de duas mudanças de nome de usuário em um espaço de 14 dias. Isso significa que se você mudou seu nome de usuário duas vezes nas últimas duas semanas, o aplicativo bloqueará sua tentativa de alterá-lo pela terceira vez. Neste caso, o mais indicado é esperar mais 14 dias antes de tentar novamente.

Como mudar o nome de usuário do Instagram: passo a passo

Se você quer descobrir como mudar o nome de usuário do Instagram, saiba que o processo é simples e rápido. Você deve seguir o passo a passo a seguir:

  1. Abra o aplicativo do Instagram no seu celular e faça login
  2. Clique no ícone de Perfil no canto inferior direito da tela, onde há sua foto de usuário
  3. Clique no botão "Editar perfil", localizado abaixo da bio
  4. Em "Nome de usuário", digite o novo nome
  5. Confira se o novo nome de usuário está disponível através do símbolo de check verde
  6. Clique no botão de check azul no canto superior direito da tela

Pronto! Em poucos segundos você consegue fazer a alteração do nome de usuário. Mas lembre-se de que existe uma diferença entre o nome de usuário, ou username, e o nome exibido no display do aplicativo. O nome de usuário é aquele que vem logo depois do símbolo "@" e que aparece na URL da sua conta do Instagram.

Já o nome que aparece no display é o que aparece no perfil, logo abaixo da foto e acima da bio. Caso não queira fazer uma mudança tão permanente na sua conta, você pode optar por alterar apenas o nome do dispaly, já que ele pode ser alterado quantas vezes você quiser e não tem tantas restrições quanto o username.

Ao escolher um novo nome de usuário, lembre-se que o Instagram indica algumas regras:

  • O nome de usuário deve ser único e não pode estar sendo utilizado por outra pessoa
  • Deve ter menos de 30 caracteres
  • Pode conter letras, números, underlines, pontos.
  • Não pode conter espaços ou outros símbolos
  • Não pode conter palavrões ou linguagem ofensiva

Antes de alterar o nome de usuário no Instagram, tenha certeza da mudança. Assim que a alteração for feita, o seu antigo nome de usuário antigo ficará disponível. Isso significa que, caso outro usuário se cadastre utilizando-o, você não conseguirá recuperá-lo.

O que acontece ao mudar nome de usuário do Instagram

Agora que você já descobriu como mudar o nome de usuário do Instagram, saiba que existem algumas consequências dessa mudança. A primeira delas é que seus seguidores poderão ficar confusos ou mesmo não encontrarem sua conta ao buscarem pelo nome de usuário antigo. Por isso, é importante avisar aos amigos sobre a alteração.

Em geral, quando você troca o nome de usuário do Instagram ele é substituido automaticamente nos comentários e curtidas antigos. Mas se alguém quiser te mencionar ou marcar em uma nova publicação, é preciso fazê-lo com o novo nome de usuário. Mudar de nome de usuário no Instagram também significa que a URL do perfil será alterada, então a URL antiga direcionará para uma página de erro.

Quer ter ideias para criar um novo nome de usuário quando aquele que você queria já está sendo utilizado por outra pessoa? Então confira nossas dicas neste outro artigo sobre o que fazer quando um usuário do Instagram já está ocupado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar o nome de usuário do Instagram, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Bibliografia
  • ANDROID AUTHORITY. How to change your Instagram username in less than a minute. Disponível em: <https://www.androidauthority.com/change-instagram-username-1129920/>. Acesso em: 27 de dezembro de 2021.
  • EL ESPANOL. Cómo cambiar tu nombre de usuario en Instagram. Disponível em: <https://www.elespanol.com/elandroidelibre/tutoriales/trucos/20200614/cambiar-nombre-usuario-instagram/497700840_0.html> Acesso em: 27 de dezembro de 2021.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como mudar o nome de usuário do Instagram