Protocolo TCP

Como mudar o DNS no Windows 8

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 29 janeiro 2019
Como mudar o DNS no Windows 8
Imagem: optclean.com.br

Trocar o DNS (Domain Name System) pelo de outro servidor pode ajudá-lo a melhorar a sua conexão à Internet caso esteja com problemas no computador, como uma velocidade excessivamente lenta. Trata-se de uma ação muito rápida e simples que poderá fazer você mesmo em qualquer sistema operacional. Se você tem Windows 8 e não sabe como fazer isso, não espere mais e descubra neste artigo de umComo como mudar o DNS no Windows 8.

Também lhe pode interessar: Como resolver ping alto
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deverá fazer para trocar o DNS no Windows 8 é acessar o Painel de Controle; para isso, vá ao menu Iniciar e faça uma busca através da lupa na parte superior direita ou diretamente comece a escrever "painel...".

Se estiver no ambiente de trabalho, também é possível acessar o painel de controle clicando com o botão direito sobre o ícone do Windows da barra de tarefas, na parte inferior esquerda.

Como mudar o DNS no Windows 8 - Passo 1
2

Quando estiver no painel de controle, clique sobre a opção "Redes e Internet" através da qual poderá modificar diferentes parâmetros das suas conexões, sejam elas com ou sem fio.

Como mudar o DNS no Windows 8 - Passo 2
3

A seguir, vá até o "Centro de rede e compartilhamento" para acessar à configuração de suas redes e conexões à Internet e poder trocar o DNS do seu computador.

Como mudar o DNS no Windows 8 - Passo 3
4

O seguinte passo será acessar, através do menu da parte esquerda, à opção "Alterar as configurações do adaptador" e neste momento aparecerá uma nova janela.

Como mudar o DNS no Windows 8 - Passo 4
5

Na nova janela deverá escolher a conexão que está usando, ou seja, se está conectado por cabo ou através de uma conexão sem fio. No nosso caso, estamos conectados sem fio, por isso clicaremos com o botão direito sobre o ícone de Wi-Fi e selecionaremos a opção Propriedades.

Se estiver conectado por cabo, é possível que apareça o ícone da Conexão de área local; neste caso, deverá acessar às propriedades dessa rede.

Como mudar o DNS no Windows 8 - Passo 5
6

Aparecerão então as propriedades da rede em uma pequena janela e deverá procurar a opção correspondente ao "Protocolo de Internet versão 4 (TCP/IPv4)". Depois disso, deverá clicar sobre ela e depois no botão "Propriedades".

Destaca-se que, se for tentar mudar o DNS para uma versão de Windows XP ao invés de Windows 8, deverá acessar o "Protocolo TCP/IP".

Como mudar o DNS no Windows 8 - Passo 6
7

Para finalizar, é através das propriedades do protocolo de Internet que poderá modificar o DNS do seu Windows 8, por isso deverá selecionar a opção "Usar os seguintes endereços de servidor DNS:" e escrever tanto o DNS primário como o secundário que quer usar.

No nosso exemplo, trocamos o DNS pelo DNS público do Google, com o IP correspondente:

  • Servidor DNS preferido: 8.8.8.8 (DNS primário)
  • Servidor DNS alternativo: 8.8.4.4 (DNS secundário)

Depois de inserir todos os valores, só tem que clicar em Ok e já terá modificado seu DNS no Windows 8 pelo de outro servidor.

Como mudar o DNS no Windows 8 - Passo 7

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar o DNS no Windows 8, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: optclean.com.br
1 de 8
Como mudar o DNS no Windows 8