Outros Eletrônica pessoal

Como ver o histórico do roteador

 
Yasmin Fonseca
Por Yasmin Fonseca. 8 abril 2021
Como ver o histórico do roteador

O roteador é um aparelho mais do que necessário nos dias de hoje, afinal, esse é o responsável por compartilhar uma linha de internet, o que pode ser feito por meio da utilização de cabos mas também por meio do Wi-Fi, ou seja, é a partir desse aparelho que você é capaz de fazer uso de sua internet, seja em casa ou no trabalho, por meio de diversos dispositivos ao mesmo tempo. Por ser através dele que acessamos páginas online, o roteador acaba registrando alguns dados de acesso, como sites que visitamos, o que pode ser preocupante caso você tenha entrado em páginas que deseja manter em segredo.

Se você estiver passando por essa situação e quer saber como ver o histórico do roteador, não se preocupe pois iremos te explicar o passo a passo da exclusão dos dados do aparelho nesse artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como instalar o Kinect

Índice

  1. O histórico do Google fica no roteador?
  2. Como ver o histórico do roteador
  3. Dicas para manter seu roteador seguro

O histórico do Google fica no roteador?

Antes de saber como ver histórico do roteador, primeiramente é bom que você saiba exatamente quais são os dados que esse aparelho armazena, afinal, é possível que, com essa informação, você perceba que essa nem ao menos deve ser uma preocupação e que o apagamento de dados é desnecessário.

Resumidamente, o roteador é capaz de armazenar informações acerca do que você acessa na internet, ou seja, links que são acessados por meio de navegadores, entretanto, se você abrir um arquivo salvo em seu computador, como uma imagem, já que essa é uma tarefa que não depende da internet para acontecer, não será possível que se consiga descobrir a informação por meio do roteador.

Caso você queira ocultar informações acerca do que acessa pela internet sem que ao menos seja necessário apagá-las depois, uma opção é fazer uso de serviços de criptografia. De forma geral, tais serviços também oferecem outras vantagens, como o VPN, que te permite acessar dados bloqueados no país mas que estão disponíveis em outros, como filmes e séries de plataformas de streaming. Ao optar por assinar um serviço do tipo, procure bastante a empresa e certifique-se de que se trata de algo confiável e que te trará bons resultados.

Se você tem a mesma senha em seu roteador há bastante tempo, é válido alterá-la por questões de segurança, afinal, quem pode garantir que não tem mais alguém fazendo uso de sua conexão? Para aprender como fazer isso e aumentar a sua segurança online, veja como mudar a senha do roteator.

Como ver o histórico do roteador

Ver o histórico do roteador pode trazer diversas vantagens para diversas situações distintas. Dando exemplos simples, se você tem filhos pequenos, é uma forma de descobrir o que andam acessando na internet e, caso sua internet estiver lenta de forma fora do usual, é uma forma de descobrir se alguém além de você e de seus familiares está fazendo uso de sua conexão.

Agora que você já sabe bastante sobre a temática, veja abaixo como acessar o histórico do roteador:

  1. Pegue o seu roteador e, em sua parte inferior, localize o número do IP do aparelho. O formado desse numeração é "000.000.0.0". Caso você não encontre o número, é possível procurá-lo na internet pelo modelo do aparelho.
  2. Abra um computador que esteja conectado à rede do roteador em questão e, na barra de endereço, digite o número do IP encontrado.
  3. Faça login com o nome de usuário e senha que você utiliza normalmente para se conectar à internet. Caso você nunca tenha alterado usuário e senha, poderá encontrar o original de fábrica do roteador também na parte inferior do aparelho.
  4. Assim que o login for feito, você verá uma barra com diversas opções do lado esquerdo da tela. Para encontrar o histórico, você terá que clicar na opção "Log", que poderá também ter o nome "Status" e outros, dependendo da marca do aparelho.

Se você desejar apagar o histórico do roteador, quando tiver acessado o histórico, vá em "Limpar log", assim, todos os dados do aparelho serão apagados de forma definitiva.

Para evitar deixar um histórico de navegação no roteador e conseguir acessar certos conteúdos que você não deseja que outras pessoas saibam, uma possibilidade é a de adaptar um aparelho celular com conexão 3g e utilizá-lo como roteador. O processo é bastante simples e, para saber como fazê-lo, veja como compartilhar a internet do celular.

Dicas para manter seu roteador seguro

Já que o roteador fornece acesso à internet por meio do Wi-Fi, não temos como ter certeza de que estamos seguros, afinal, as conexões são realizadas por meios sem fio. Agora que você já sabe como ver histórico do roteador, que tal aprender também formas de manter seus dados seguros e evitar que sua rede seja utilizada para fins indesejados?

  • Use uma senha segura: além de ficar de olho no histórico do roteador, é bastante válido que você preste atenção na hora de escolher uma senha para a sua conexão, evitando o uso de datas de aniversário e outras informações óbvias que poderão tornar o acesso à sua rede facilitado.
  • Mantenha o software do aparelho atualizado: para fins de melhoria, as marcas de roteador costumam lançar atualizações do firmware dos aparelhos. A atualização pode ser uma forma de garantir não apenas a segurança como também a boa qualidade de sua conexão.
  • Oculte o SSID: para tornar sua rede mais difícil de ser encontrada, uma opção é ocultá-la de forma que ela não aparecerá na lista de redes disponíveis para quem estiver por perto com um aparelho com conexão Wi-Fi. Para tal, basta ir nas configurações da rede e selecionar a opção "ocultar SSID". Quando você for conectar um novo aparelho à rede escondida, bastará pedir para realizar uma conexão manual, assim, você terá que digitar o nome da rede e senha para se conectar, e não apenas selecionar a rede em uma lista e inserir a palavra-chave.

As dicas acima são simples, mas podem fazer toda a diferença. Tenha em mente que, hoje em dia, muito da nossa vida depende da internet, assim, não podemos dar mole quando o assunto é a segurança online.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ver o histórico do roteador, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como ver o histórico do roteador