WhatsApp

Como fazer enquete no WhatsApp

 
Murilo Trivella
Por Murilo Trivella. 13 dezembro 2022
Como fazer enquete no WhatsApp

O WhatsApp está entre as ferramentas mais utilizadas do mundo. Antes só um aplicativo de mensagens, a plataforma tem evoluído e adicionado cada vez mais recursos aos seus usuários. Não à toa, o Facebook comprou a plataforma por 22 milhões de dólares em 2014.

Entretanto, nem tudo é claro sobre como usar a ferramenta. Muitos usuários tem dúvidas sobre como usar no trabalho ou até como criptografar suas mensagens. Além disso, outros recursos simplesmente vão sendo adicionados, de acordo com a necessidade das pessoas.

Uma das funções que era muito requisitada e até pouco tempo não existia era a de criar enquete no WhatsApp. Porém, isso agora é possível fazer na própria ferramenta!

Aqui no umCOMO, vamos te ensinar como fazer enquete no WhatsApp. Vem com a gente!

Também lhe pode interessar: Como fazer uma campanha no WhatsApp

Índice

  1. Como criar enquete para WhatsApp
  2. Como fazer enquete no WhatsApp com emojis
  3. Porque o WhatsApp liberou a função de enquete?
  4. Como fazer enquete em grupo de WhatsApp

Como criar enquete para WhatsApp

Pode parecer algo difícil por ser uma funcionalidade nova da plataforma, mesmo para quem já é usuário do Whatsapp há anos. Então, se ainda não entende bem como é feita uma enquete para WhatsApp, fique tranquilo, vamos dar todos os passos, além de detalhes, para que o passo a passo fique o mais didático possível.

Criar enquete no WhatsApp: passo a passo

  1. Abra o grupo do WhatsApp e aperte a opção ‘’+’’;
  2. Depois escolha a opção ‘’Enquete’’;
  3. Vai aparecer uma tela nova. Nela, insira a sua pergunta e as opções de resposta;
  4. Depois que ter a enquete pronta, clique em ‘’Enviar’’;
  5. Pronto! A sua enquete já está disponível no grupo para votarem.

Vale lembrar que é possível inserir até 12 opções de respostas e elas podem ter suas ordens alteradas como você achar melhor.

Conforme as pessoas forem respondendo a enquete, é possível que todos os participantes vejam quem votou em qual opção, além de qual está sendo as mais votadas.

Se um número elevado de pessoas está votando, é possível clicar na opção de voto e ter uma visão detalhada de quais são os membros que escolheram aquela opção.

Como fazer enquete no WhatsApp com emojis

Para fazer enquete no WhatsApp usando emojis, no lugar das opções de resposta, é só inseri-los e eles ficarão disponíveis para as pessoas votarem como em uma enquete normal.

Porém, isso não é muito recomendado, pois dependendo do emoji, o participante que vai votar pode não entender bem o significado daquela opção. Afinal de contas, o que quer um emoji quer dizer para um, pode ter outro significado para outro, não é mesmo?

A melhor opção sempre é escrever e deixar uma mensagem clara, para que a pessoa não tenha dúvidas em que ela está votando e não gaste o direito dela em uma opção que não condiz com suas preferências ou opiniões.

Por falar em significado de emojis, descubra o que significam as luas do WhatsApp.

Porque o WhatsApp liberou a função de enquete?

Essa é uma pergunta que apenas os responsáveis pela plataforma em si podem responder, mas é algo que possível especular, além de mostrar algumas evidências.

Anteriormente, as pessoas já buscavam formas de fazer enquete no WhatsApp, afinal de contas, em um local que tem um grupo de pessoas, muitas vezes das vezes é necessário fazer concessões e chegar em um acordo comum e uma enquete é um dos jeitos mais fáceis de entender a opinião dos envolvidos.

