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Como fazer parcerias no Instagram

 
Maria Antônia Rocha
Por Maria Antônia Rocha. Atualizado: 18 maio 2023
Como fazer parcerias no Instagram

Saber como fazer parcerias no Instagram é uma das maiores dúvidas dos criadores de conteúdo iniciantes, que buscam formas de monetizar seu conteúdo e transformar a plataforma em uma fonte de renda. A rede social, que já conta com 1 bilhão de usuários em todo o mundo[1], é uma espécie de vitrine para as empresas conquistarem mais clientes e visibilidade.

É por isso que as parcerias no Instagram podem ser muito benéficas, já que a influência dos criadores de conteúdo sobre seus públicos faz toda a diferença para que um produto ou serviço seja visto como confiável e atraente. Se você quer entender como conseguir parcerias no Instagram, neste artigo do umCOMO te mostramos algumas dicas de como otimizar seu perfil para conquistar parceiros na rede social.

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O que é parceria no Instagram

Você sabe o que é parceria no Instagram? Antes mesmo de começar a planejar estratégias para atrair parceiros para o seu perfil, é essencial entender como funcionam as parcerias na rede social. Uma parceria nada mais é do que um acordo entre duas partes em que todos saem ganhando.

No caso das parcerias no Instagram, o influenciador digital é remunerado para realizar a divulgação de um produto ou serviço. Essa remuneração pode se dar através de pagamento em dinheiro ou "permuta", como é chamada a prática de trocar o seu espaço no perfil do Instagram por amostras grátis do produto ou serviço que a marca está divulgando. Já a empresa ganha ao atingir a audiência daquele influenciador e a possibilidade de conquistar mais clientes, que chegam até a marca por confiarem no conteúdo gerado pelo influenciador.

Mas, ao contrário do que pode se pensar, não são só os mega influenciadores que podem conseguir parcerias. Na verdade, muitas marcas buscam por pequenos influenciadores, com um nicho de mercado bem delimitado, para criar estratégias de divulgação em conjunto.

Isso porque os influenciadores menores, também chamados de microinfluenciadores, normalmente possuem uma comunidade de seguidores mais engajados, que confiam e gostam de acompanhar o conteúdo gerado pelo influencer. Para a empresa, é interessante investir em parcerias com pequenos criadores de conteúdo justamente porque a chance de atingir seu público-alvo de forma certeira é maior.

Por isso, se você quer saber como fazer parcerias no Instagram com poucos seguidores, confira as dicas a seguir.

Como fazer parcerias no Instagram: passo a passo

1) Otimizar o perfil do Instagram para conseguir parcerias

Quando o assunto é como conseguir parcerias no Instagram, otimize ao máximo o seu perfil na rede social. Manter a frequência de postagens, entregando um conteúdo de qualidade para a audiência, e usar fotos com boa resolução são algumas dicas básicas para deixar seu perfil mais atrativo para possíveis parceiros.

Além disso, é essencial criar uma bio criativa, que deixe claro qual é o seu trabalho, além de adicionar informações de contato para que um possível parceiro possa entrar em contato para oferecer propostas de trabalho.

Para garantir que seu conteúdo chegue a mais pessoas, você também pode optar por utilizar hashtags nos posts. Através dessa técnica, o seu perfil poderá aparecer na seção "Descobrir" de pessoas que ainda não te seguem, mas se interessam pelo nicho de conteúdo que você cria na rede social.

Nesse sentido, também pode ser válido marcar a geolocalização em seus posts, uma vez que isso pode atrair seguidores de um lugar específico, o que gera valor para marcas que buscam atingir o público-alvo de uma determinada região.

2) Crie uma comunidade engajada no Instagram

A resposta para a pergunta "como fazer parceria no Instagram com poucos seguidores" passa pelo conceito de comunidade. Hoje, construir uma comunidade engajada é o principal diferencial de um influencer que, mesmo com poucos seguidores, quer produzir conteúdo pago e monetizar suas redes sociais. Afinal, de nada adianta criar um perfil com milhões de seguidores se eles não confiam no seu trabalho ou não curtem e comentam suas postagens, ou seja, não estão engajados com o seu conteúdo.

