Partilhar

Como traduzir páginas automaticamente

 
Por Yasmin Fonseca. 3 dezembro 2019
Como traduzir páginas automaticamente

A Internet é uma ferramenta moderna que nos permite ter acesso à informações de todos os lugares do mundo em tempo real e fazer pesquisas das mais distintas independente de onde estejamos. Com a facilidade ao acesso à informação, também acontece um problema comum que é o de acessarmos um site que está em uma língua que não falamos, então precisamos descobrir como traduzir um site para entendermos bem tudo que está escrito. Para facilitar nossas vidas, existem algumas formas de traduzir páginas da Internet sem que tenhamos que copiar e colar textos em ferramentas de tradução ou então que procurar o significado de palavras no dicionário. Se você tem entrado em diversos sites estrangeiros, veja como traduzir páginas automaticamente nesse artigo do umCOMO!

Como traduzir páginas automaticamente no computador

Traduzir página no Chrome automaticamente é bastante fácil e, de forma geral, o próprio navegador nos sugere o uso de seu tradutor de páginas da Internet quando entramos em algum site em língua estrangeira, fazendo com que apareça uma caixa com essa opção no canto superior direito da tela ao abrirmos um site em outro idioma. Na caixa de tradução, você terá a opção de selecionar se quer que todas as páginas na língua sejam automaticamente traduzidas, o que pode ser uma ferramenta bastante útil caso você entre sempre em páginas estrangeiras.

Caso isso não ocorra, ou seja, caso o Google Chrome não sugira uma tradução, você poderá manualmente pedir para que isso seja feito. Para pedir que o navegador traduza uma página para você, siga os seguintes passos:

  1. Abra a página que você quer que seja traduzida;
  2. Procure algum local do site que não possua textos ou imagens;
  3. Com o botão direito do mouse, clique nesse local vazio;
  4. Selecione a opção "Traduzir para o português";
  5. Espere que a tradução seja terminada. O processo pode durar alguns segundos, dependendo da velocidade da Internet e também do computador.

Viu como traduzir páginas no Chrome é fácil? Veja também como ativar o corretor ortográfico do Chrome e optimize o uso de seu navegador.

Como traduzir páginas automaticamente - Como traduzir páginas automaticamente no computador

Como traduzir uma página Google Chrome pelo celular

Assim como no computador, também existem formas de como traduzir uma página no iPhone e Android usando o Google Chrome. A forma mais simples de alterar a língua de uma página é aceitando a opção de tradução que aparecerá na canto interior da tela de seu celular quando você acessar uma página estrangeira, entretanto, por vezes acabamos recusando a opção e o aparelho deixa de sugerir traduções quando entramos em outras páginas da mesma língua. Para saber como traduzir uma página na Internet pelo celular, veja abaixo o passo a passo:

  1. Abra o site em seu navegador;
  2. Clique nos três ponto horizontais que estarão no canto inferior direito da tela, assim que a página carregar;
  3. Desça as opções e selecione "Traduzir".

Dica: existem muitos sites, principalmente grandes portais de alcance internacional, que possuem a opção de alteração de língua, o que por vezes significa que poderemos acessar a versão em português da página. Quando a opção existe, geralmente está simbolizada por uma bandeira e está em fácil acesso no topo da tela, assim, é apenas necessário selecioná-la e escolher a língua portuguesa, que poderá estar representada tanto pela bandeira do Brasil quanto pela de Portugal.

Como traduzir páginas automaticamente - Como traduzir uma página Google Chrome pelo celular

Extensão para traduzir páginas

Além do tradutor de páginas automático, também existe uma extensão que te ajudará a traduzir informações em páginas, principalmente palavras e termos específicos. A extensão do Google Tradutor está disponível para ser instaladas em poucos segundos e pode nos poupar bastante tempo, já que faz com que não seja necessário copiarmos um termo, abrirmos a página do tradutor e pesquisar seu significado.

A extensão pode ser usada de duas formas, primeiramente, você pode selecionar uma palavra e clicar no símbolo da extensão, que ficará no canto superior direito do navegador, assim, já verá a tradução da palavra que procura. Outra opção é clicar no símbolo da extensão e digitar a palavra que quer traduzir. Vale dizer que essa é uma extensão gratuita e que pode ser instalada em todos os computadores que tiverem o navegador Google Chrome instalado.

Leia também: Os melhores sites de tradução

Como traduzir páginas automaticamente - Extensão para traduzir páginas

Como funciona o Google Tradutor

Já que o Chrome pertence ao Google, quando usamos sua ferramenta de traduzir site, será o Google Tradutor que fará o serviço, mas como é que isso é possível de forma tão rápida?

O Google tradutor possui um corpus de textos que estejam já estejam em duas línguas e que foram traduzidos manualmente, como por exemplo um artigo acadêmico, garantindo que a tradução seja fiel ao texto original. Somando uma grande quantidade de textos que estão nas duas línguas em questão, o Google consegue descobrir quais são as equivalências e a melhor forma de traduzir palavras e expressões de uma língua para a outra.

Ocorre bastante das traduções do Google não serem perfeitas e por vezes fugirem completamente do que foi originalmente escrito, isso ocorre pois o trabalho de tradução da ferramenta é feito de forma automática e às vezes a expressão que usamos está escrita usando termos menos comuns como gírias ou palavras com duplo significado, o que impede uma tradução de boa qualidade. Imagine, por exemplo, a palavra "manga" em português que pode fazer referência tanto a um pedaço de peça de roupa quanto a uma fruta.

Além disso, como dito, o Google utiliza um corpus de textos previamente escritos, ou seja, se você vai traduzir inglês para português, a tradução será feita pegando todas as palavras e expressões que você escreveu e encontrando-as em outros textos, para então descobrir o significado na língua alvo. Apesar da rapidez e eficiência de ferramentas do tipo, por vezes não existe um corpus grande disponível entre as duas línguas que procuramos, o que faz com que o Google Tradutor use uma terceira língua de ponte, ou seja, ele pega o texto que você escreveu, traduz para uma língua intermediária e então, finalmente, para a língua que você deseja. No processo de traduzir automaticamente duas vezes o mesmo texto para duas línguas diferentes, as chances de erro acabam aumentando.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como traduzir páginas automaticamente, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Como traduzir páginas automaticamente

O que lhe pareceu o artigo?

Como traduzir páginas automaticamente
1 de 4
Como traduzir páginas automaticamente

Voltar ao topo da página