As planilhas Excel

Como criar planilhas no Excel

Como criar planilhas no Excel
Imagem: excel-2013.softonic.com.br

Uma planilha, também conhecida como folha de cálculo, é uma tabela que tem como objetivo a realização de cálculos e a apresentação de dados. Usamos planilhas para visualizar e organizar uma grande quantidade de informação, facilitando o gerenciamento desta. O Excel é um programa que trabalha com planilhas, constituído por uma grade de linhas, colunas. As planilhas têm uma infinidade de aplicações e, pode inclusive utilizá-la para fazer um controle do seus gastos mensais. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe como criar planilhas no Excel.

Vai precisar de:
  • Microsoft Excel.
Também lhe pode interessar: Como calcular a média ponderada no Excel
Passos a seguir:
1

Para começar inicie o Excel e abra uma nova folha de cálculo. Note que esta estará constituída por linhas e colunas, representadas por números e letras, respetivamente. As letras estão representadas no topo de cada coluna e os números na extremidade esquerda de cada linha. Assim, ao clicar numa célula, esta será representada por uma letra e um número. Por exemplo B6, que significa que será a célula localizada na coluna B e na linha 6.

2

As células podem ser ampliadas, tanto na sua altura como no seu comprimento. Se pretender aumentar ou diminuir o seu comprimento, deverá ir à letra correspondente da coluna e clicar no tracinho entre as colunas e arrastar o que pretender. Pelo contrário, se quiser aumentar a sua largura, deverá ir ao número correspondente da linha e fazer o mesmo processo anterior.

3

Para criar a sua tabela deverá começar os cabeçalhos para ela, colocando por exemplo os meses do ano em cada célula na horizontal ou na vertical, como preferir. É recomendável que os cabeçalhos fiquem com uma cor diferente, com um sombreado, com um tamanho ou tipo de letra diferente dos restantes dados para uma mais fácil interpretação dos dados.

4

O Excel permite-lhe formatar rapidamente a sua planilha. Para isso, deverá selecionar todos os dados da tabela e respetivos cabeçalhos, clicar com o botão direito do rato e escolher a opção "Formatar células". Ao escolher esta opção, irá aparecer-lhe uma nova janela com vários separadores. Se clicar no separador "Borda", poderá selecionar o tipo de contorno que pretende para a sua tabela, o tipo de linha e a cor da linha. Após escolher estas opções basta ir clicando nos diversos cantos da tabela ou no meio para ficar com linhas em toda a tabela no quadrado em branco e, por fim clique em "Ok". Se quiser que a sua tabela fique com linhas diferentes ou cores diferentes, basta apenas selecionar essa parte da tabela que pretende que fique diferente e seguir o mesmo processo anterior.

5

Também poderá formatar uma célula como moeda, para isso basta clicar na célula ou conjunto de células que quer formatar, clique no botão direito do rato e escolha a opção "Formatar células". Clique no separador Número e vá à categoria Moeda, escolha o símbolo da moeda que pretender e pressione "Ok". Nesta mesma opção também poderá formatar a célula como data, hora, percentagem, definir o número de casas decimais, entre outras opções, basta apenas clicar na categoria pretendida e definir as opções.

6

Para uma mais fácil construção e atualização dos dados na planilha, o Excel permiti-lhe criar fórmulas de cálculo. Para isso, vá ao menu Ferramentas - Cálculos fáceis, selecione o tipo de operação que pretende e escolha a célula para aplicar a operação. Caso utilize o Excel 2013 vá ao separador Fórmulas e escolha o tipo de operação que pretende. Se pretender calcular uma porcentagem, veja o nosso artigo sobre como calcular uma porcentagem no Excel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como criar planilhas no Excel, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
VINICIUS
como criar uma planilha
reginaldo bento jesus
como posso fazer uma planilha
edjar setembrino de mezes
como fazer uma planilha para oexemplo a seguir :coluna e3 nome;valor a ser restituido ( 30 ) coluna f3 nome seli ( 53,12 % )coluna g3 nome sub total (R$ 45,94) onde a coluna g3 seria e3 vezes f3 mais e3 como seria feito essa operacção pois coloco =e3*f3+e3 e aparcece na coluna g3(#valor!)e quando volto para coluna fe tres esta 53,12% ! ?
sol.
Como fazer planilha em local de serviço?
Imagem: excel-2013.softonic.com.br
Como criar planilhas no Excel