Partilhar

Como formatar celular pelo PC

Como formatar celular pelo PC

Formatar um aparelho celular está longe de ser uma tarefa difícil, entretanto, precisamos procurar informações para saber direitinho o que fazer, além disso, é necessário analisar a situação para saber se vale mesmo a pena formatar o aparelho. O processo de formatação consiste em apagar todos os dados de eletrônicos como celulares ou computadores, o que pode ser bastante útil caso você tenha perdido a senha de acesso e não consiga mais desbloqueá-lo ou então caso vá vender um celular antigo, já que conseguirá facilmente se livrar de tudo que ficou memorizado e começar do zero como se o aparelho fosse novo.

Se você precisa apagar todos os dados de um celular e não sabe como fazer, veja como formatar celular pelo PC nesse artigo do umCOMO e descubra algumas opções.

Também lhe pode interessar: Como formatar o celular

Como formatar celular pelo PC

A forma mais rápida e simples de formatar um celular é usando as configurações do aparelho, entretanto, também é possível resetar celular pelo PC caso você tenha perdido a senha, caso vá vender o aparelho ou então caso tenho perdido o celular ou sido furtado e deseja remover todas as suas informações por questão de segurança.

Antes de começar a aprender como formatar celular Android bloqueado pelo PC, é necessário saber que o celular precisar estar:

  • Conectado a uma rede de Internet fixa ou móvel;
  • Ligado;
  • Conectado a uma conta Google à qual você tenha acesso;
  • Com a função de localização ativada.

Garantindo que o celular está de acordo com as exigências acima, siga os passos abaixo para formatar celular pelo PC:

  1. Entre no Encontre meu Dispositivo do Google, fazendo também login na conta que estiver conectada ao aparelho caso o computador ainda não estiver conectado;
  2. Assim que conseguir logar em sua conta, encontre o aparelho que você deseja formatar na lista de celulares vinculados à conta, tomando cuidado para não selecionar um distinto, já que tal erro fará com que você acabe apagando os dados de um aparelho diferente do desejado;
  3. Vá nas opções disponíveis para o aparelho escolhido e selecione "Ativar bloqueio e limpeza" e, então, em "Limpar dispositivo.

Assim que a formatação for completa, todos os dados da memória do aparelho terão sido apagadas, o que inclui não apenas arquivos como fotos e vídeos mas também contatos e aplicativos. O mesmo não é válido para os dados salvos em cartão de memória, já que permanecerão intactos.

Essa é a forma mais segura de formatar celular pelo PC e, como você pode observar, o tutorial não exige nenhum programa para resetar celular Android pelo PC. A vantagem do método acima é que, caso você não tiver grandes habilidades e conhecimentos com tecnologia, não correrá o risco de acabar instalando programas indevidos que nem ao menos resolverão seu problema. Se você encontrar outros métodos de formatação que envolvam algum programa para formatar celular, faça questão de procurar a procedência do programa para garantir que será algo eficaz e que não trará problemas como vírus para o seu computador.

Dica: antes de formatar o aparelho, seja por um programa para resetar celular, pelo tutorial acima ou utilizando as configurações do celular, faça o backup com todos os dados salvos para evitar perdas. Depois que seu celular for resetado, não haverá como recuperar as informações deletadas e um backup evitará que informações importantes sejam perdidas. Se você não sabe como fazer isso, veja como fazer back de aplicativos Android.

Como formatar celular pelo próprio aparelho

Agora que você já sabe como fazer uma formatação sem precisar de programa para formatar celular pelo cabo USB, saiba que o próprio celular tem mecanismos que permitem o apagamento de todas as informações nele contidas. A vantagem de formatar o celular utilizando o próprio aparelho é que você não dependerá de eletrônicos externos, além disso, estará usando apenas um mecanismo do próprio celular, evitando o risco de fazer mil malabarismos e, ainda assim, não conseguir formatar o aparelho.

Formatar pelas configurações do aparelho

Se você apenas deseja apagar os dados salvos em um celular e não tem problemas como um aparelho bloqueado ou com defeitos no touch, é possível utilizar as configurações do aparelho para conseguir deletar tudo em poucos e simples passos, de forma que o aparelho retornará às configurações de fábrica.

Para formatar seu celular, vá no menu de configurações e procure por "Gerenciamento geral", então, clique em "Restaurar" e, após, em "Restaurar padrão de fábrica". Siga as instruções fornecidas pelo aparelho até que a formatação tenha sido completada. Durante a formatação é comum que o aparelho reinicie algumas vezes, mas não se preocupe pois é normal, além disso, preste atenção na evolução do processo pois é possível que o aparelho te peça algumas confirmações para que a formatação seja completada.

O tutorial é válido para todos os aparelhos com sistema Android, entretanto, é possível que a nomenclatura das subdivisões dos menus sejam um pouco diferente, variando de acordo com a marca e também com a versão do sistema instalada no aparelho. Seja como for, assim que você acessar o menu principal de restauração, haverá também outras opções menos radicais que apagam menos informações e que podem ser úteis caso você não quiser apagar todos os tipos de dado.

Caso a senha para desbloqueio do aparelho tenha sido perdida e você não consiga realizar o passo a passo acima, veja também o que fazer se esquecer a senha do celular.

Formatar pelo Recovery

Caso você não consiga acessar o menu de configurações do seu aparelho, seja lá por qual motivo for, existe uma opção de reconfiguração do aparelho que também fará com que o celular volte a funcionar como de fábrica. Para conseguir acessar o menu Recovery, primeiramente é necessário que o celular esteja desligado, então, aperte o botão de abaixar o volume, o principal e o de ligar o aparelho, os três ao mesmo tempo.

Assim que o celular acender e você conseguir visualizar um menu, vá em "Wipe data/Factory reset" e selecione a opção, confirmando-a logo após. De volta ao menu principal, também selecione e confirme "Wipe cache partition", então, vá em "Reboot System now", formatando assim o aparelho telefônico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como formatar celular pelo PC, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário sobre Como formatar celular pelo PC

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
João
Obrigado!! Me ajudou muito.

Como formatar celular pelo PC
Como formatar celular pelo PC

Voltar ao topo da página