Programas instalados

O que é um programa portátil

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 fevereiro 2020
O que é um programa portátil

É possível que tenha ouvido falar dos programas portáteis ou aplicativos portáteis e tenha se perguntado o que são e em que se diferenciam de um programa normal. São realmente portáteis? O que significa isto exatamente? É necessário instalá-los? As versões normal e portátil de um mesmo programa são iguais ou perdem algo pelo caminho? Os aplicativos portáteis são bastante práticos em muitos casos, mas o que são? Em umComo.com.br contamos a você o que é um programa portátil.

Também lhe pode interessar: Como descobrir o IP de alguém pelo Facebook

Índice

  1. Pronto para funcionar sem instalação
  2. São portáteis para valer
  3. Não modificam o sistema
  4. Quando escolher uma versão portátil de um programa?
  5. Quando ficar com a versão instalável de um programa?

Pronto para funcionar sem instalação

A característica principal de um programa portátil é que não precisa ser instalado: pode funcionar diretamente, é só abrir em qualquer sistema operativo compatível, pois não precisa de bibliotecas adicionais que devam ser instaladas no sistema (algo que os programas normais precisam).

São portáteis para valer

Ao não precisar de instalação, também não têm que estar necessariamente na memória interna do computador. Pode estar armazenado e ser aberto em uma memória USB ou qualquer outro tipo de disco rígido externo, o que significa que realmente são aplicativos portáteis.

Não modificam o sistema

O que significa exatamente isso, "não precisa de instalação"? Muito simples: toda a informação necessária para o funcionamento do programa está contida em sua pasta (por isso também é portátil). Todas as mudanças ou novos arquivos gerados serão salvos ali, sem fazer modificações no sistema operativo, algo muito prático quando trabalha em um computador sem ser o administrador do mesmo.

Quando escolher uma versão portátil de um programa?

Muitos programas têm as duas versões, a instalável e a portátil, qual é a melhor? Tudo depende do caso: se você não for administrador do equipamento e não puder instalar programas, um portátil facilitará a tarefa. Se é um programa que você só usa de forma pontual, costuma trabalhar em equipamentos alheios ou tem pouca memória em seu computador, também convém usar um aplicativo portátil.

Quando ficar com a versão instalável de um programa?

Os portáteis nem sempre são a solução e existem casos em que um instalável é o mais recomendado: se, por exemplo, são programas que fazem o processador trabalhar muito é melhor optar pelos instaláveis, já que os portáteis tendem a ser menos estáveis. Se o autor do portátil não for o mesmo que o do programa original, também é conveniente fazer uma instalação. E se geralmente é um programa que usa muito, é mais simples instalar e pronto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um programa portátil, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que é um programa portátil