Outros Segurança na Internet

Como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome

Como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome

Muitas vezes nos interessamos por alguém por diversas razões - sejam elas de amizade ou profissional - ou queremos encontrar um amigo do passado mas sabemos apenas o primeiro nome da pessoa em questão (Ana, Joaquim, José, Lucas, Magda, etc). Isso torna qualquer contato posterior muito difícil, pois a maioria das pessoas costuma ter nomes comuns e encontrá-las apenas pelo primeiro nome, ou seja, sem o sobrenome ou outra forma de identificação, se torna uma tarefa muito difícil. Pensando sempre em facilitar seu dia a dia, umCOMO irá lhe explicar como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome. Continue lendo para saber mais!

Também lhe pode interessar: Como encontrar pessoas pelo nome e cidade

Como encontrar uma pessoa só pelo primeiro nome

Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que em geral se sabe mais sobre uma pessoa do que seu primeiro nome. Caso seja alguém que você conheceu numa balada, por exemplo, você irá se lembrar dos aspectos físicos, de alguma conversa que tiveram, etc. O mesmo vale para tentar encontrar seu namorado ou namorada dos tempos de colégio: você ao menos vai se lembrar o nome da escola ou o nome de algum amigo que tinham em comum. Alguns quadros de programas de televisão são especializados em encontrar alguém - leia nosso artigo como participar do Encontrar Alguém do Caldeirão do Huck.

Por isso, ao tentar encontrar uma pessoa pelo primeiro nome, se pergunte quais outras informações você tem sobre ela. Aqui vão algumas dicas:

  • Temos amigos em comum? Se sim, quais?
  • Onde eu a conheci?
  • Como é seu aspecto físico?
  • Ela comentou alguma coisa sobre onde ou com o que trabalha?
  • Em que cidade mora?
  • Em que cidade nasceu?
  • Onde estudou?
  • Possui redes sociais?

Todas essas perguntas irão fazer seu caminho ser mais fácil para encontrar uma pessoa pelo primeiro nome, porque fornecem dados preciosos para se obter a identidade de alguém.

  • Caso vocês tenham amigos em comum, você pode perguntar se seu amigo sabe o sobrenome ou se tem a pessoa adicionada em alguma rede social - o que torna tudo muito mais fácil.
  • Se vocês se conheceram em um lugar específico, é possível que ela seja uma frequentadora habitual e os funcionários do lugar possam lhe ajudar. No caso de um evento, você pode buscar pela lista de participantes. Contudo, é importante tomar cuidado para não parecer muito obstinado, pois as pessoas tomam isso como um sinal negativo. Seja discreto e pergunte como quem tem pouco interesse, por exemplo: "O Fulano de cabelo cacheado costuma vir aqui sempre?", entre outros.

É importante estar disposto a fazer um trabalho de detetive. Afinal, se você deseja tanto encontrar uma pessoa que você só sabe o primeiro nome, são grandes as chances de que você tenha bons motivos para isso, não é mesmo? Arregace as mangas e mãos à obra!

Se você já souber nome e sobrenome, confira nosso artigo sobre como descobrir número de celular pelo nome completo de uma pessoa.

Como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome no Facebook

Criado em 2004 por estudantes da Universidade de Harvard[1], nos Estados Unidos, o Facebook é o que nos vem a cabeça quando pensamos em rede social. Segundo os pesquisadores da Universidade Politécnica de Bragança,

"As redes sociais representam uma nova tendência de partilhar contactos, informações e conhecimentos. O Facebook é uma das redes sociais mais utilizadas em todo o mundo para interagir socialmente. Esta interacção surge essencialmente pelos comentários a perfis, pela participação em grupos de discussão ou pelo uso de aplicações e jogos."[2]

Ou seja, a maior parte do nosso contato uns com os outros online se dá pelo Facebook. Outras redes sociais muito populares e que podem ser utilizadas nessa busca são o Twitter e o Instagram, mas não apresentam as mesmas ferramentas sofisticadas de busca, de forma que a rede social de Mark Zuckerberg continua sendo a mais indicada para esse tipo de procura.

Em 2018, o Facebook possuía mais de 2 bilhões de usuários[3] - um número maior do que a população da China, o país mais populoso do mundo. Já que tantas pessoas possuem uma conta ativa nessa rede social, é bem possível que a pessoa que você quer encontrar pelo primeiro nome também esteja por lá, certo? Por isso, recomenda-se muito que você tente achá-la no Facebook.

Confira nosso passo a passo a seguir, elaborado especialmente para lhe ajudar a encontrar uma pessoa pelo primeiro nome no Facebook:

  1. Dirija-se ao campo de busca do Facebook e digite o primeiro nome da pessoa que você procura. É bem provável que ela apareça entre os primeiros resultados caso vocês tenham amigos em comum, devido às configurações do algoritmo da rede social;
  2. Se essa alternativa não funcionar, refine a busca. Aí é que vão entrar as informações complementares que você tem sobre a pessoa: cidade onde nasceu, cidade onde mora, onde estudou, local onde trabalha... Você pode preencher esses campos para obter uma busca mais precisa.
  3. Se você conheceu essa pessoa em um evento cuja presença você confirmou pelo Facebook, você pode abrir a lista de pessoas interessadas ou confirmadas e, utilizando o atalho CTRL + F, digitar o nome da pessoa e procurar por ela.

É bom lembrar que caso vocês não tenham nenhum amigo em comum a busca por essa rede social fica mais difícil. No entanto, o importante é não desistir e continuar procurando, lembrando sempre que esse é o que comumente é chamado de "trabalho de formiguinha". Boa sorte!

