Outros serviços do Google

O que é Hangouts do Gmail

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 26 agosto 2021
O que é Hangouts do Gmail

O Hangouts é uma ferramenta de comunicação que tem sido bastante utilizada para troca de mensagens e até mesmo para chamadas de vídeo, sendo possível acessá-la tanto por meio do computador, utilizando um navegador, quanto por meio do aplicativo, que pode ser instalado em celulares e tablets.

Assim como outras ferramentas similares, o Hangouts permite que você sabia quando alguém está online e, se não estiver, quando foi a última vez que esteve, entretanto, nem todo mundo sabe como fazer isso. Considerando a quantidade de redes, sites e aplicativos que temos que aprender a mexer no dia a dia, é bastante comum que dúvidas do tipo surjam, e é por isso que estamos aqui para te ajudar.

Se você quer descobrir o que é hangouts do Gmail e como descobrir se uma pessoa está on-line na plataforma, leia esse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como funciona o hangouts do Google

Índice

  1. O que é Hangouts do gmail
  2. Como saber se alguém está online no Hangouts
  3. Como adicionar alguém no Hangouts
  4. Como não parecer online no Hangouts

O que é Hangouts do gmail

Você chegou aqui com dúvidas em relação a como utilizar o Hangouts, certo? Sendo assim, é bastante provável que seja novo na plataforma e que não a conheça muito bem, por isso, iremos te explicar um pouco sobre em que ele consiste e para que pode ser utilizado.

Chat do Gmail

O Hangouts é uma plataforma de envio de mensagens criada pelo Google e que, ao contrário de outras mais descontraídas, costuma ser utilizada em contextos formais, como meio de comunicação entre colegas de trabalho, para reuniões ou até mesmo para aulas online.

Após ter suas funções divididas com o Google Meet, atualmente o Hangouts serve mais para conversas e chamadas entre duas pessoas, enquanto o Meet pode ser utilizado para chamadas com até 100 contatos, sendo muito utilizado para salas de aula online, reuniões e outras ocasiões que precisem reunir um grande número de pessoas em uma mesma conversa.

Independente de qual plataforma você for utilizar, saiba que, por serem ambas da mesma empresa, basta ter uma conta no Google (Gmail) para acessá-las, ou seja, se você tem um, certamente já tem acesso ao outro.

Como saber se alguém está online no Hangouts

Saber se alguém está online em uma plataforma é algo bastante útil e, por vezes, até mesmo necessário, afinal, acontece de precisarmos falar com alguém de forma urgente e dessa informação ser crucial para sabermos se nossa mensagem será lida na hora ou se devemos procurar algum outro meio de contato para conseguirmos nos comunicar. Também é uma maneira dos chefes e colegas de trabalho verificarem se outros funcionários estão disponíveis.

Para saber se alguém está online no Hangouts, você precisará apenas abrir a plataforma, entrar em sua lista de contatos e encontrar aquele que deseja descobrir se está disponível. Assim que o contato for encontrado, bastará que você olhe ao lado de seu foto de perfil pois, caso a pessoa estiver online, aparecerá uma bolinha verde. Se não aparecer, significa que a pessoa não se encontra, entretanto, abrindo uma conversa com ela, você verá, abaixo de seu nome, quando foi a última vez que o contato ficou disponível.

Se você for novo na plataforma e achou que era apenas possível acessá-la por meio do computador, saiba que você também pode usar o aplicativo Hangouts em seu celular. Assim, conseguirá trocar mensagens onde quer que esteja, sem que seja necessário carregar o computador com você para isso. Para saber como utilizar o aplicativo em questão, veja como usar o Hangouts no Android.

Se você quer saber como baixar Hangouts, você pode fazer por meio da loja de aplicativos do seu celular seja Android ou iOs.

Como adicionar alguém no Hangouts

Como você viu acima, só conseguimos descobrir se alguém está online no Hangouts, caso essa pessoa estiver na nossa lista de contatos e, para isso, é necessário incluí-la. Se você ainda não tem o contato com quem deseja conversar adicionado nessa plataforma, siga o passo a passo abaixo para ter acesso a informações do tipo acerca dessa pessoa:

  1. Abra o Hangouts acessando o endereço hangouts.google.com ou por meio do Gmail, você necessariamente terá caso tenha uma conta no Google, o que é indispensável para se ter o Hangouts;
  2. Na parte superior da tela, clique em "Nova conversa";
  3. Digite o nome do contato, número de telefone ou endereço de e-mail;
  4. Mande o convite.

Assim como em redes sociais, é necessário que a pessoa te aceite em sua lista de contatos para que você a tenha no Hangouts, sendo assim, pode ser que demore um tempo até que você seja aceito e que possa utilizar a plataforma para conversa com essa pessoa em específico. Caso estiver com pressa, é válido avisar o contato por outro meio para que o convite seja logo aprovado.

Como não parecer online no Hangouts

Ainda que seja vantajoso para nossos contatos saber quando estamos online em redes sociais e outras ferramentas de troca de mensagens, a verdade é que nem sempre queremos que todos saibam que estamos disponíveis na hora para bater um papo, afinal, por vezes entramos nessas plataformas apenas para olhar se chegou uma mensagem nova ou então para conversar com alguém específico. Para desativar seu status se forma que ninguém poderá saber quando você está online no Hangouts, siga o passo a passo abaixo:

  1. Acesse a plataforma pelo navegador, pelo Gmail ou pelo aplicativo;
  2. Com sua conta do Google logada, clique no botão "Menu", que é representado por três linhas paralelas;
  3. Vá em "Configurações" e encontre a opção "Mostrar";
  4. Caso a opção estiver ativada, clique nela para desativar, caso não estiver, é porque seus status já estão desativados.

Vale dizer que, visto que a conta do Google é uma só, seu usuário será seu e-mail com "@gmail.com" ao fim e que sua senha será sempre a mesma, independentemente de você querer acessar o Gmail, o Hangouts, o Youtube ou qualquer outra conta vinculada ao Google. Sendo assim, caso você estiver tentando entrar no Hangouts mas pensa que esqueceu a senha ou o usuário, saiba que ambos serão sempre os mesmos em qualquer plataforma que pertencer à empresa.

Independente de qual for o motivo que você tem, saiba que é possível simplesmente desativar a função de status no Hangouts, e que, aliás, você pode alterar essa configuração sempre que quiser, de forma que pode escolher quando irão saber que você está com a plataforma aberta. Você sabia que também tem como fazer isso no WhatsApp? Para saber como, veja como fazer para não aparecer online no WhatsApp.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Hangouts do Gmail, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
O que é Hangouts do Gmail