Partilhar

Como descobrir o número do CPF pelo telefone

Por Letícia Lima. Atualizado: 22 agosto 2018

O CPF (Cadastro de Pessoa Física) é um documento indispensável. Assim como a carteira de identidade, o CPF é uma das principais formas de identificação social. No entanto, cada CPF é único, pessoal e intransferível, o que significa que cada cidadão brasileiro tem seu próprio número no cartão.

Muitas vezes é preciso ter acesso a informações sigilosas, e o CPF é uma delas. Você frequentemente se pergunta se é possível descobrir o número do CPF pelo nome de alguém ou mesmo por seu número de telefone? Este artigo é para você! Entenda no umCOMO se é possível descobrir o número do CPF pelo telefone e outras maneiras.

Também lhe pode interessar: Como descobrir data de nascimento pelo CPF

Descobrir o número do CPF pelo telefone: é possível?

Infelizmente, não há meios seguros de descobrir o número do CPF por telefone. Apesar de alguns sites garantirem que fornecem esse tipo de serviço, você pode ser vítima de fraude por pagar e não receber a informação.

As operadoras de telefone (seja fixo ou móvel) tendem a ser muito cuidadosas com os dados pessoais de seus clientes. Se você descobrir o CPF de alguém pelo telefone, o dono ou dona do CPF pode processar a operadora por divulgar dados pessoais.

Pense sempre na sua segurança e na do próximo! Mas não desanime: existem outras maneiras de descobrir o número do CPF.

Como descobrir o número do CPF pelo nome completo

Para descobrir o número do CPF pelo nome completo, a maneira mais segura é entrar em contato com a Receita Federal. No entanto, por se tratar da ouvidoria do órgão, você deve ter uma boa razão para fazer o requerimento do CPF. Raramente se conseguirá dados de terceiros! Basta acessar o Fale Conosco da Receita Federal e fazer sua solicitação.

No entanto, existem outros meios de descobrir o número do CPF pelo nome completo, mas advertimos: não são seguros nem garantidos. Essa informação é crucial para seguir em frente ou não. Vamos elencar algumas das opções atuais de consulta ao CPF:

  • ConsultaOn: este portal promete aos contratantes de seus serviços o acesso a um banco de dados com diversas informações disponíveis - entre elas, o CPF.
  • Brasil Consultas: esse site tem a mesma funcionalidade do primeiro, isto é, dar acesso a dados pessoais de terceiros. Fique atento: esse portal não é um canal oficial de comunicação do governo brasileiro, portanto os dados não são seguros.

Quer saber quem te ligou e não sabe como? Confira nosso artigo como descobrir de quem é o número de celular!

VocêConsulta Pessoas: consultar CPF pelo nome

O meio mais seguro de consultar CPF pelo nome é utilizar o serviço que é uma parceria entre os Correios e o Serasa. No VocêConsulta Pessoas é possível, mediante o pagamento de uma determinada taxa, ter acesso a dados como endereço, telefone, CPF e nome completo de alguém.

Para contratar esse tipo de serviço, basta procurar uma agência dos Correios. Por se tratar de um órgão do Estado, é possível ter mais confiança nas informações obtidas.

Confira também nosso artigo como descobrir data de nascimento pelo CPF.

Consultar dados pessoais no CPF

A maneira mais fácil de consultar dados pessoais no CPF continua sendo verificar na própria carteira de cadastro da pessoa física. Nela é possível obter dados como número do CPF, nome completo e data de nascimento. Conforme você pode observar na imagem.

A primeira linha contém o número do CPF. Curiosidade: dos 11 dígitos que compõem o CPF, o terceiro dígito da localizado da direita para a esquerda corresponde ao estado onde o registro foi feito. Confira alguns:

  • Rio Grande do Sul: 0
  • Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Tocantins: 1
  • Amazonas, Pará, Roraima, Amapá, Acre e Rondônia: 2
  • Ceará, Maranhão e Piauí: 3
  • Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Norte: 4
  • Bahia e Sergipe: 5
  • Minas Gerais: 6
  • Rio de Janeiro e Espírito Santo: 7
  • São Paulo: 8
  • Paraná e Santa Catarina: 9

A segunda linha contém o nome completo do titular do CPF. Como existem muitas pessoas com nomes iguais, os números únicos para cada cidadão ajudam a promover um melhor reconhecimento. Por exemplo: em um processo judicial, além do nome, é necessário incluir o número do CPF das partes. Isso ajuda que uma pessoa não seja confundida com outra pela justiça.

A última linha contém a data de nascimento. Essa informação é relevante para obter acesso à campanhas de vacinação específicas (como para crianças ou idosos), ter acesso aos benefícios da previdência social em algumas hipóteses, entre outros.

Como descobrir o número do CPF pelo telefone - Consultar dados pessoais no CPF

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como descobrir o número do CPF pelo telefone, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como descobrir o número do CPF pelo telefone

1 comentário
Florisvaldofrancisco
Minha data de nacimento

1 de 2

Voltar ao topo da página