Para as marcas, o maior valor de um influencer está na sua capacidade de se comunicar e interagir com a sua audiência, criando uma comunidade de pessoas com valores alinhados e que se interessam por um mesmo assunto e por determinados tipos de produtos ou serviços. Por isso, se você quer começar a conseguir parcerias no Instagram, é essencial interagir com os seguidores de forma rotineira. Responder comentários e mensagens diretas faz com que as pessoas se sintam acolhidas e ouvidas, o que faz toda a diferença para construir uma relação sólida de confiança.

3) Escolha um nicho e deixe-o claro

Outra dica essencial para quem quer saber como fazer parcerias no Instagram é definir seu nicho de conteúdo. Viagens, beleza, lifestyle, saúde... São diversas as possibilidades de conteúdo para quem quer monetizar o Instagram, mas o ideal é tornar seu perfil focado em apenas um nicho. Isso vai fazer com que seu público saiba exatamente que tipo de conteúdo vai encontrar ao entrar no seu perfil, além de atrair seguidores que estão interessados naquele assunto e provavelmente vão gerar mais engajamento.

Para as marcas, fazer parceria com um influencer que tem o nicho bem definido é fundamental para conquistar mais vendas. As empresas buscam parceiros que reflitam os valores da marca e que falem de assuntos relacionados aos produtos e serviços que ela quer vender. Se você produz conteúdo de moda, faz sentido fazer parceria com uma marca de roupas, mas uma loja de artigos para esportes pode não ser a melhor proposta de parceria, já que vai contra o que eles esperam encontrar no seu perfil.

Para o influencer, também faz sentido conhecer o público para considerar se as propostas de parceria se encaixam com os desejos da audiência. Assim, você constrói credibilidade junto ao público ao divulgar produtos e serviços que possam ser úteis para ele. Por isso, tenha um nicho bem definido para conquistar parceiros mais certeiros.

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4) Ofereça seu trabalho para possíveis parceiros

Como conseguir parcerias no Instagram? Entrando em contato com as empresas! Escolha marcas do seu nicho que estejam alinhadas com a mensagem que você quer passar e que trabalhem com o mesmo público-alvo que o seu. Em seguida, envie a eles uma breve apresentação comercial.

Esse tipo de documento, também conhecido como mídia kit ou press kit, deve conter informações importantes sobre você e o seu perfil, além dos serviços que você oferece e por que você é um/a bom/a parceiro/a para a marca. Nicho de mercado, características demográficas da audiência, estatísticas como alcance e engajamento das postagens são alguns tópicos que podem entrar na sua apresentação.

5) Tenha uma conta comercial

O Instagram disponibiliza para os usuários a opção de transformar um perfil comum em uma conta comercial. O diferencial desse tipo de conta para quem quer fazer parcerias no Instagram é que nele é possível sinalizar para o público os conteúdos que foram criados em parceria com alguma marca. A marcação "parceria paga com" deve ser adicionada a esse tipo de postagem, de forma a manter uma relação transparente com o público e indicar que aquele conteúdo foi patrocinado por uma empresa.

Para garantir que seu perfil está pronto para começar a divulgar parcerias, verifique se você se adequa às políticas de monetização de conteúdo do Instagram. A rede estabelece uma série de regras para a publicidade, então vale a pena conferi-las para garantir que a parceria será bem sucedida.

Se você se interessa pelo assunto e pretende monetizar seu Instagram, saiba mais sobre Como usar o Instagram como empresa.

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Referências
  1. Revista EXAME. Estes são os dez países que mais utilizam o Instagram. Disponível em: <https://exame.com/tecnologia/estes-sao-os-dez-paises-que-mais-usam-o-instagram/>. Acesso em: 26 de dezembro de 2021.
Bibliografia
  • HUBSPOT. How to Get Sponsored On Instagram. Disponível em: <https://blog.hubspot.com/marketing/how-to-get-sponsored-instagram>. Acesso em: 26 de dezembro de 2021.
  • TALKING INFLUENCE. What You Need To Know About Instagram Paid Partnerships. Disponível em: <https://talkinginfluence.com/2020/01/23/instagram-paid-partnerships/>. Acesso em: 26 de dezembro de 2021.
  • MILKSHAKE. 9 Insider Tips For Paid Partnerships. Disponível em: <https://milkshake.app/school-of-instagram/plan-content/instagram-paid-partnerships-tips/>. Acesso em: 26 de dezembro de 2021.
  • INSTAGRAM. Políticas de Monetização de Conteúdo do Instagram. Disponível em: <https://help.instagram.com/2635536099905516>. Acesso em: 26 de dezembro de 2021.

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