Para facilitar o trabalho dos seus usuários, a empresa implementou a funcionalidade. Até pouco tempo atrás, as pessoas usavam ferramentas diferentes e fora da plataforma para criar uma enquete no WhatsApp.

Vamos ver logo abaixo algumas das que eram usadas até então para fazer essas enquetes.

Como fazer enquete em grupo de WhatsApp

Antes do WhatsApp lançar essa funcionalidade, que ainda é bem nova, os usuários usavam outras plataformas. Vamos mostrar aqui algumas delas.

Vale lembrar que você pode usar essas aplicações ainda para fazer uma enquete no WhatsApp, porém, recomendamos agora mais que nunca usar a função nativa, já que aí você não vai ter que baixar mais um aplicativo para o celular, comprometer ainda mais o espaço de memória disponível ou até mesmo fornecer seus dados para uma outra empresa.

Surveymonkey

É uma das plataformas mais famosas para se fazer uma enquete. Para iniciar o seu uso, é preciso que você baixe, o aplicativo, disponível para Android e iOS de forma gratuita, e crie uma conta vinculada a um e-mail seu.

Depois que você concluir o seu cadastro, baixar o Surverymonkey e criar a sua enquete, é possível enviar o questionário por meio de um link no grupo de WhatsApp para que as pessoas respondam o mesmo.

Vale lembrar também que existe uma versão paga do aplicativo, com muitas outras funcionalidades, mas não é exatamente algo destinado para quem deseja só fazer uma simples enquete no WhatsApp. Logo, aconselhamos a não comprar a essa versão, só se seus interesses realmente vão de encontro com o que plano premium oferece, o que não é o caso da maioria.

SogoSurvey

Também muito similar ao Surveymonkey, o SogoSurvey tem uma vantagem bem legal: não é necessário criar uma conta para usar o aplicativo.

Disponível gratuitamente para Android e iOS, oferece funções para inserir imagens e símbolos, deixando sua enquete no WhatsApp ainda mais interativa.

Porém, a plataforma está toda em inglês e não tem até o momento uma versão na nossa língua. Então, para quem ainda não domina o idioma, pode ser um pouco complicado utilizá-lo.

Pollie

Disponível para Android e iOS, o Pollie também é uma plataforma gratuita que permite criar enquetes. Uma das vantagens é poder adicionar imagens para cada resposta, o que deixa o questionário mais interativo e pode ajudar na decisão das pessoas na hora de dar o seu voto.

Também está disponível e português e é enviada ao WhatsApp no formato de mensagem de texto, mas dependendo do questionário, alguns links podem ser usados para dar uma resposta direta a enquete.

FormsApp

Outra opção entre os aplicativos para fazer enquete, o FormsApp está disponível para Android e conta com duas modalidades de formulário: Google Forms ou Survey Heart. Em ambas é possível criar enquetes para WhatsApp, então basta entender e escolher a que faz mais sentido para suas necessidades.

Um ponto positivo do FormsApp é a possibilidade de adicionar templates personalizados ao seu formulário, o que influenciar na sua taxa de respostas ou até mesmo nas escolhas das pessoas.

E aí, aprendeu direitinho como fazer uma enquete no WhatsApp? Esperamos que este conteúdo tenha sido útil para você! Aqui no umCOMO temos todo de conteúdo para te ajudar, é só usar nossa barra de buscas e encontrar o que deseja!

 

§ Tech tudo / Como fazer enquete no WhatsApp: cinco apps para criar formulário / Disponível em < https://www.techtudo.com.br/listas/2020/02/como-fazer-enquete-no-whatsapp-cinco-apps-para-criar-formulario.ghtml>Acesso em 07 de dezembro de 2022

§ Canaltech / Como fazer enquete no WhatsApp / Disponível em <https://canaltech.com.br/apps/como-fazer-enquete-no-whatsapp-guia-pratico/>Acesso em 07 de dezembro de 2022

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer enquete no WhatsApp, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como fazer enquete no WhatsApp