Como desinfetar celular

Como desinfetar celular

Você já parou para pensar quanto tempo por dia você passa com o seu celular na mão? Os telefones móveis se tornaram quase como uma extensão do nosso próprio corpo. Inclusivehá quem diga que, seguramente, são parte do corpo humano. Agora pare para pensar tudo o que você faz em um dia e leva o seu celular como companhia: ônibus, banco, academia, mercado e até... banheiro. Faça uma reflexão: já pensou em toda a sujeira e bactérias que o aparelho pode acumular?

Nossas mãos, como bem sabemos, são um dos principais focos de infecção, mas... você sabia que o telefone celular pode conter até 600 tipos de bactérias e ser mais perigoso que um vaso sanitário? Para manter os vírus afastados, neste post do umCOMO explicamos como desinfetar o celular para que seu aparelho não seja um agente contagioso. Assim como limpamos a casa, as mãos e o nosso corpo, desinfetar o celular com frequência é importante para sua saúde, acredite!

Conselhos para desinfetar o celular

Nosso celular é cada vez mais uma ferramenta fundamental para nos mantermos conectados com o mundo. No entanto, ele também pode se tornar um poço de bactérias, já que nem sempre manipulamos nossos celulares com as mãos realmente limpas e às vezes os deixamos expostos em áreas sujas.

Por esse motivo é extremamente importante darmos atenção ao ato de desinfetar o celular, uma vez que ele pode carregar bactérias e vírus que podem afetar a sua saúde. A higiene pessoal e o desinfetar dos objetos que manipulamos diariamente é essencial. Antes de falarmos detalhadamente sobre como higienizar o celular, compartilhamos com você alguns conselhos básicos que devem ser seguidos antes de começar a limpeza:

  • Desligue o celular antes de começar;
  • Desconecte seu celular de qualquer tomada ou dispositivo externo;
  • Evite borrifar líquidos diretamente sobre a superfície do aparelho;
  • Siga esses passos para desinfetar seu celular ao menos uma vez por dia.

Como limpar o celular contra vírus e bactérias

Quando você se pergunta como saber se meu celular está infectado por vírus, a primeira coisa que você deve saber para evitar que seu celular seja infectado por germes é entender a importância de protegê-lo. Em primeiro lugar, você deve manter suas mãos limpas e lavá-las frequentemente com água, sabão e gel antibactérias. Confira nosso artigo com truques para limpar as mãos.

Da mesma forma, você deve evitar deixar seu celular em qualquer lugar, principalmente em locais públicos. Não deixe o celular na sua mesa de trabalho, por exemplo. Uma vez que você tomar essas precauções, você deve limpar e desinfetar seu celular ao menos uma vez por dia. Neste simples passo a passo explicamos como limpar o celular para eliminar bactérias e vírus acumulados no seu aparelho telefônico:

  1. Apesar desse primeiro passo ser opcional, umCOMO recomenda usar luvas descartáveis de látex para se proteger;
  2. Em seguida, desligue e desconecte seu celular de qualquer dispositivo (fones de ouvido, carregadores, cabos USB ou HDMI, etc);
  3. Também é conveniente remover a bateria para evitar contratempos. Da mesma forma, remova a tampa protetora do celular;
  4. O melhor é utilizar um pano de microfibra bem limpo. Umedeça-o com álcool isopropílico, ele é o álcool ideal para limpar celular (molhar apenas uma ponta do pano já basta) e limpe as áreas de maior contato (tela, alto-falantes, bordas, tampa) realizando movimentos circulares, sem fazer muita pressão sobre a tela;
  5. Você também pode usar toalhas desinfetantes que contenham álcool isopropílico a 70% ou um disco de algodão;
  6. Evite usar panos felpudos ou macios e borrifar líquidos diretamente sobre o celular. Não use cotonetes nas frestas, pois os fiapos podem danificar o aparelho. Para limpar os cantinhos, o ideal é que você use algo fino como um palito envolvido com um retalho de pano que não solte fiapos.

Como limpar a capa do celular

Se você se pergunta como desinfetar o celular, deve saber que a capa é um elemento que não pode ser esquecido, já que está em contato com qualquer superfície potencialmente contaminada. Você deve retirar a capa do celular antes de limpá-la para fazer o procedimento corretamente. A seguir explicamos como limpar a capa do celular para evitar contaminações:

  1. Se for uma capinha transparente, deixe-a submersa num recipiente com água em temperatura ambiente e detergente;
  2. Deixe a capa submersa por 30 minutos e em seguida lave-a com água em abundância.
  3. Se a capa estiver muito encardida, deixe-a submersa em água com uma colher de bicarbonato de sódio e um limão espremido. Deixe que a medida atue durante meia hora e em seguida lave a capinha com detergente e água;
  4. Se, pelo contrário, a capa do seu celular for de couro, você deve limpá-la com um pano sem fiapos (preferencialmente de microfibra);
  5. Umedeça o pano com água e adicione álcool isopropílico;
  6. Esfregue a superfície de forma contínua, com maior intensidade nas regiões manchadas;
  7. Depois, seque com um pano macio e seco;
  8. Da mesma forma, você pode limpar capinhas de material sintético com uma escova de dentes velha;
  9. Mergulhe a escova em um recipiente com água e sabão e esfregue em movimentos circulares a superfície da capinha para retirar manchas e impurezas;
  10. Lave a capinha com água fria e seque-a com um pano macio e limpo.

Se sua capinha for muito antiga e estiver muito suja, o mais recomendável é adquirir outra - você pode encontrar opções muito econômicas que permitam usar seu celular com maior segurança. Além disso, o umCOMO recomenda que você visite nosso artigo sobre Como fazer álcool gel caseiro para manter as mãos sempre limpas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como desinfetar celular, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.