Veja também: Como encontrar uma pessoa na internet pelo CPF, RG ou nome completo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. TERRA. Facebook completa 10 anos: conheça a história da rede social. Publicado em 4 de fev. de 2014. Acesso em 17 de out. de 2019. Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/tecnologia/facebook-completa-10-anos-conheca-a-historia-da-rede-social,c862b236f78f3410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html>.
  2. PATRÍCIO, Maria Raquel; GONÇALVES, Vítor (2010). Facebook: rede social educativa? In: I Encontro Internacional TIC e Educação. Lisboa: Universidade de Lisboa, Instituto de Educação. p. 593-598. ISBN 978-989-96999-1-5. Acesso em 17 de out. de 2019. Disponível em: <https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/3584>.
  3. ESTADÃO. Facebook chega a 2,13 bilhões de usuários em todo o mundo. Publicado em 18 de jan. de 2018. Acesso em 17 de out. de 2019. Disponível em: <https://link.estadao.com.br/noticias/empresas,facebook-chega-a-2-13-bilhoes-de-usuarios-em-todo-o-mundo,70002173062>.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
211 comentários
A sua avaliação:
Luciane
Procuro um sobrinho, que hoje está com 34 anos, só sei que se chama Anderson, nasceu em 09/01/1990, numa maternidade em Bangu -Rio de Janeiro, não sei o nome da mãe dele e meu irmão, que se chamava Jackson Anselmo, faleceu 3 anos após o nascimento do Anderson e não o registrou.
A sua avaliação:
alvaro
queria encontrar meu bisavô que fugiu com sua amante . em 2020 , ele tem hoje 95 anos . cidade de jundiai sp
A sua avaliação:
Cassia
Queria descobrir o endereço de uma pessoa cujo nome Thiago
Mora em mogi das cruzes única coisa que sei
A sua avaliação:
Jacy leite
Desejo encontrar minha sobrinha não sei a idade dela nem o nome completo, filha de Jovelino leite porto e de Teresa, morava em vila Izabel rua Luiz Barbosa 133 fundos, não a vejo desde de pequena depois que meu irmão Jovelino faleceu
A sua avaliação:
Kelly de Oliveira
Eu quero em contra o meu pai a 34 anos que não sei dele nora em Aracaju
A sua avaliação:
José vanés cunha
Meu pai não tem documento perdeu a 20 anos tá muito difícil pra gente tirar nome do pai dele Francisco chegas cunha nome da mãe Maria cosmo Cunha
A sua avaliação:
Odílio
Rio de Janeiro
A sua avaliação:
Americo
Sara quer conhecelo o pai que se chama claudemiro neves dos santos
A sua avaliação:
Sara diorato dos santos
Meu pai e claudemiro neves dos santos minha mãe e nilza diorato dos santos quero conhecelos tenho 13 anos
A sua avaliação:
José Vieira Feitosa
Pai dos meus irmão ,não vemos a mais de 45 anos
A sua avaliação:
Damares
Sou pai dela
A sua avaliação:
Ivo von tryller Junior
Gostaria que funcionace
A sua avaliação:
Romi
Estou procurando (Antonio Duarte Gaspar Filho,) era viajante nos anos 70/80 morava no Hotel Ouro Verde em Curitiba vinha de São Paulo.
A sua avaliação:
Alessandra
Eu ja conheço meu pai, mas perdi o contato dele a 10 anos , sei que esta vivo mas nao sei como encontra lo.😞 Pai nao sei onde esta , uma coisa sei que o amor de filha eo mesmo nunca mudou te amo.
A sua avaliação:
Jussara Rodrigues
Tenho 33 anos queria mto conhecer meu pai só sei seu primeiro nome Geraldo. Minha mãe o conheceu em sp e engravidou dele ele n me assumiu mais soube q depois q ela veio p minas ele a procurou ele era cearense. A vontade de conhecer era enorme nem sei se ele é vivo mais
A sua avaliação:
Fábio
Gostaria de conhecer meu pai.oq eu sei dele é q o nome dele é jessivaldo de Moura Sá...(ou sar)...deus me ajude a encontrar lo.brigado
A sua avaliação:
Carla
Edson Teodoro dasilva ,irmão d Cléa, Sebastião e Hélio, ele residia em Brasília faz tempo muitos anos que não sei nada sobre eles s ainda estão vivos ou não perdi o contato deles
A sua avaliação:
Rosângela
Ele era da aeronáutica em Brasília nome Cezar e o amigo Valter eram sargento seu também era de Brasília vim para o rio e perdi o contato eles iam muito no apartamento que morávamos na asa norte residência o nome de quem eles conversa muito se chama Lucio ele tem 5anos foi ele em Madureira moramos no rio de janeiro eles também mais certo Madureira obrigado
A sua avaliação:
jose carlos
Gostaria de ter contato com uma velha amiga Sonia, que morou na cidade por nome Vila Matias (hoje o nome desta cidade é: Matias lobato, M. Gerais) esta amiga morou na rua Es. Santo, tem uma irmã por nome de Eunice Rosa, o nome do seu pai :Gentil soldado aposentada, já falecido, morreu de doença de chagas, nome de sua mãe: Vicencia não sei se continua viva . pode entrar em contato pelo WhatsApp
A sua avaliação:
Aparecida Kênia bisinotto Thomas
Número do telefone
Como encontrar uma pessoa pelo primeiro nome