Outros Celulares

Como ativar a depuração USB com a tela quebrada

Como ativar a depuração USB com a tela quebrada

Aparelhos celulares têm diversas funções, algumas mais e outras menos utilizadas no cotidiano. Entre aquelas que utilizamos poucos, está o modo depuração, que permite maior contato entre aparelho telefônico e computadores, sendo bastante utilizado por desenvolvedores, já que dá acesso a áreas extras do aparelho que são úteis na hora de desenvolver softwares. Justamente por não ser uma função que costumamos usar sempre, quando queremos, acontece de não sabermos como, principalmente se nosso aparelho está com a tela quebrada e não podemos só ativar a função por meio do menu, o que pode ser bastante frustrante.

Se você deseja acessar seu aparelho por meio do modo de depuração e precisa de uma ajudinha para encontrá-lo, veja como ativar a depuração USB com a tela quebrada.

Também lhe pode interessar: Como desinstalar apps nativos do Android

Índice

  1. O que é a depuração USB
  2. Como ativar a depuração USB com a tela quebrada com mouse
  3. Como ativar depuração USB pelo PC com o Android Debug Bridge
  4. Como ver a tela do celular no PC quando a tela está quebrada

O que é a depuração USB

Antes de saber se vale a pena ir atrás de descobrir como ativar depuração USB pelo PC com a tela quebrada, é válido descobrirmos exatamente para que serve essa função. Afinal, pode ser que você ache que essa seja a solução para um problema que envolve o seu aparelho sem que isso seja verdade. Nesses casos, podemos acabar fazendo trâmites tecnológicos complexos para acabar descobrindo que não valeu de nada! Então vejamos as funções desse modo.

Ainda que a função seja utilizada frequentemente por desenvolvedores de software, a verdade é que também pode nos ajudar caso tenhamos quebrado o aparelho e queiramos recuperar dados. Ainda que você vá mandar o aparelho para o conserto, é válido utilizar o modo depuração USB para salvar os dados, removendo-os da memória para que não fiquem à mercê de quem foi arrumá-lo, afinal, deixar os dados disponíveis para um desconhecido pode ser perigoso. A dica é válida principalmente se você tiver aplicativos de banco e outros dados pessoais salvos.

Caso seu aparelho estiver com a tela quebrada e você não souber o que tiver acontecido, é possível que isso tenha solução e que você consiga arrumá-lo em casa, sem ter que desembolsar dinheiro ou confiar o aparelho a outra pessoa. Para saber como, veja também: a tela do meu celular ficou preta - o que fazer?

Como ativar a depuração USB com a tela quebrada com mouse

Se seu aparelho tiver com a tela sem funcionar mas, ainda assim, estiver ligando, será possível acessá-lo e conseguir ativar depuração USB pelo PC com a tela quebrada. Está com dúvidas em relação ao bom funcionamento do aparelho? É possível descobrir se seu sistema está ligado e recebendo informações, por exemplo, fazendo uma ligação ou enviando uma mensagem para seu número. Estando tudo em ordem (com exceção da tela) você irá ouvir o aparelho tocar ou vibrar para informar o recebimento de ligação ou de mensagem.

Fazendo uso de um cabeamento correto, você poderá conectá-lo a seu aparelho celular, assim, conseguirá controlar a tela por meio do mouse. Quando fizer isso, basta desbloquear o aparelho, digitando a senha, e, após, acessar o menu do celular, ativando a função de depuração USB.

Esse passo a passo apenas funcionará se você souber a senha do aparelho e se a tela ainda for visível, mesmo que o touch screen não estiver funcionando. Se quiser ativar depuração USB no Android bloqueado ou com a tela completamente preta, continue lendo esse artigo.

Importante: o passo a passo acima explicado é baseado num padrão para o Android. Entretanto, já que o sistema tem diversas versões e pode ser levemente alterado de acordo com a marca e modelo do aparelho, é possível que você tenha que seguir um processo um pouco diferente.

Como ativar depuração USB pelo PC com o Android Debug Bridge

O Android Debug Bridge é um software para computadores que poderá ser baixado aqui e que também é utilizado por desenvolvedores graças à sua capacidade de permitir uma comunicação do aparelho celular com computadores, o que facilita bastante na hora de mexer com softwares ainda em processo de desenvolvimento. Apesar de ter sido criado com essa função, você poderá utilizá-lo para ativar o modo de depuração USB. Para isso, basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Abra o Android Debug Bridge;
  2. Ative o modo de recuperação em seu aparelho celular. Isso varia de aparelho para aparelho mas, geralmente, envolve uma combinação de pressionar o botão de volume e o de ligar/desligar ao mesmo tempo;
  3. No programa, digite 'adb devices';
  4. Assim que a tela tiver atualizado, digite 'adb pull / data / media / clockworkmod / backup ~ / Desktop / Android-up'.

Após seguir esses passos seu celular já estará com o modo de depuração USB ativado.

Como ver a tela do celular no PC quando a tela está quebrada

Se você quer saber como acessar o celular pelo PC com a tela quebrada, nós também temos a solução. Entretanto, já avisamos que você precisará primeiramente ativar a depuração USB. Sendo assim, volte no apartado acima, descubra o passo a passo para ativar esse modo e, quando estiver tudo pronto, volte aqui para aprender como espelhar a tela de seu celular no computador.

Assim como para ativar a depuração USB, você precisará realizar a instalação de um software em seu computador para que tudo dê certo. O software em questão é o Vysor e está disponível tanto para Mac quanto para Linux e Windows, bastando clicar aqui para realizar a instalação. Assim que a instalação estiver completa, abra o programa a siga os seguintes passos:

  1. Encontre na tela inicial do programa a opção "find devices";
  2. Seu celular aparecerá na lista de aparelhos encontrados, ao lado de seu nome, clique em "view".

Assim que você selecionar a opção "view", seu celular será espelhado na tela do computador. Agora você poderá realizar todas as tarefas que costumava fazer pelo celular, só que por meio do computador, será possível até mesmo salvar arquivos e dados que julgue importantes e que estão na memória do aparelho, evitando, assim, que sejam perdidos dada a tela quebrada e possível descarte do celular.

Importante: antes de realizar esse processo, não se esqueça de conectar o seu celular ao computador e de garantir que o aparelho está ligado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ativar a depuração USB com a tela quebrada, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Usuário Android
Conseguir, obgdo
A sua avaliação:
Kfjoro
Qual seria o cabeamento correto?...o aparelho é um Samsung com entrada normal (antiga)
A sua avaliação:
Gustavo Drummond
Tentei baixar o Android Debuge Bridge, mas o link me fez baixar uma série de executáveis.
Eu deduzi que o ADB.exe é o DEBUGE BRIDGE, quando eu executo não acontece nada.
Alguem teve o mesmo problema?
Adriano
vc abre a pasta e vai ter uma barra em cima com o diretorio da pasta... vc apaga o diretorio e digita cmd e ar enter q vai abrir um teminal
Victor Alves Batista
Tenta executar pelo prompt de comando.
Como ativar a depuração USB com a tela quebrada