Como colocar fundo preto nas fotos

Como colocar fundo preto nas fotos

Em um mundo onde a selfie é mais que tendência, é quase religião, as pessoas querem tirar fotos cada vez melhores e com qualidade que beira o profissional, por isso, o catálogo de efeitos só cresce e outras edições também são feitas. Uma dos efeitos mais procurados é o do fundo preto, que elimina possíveis objetos indesejados do fundo da imagem ao mesmo tempo que dá mais foco ao que realmente tem que aparecer.

Todo mundo gosta de tirar fotos para postar nas redes sociais em seguida, mas nem sempre sabemos como colocar o efeito que desejamos e, para isso, às vezes precisamos de uma ajudinha para que nossas fotos fiquem exatamente do jeito que queremos. Para que você consiga editar suas fotos, aqui no umCOMO vamos te ensinar como colocar fundo preto nas suas fotos.

Quando utilizar o preto nas fotos?

Escurecer fundo de fotos pode ser apenas uma questão de gosto, entretanto, é uma tática que pode nos ajudar a reparar imagens que tenham sido tiradas em um contexto pouco favorável no qual os elementos do segundo plano não são dos mais estéticos. Caso você tenha tirado uma foto que não se encaixa na categoria, também é possível utilizar o fundo preto para aumentar o foco em nossos rostos em caso de selfies, além de dar uma nova atmosfera para a imagem.

Quando falamos de fotos profissionais, a maioria dos grandes estúdios utilizam a técnica de colocar o fundo preto quando vão tirar fotos também porque isso faz com que o objeto da fotografia fique em destaque, seja modelos ou produtos. Por fim, uma vantagem do fundo preto para fotos é dar um ar mais elegante e profissional para a sua obra. E é isso o que todos queremos, não é?

A fotografia é uma arte e, para aprimorarmos nossas habilidades, é necessário estarmos sempre aprendendo mais e mais. Para dicas que poderão te ajudar a atingir resultados cada vez mais satisfatórios, veja também como editar suas fotos profissionalmente.

Como colocar o fundo preto nas fotos

Vamos começar pela forma mais fácil de fazer isso: se você for tirar a foto de alguém ou de algum objeto para usar em um comercial ou em algum outro trabalho e deseja ter o fundo preto, crie seu próprio estúdio fotográfico utilizando materiais que você já tem em casa.

Para atingir o efeito sem precisar de um app para colocar fundo preto nas fotos, encontre um local que possa ser totalmente fechado. Janelas, por exemplo, devem ser vedadas para não entrar a luz externa, o que pode ter feito através de uma cortina blackout ou de um material grosso distinto para cobrir as entradas de luz. Não se preocupe com a estética das janelas pois não sairão nas fotos, sendo assim, vale até mesmo colocar um papelão ou roupas de tecido escuro para vedar tudo.

Assim que a janelas estiverem devidamente tapadas e que não for mais possível encontrar feixes de luz passando pela abertura, você deve encontrar algo que sirva de suporte para o pano preto, como aqueles cabos de cortina, por exemplo. Pendure-o ali e tome cuidado para que o pano caia até o chão e não tenha manchas, rasgados ou dobras excessivas. Feito isso, é só posicionar o modelo ou objeto no lugar correto, configurar a câmera da maneira mais correta e tirar altas fotos. Se você possuir rebatedores e iluminação especializada, seu trabalho ficará ainda melhor.

Dica: agora que você já sabe como colocar fundo preto nas fotos pelo celular, é ótimo aprimorar a técnica. Se você tem bastante roupa preta, já deve saber que qualquer sujeirinha, por pequena que seja, ganha grande destaque nesse tipo de tecido, o que pode atrapalhar as fotos. Para evitar esse tipo de problema na hora de tirar as fotos, uma boa ideia é utilizar um rolo adesivo daqueles feitos justamente para eliminar todas as sujeiras de tecidos, o que dará um efeito limpo na imagem, fazendo com que retoques finais não sejam necessários.

Leia também: Como aumentar a borracha do Paint

Como colocar o fundo preto nas fotos pelo Photoshop

Se sua intenção é fazer algo mais rápido e prático, então montar um pequeno estúdio está fora de cogitação. Neste caso, vamos recorrer aos programas de edição de imagens.

Vamos usar o Photoshop por ser mais popular e mais conhecido. Qualquer uma das suas versões vai servir para nosso trabalho aqui, então é apenas uma questão de preferência. Os resultado serão bastante similares.

  1. Então o primeiro passo é iniciar o Adobe Photoshop em sua máquina.
  2. O segundo passo é selecionar a imagem na qual você quer colocar o fundo preto. Para fazer isso, é só ir em “Arquivo” e, depois, em “Abrir...”. Se você preferir, utilize os atalhos do teclado Ctrl+O para usuários do Windows ou Command+O para usuários iOS.
  3. Terceiro passo: depois da imagem estar aberta, vá em Camadas (fica ao lado direito da tela, bem no início do menu). Lá você encontrará a miniatura da sua imagem, correto? Clique com o botão direito em cima da miniatura e, em seguida, clique em Duplicar Camada. Irá aparecer uma janela. Clique no OK. Pronto a camada está duplicada.
  4. Quarto passo: se a imagem aberta tiver um fundo padrão, isto é, todo de uma cor só, o trabalho fica muito mais fácil, pois é só pegar o balde de tinta, selecionar a cor desejada (no caso, preto) e clicar na área que você quer que mude de cor. Ainda dentro dessa mesma situação, se você quiser colocar um fundo qualquer na sua foto, você pode selecionar a ferramenta Varinha Mágica (é, geralmente, a quarta opção do menu à esquerda da tela) e clicar na área que você quer que suma. Em seguida, aperte Delete.
  5. Se não é este o caso, você terá que usar a ferramenta Laço Magnético e contornar a área que você quer que fique. Para que dê certo, você tem que iniciar em um ponto e fechar a seleção no mesmo ponto. E tome cuidado, essa ferramenta é ótima, mas requer habilidades. Para ajudar, vá clicando em cada ponto, conforme for avançando na sua seleção.
  6. Fechando a seleção, clique em qualquer área da parte selecionada com o botão direito e, em seguida, clique em Selecionar Inverso. Depois, clique em Delete.
  7. Abra mais uma vez o menu Camadas, que fica à direta da sua tela. Você notará que uma miniatura estará normal e a outra estará com um monte de quadradinhos cinza e branco. Ao lado da miniatura normal, terá um olho. Clique nele. A imagem principal ficará com o fundo dos quadradinhos cinza e branco.
  8. Agora é só pegar o balde de tinta, selecionar a cor preta e pintar essa área xadrez. Pronto!
  9. Com o auxílio do Laço Magnético e da borracha, você poderá acertar pequenos erros que podem surgir.

Veja o nosso artigo sobre como tirar o fundo de uma foto no photoshop.

Como colocar fundo preto nas fotos pelo Instagram

O Instagram é o aplicativo de fotos mais utilizado em todo o mundo, sendo uma forma de compartilhar imagens e vídeos com nossos amigos e familiares. Além de poder ser utilizado para a publicação de fotos, o aplicativo também pode ser bastante útil na hora de editarmos as imagens, principalmente caso forem tiradas utilizando o próprio app.

Uma das vantagens mais legais de se tirar fotos pelo Instagram é que a rede social tem a opção de filtros, que são dos mais diversos e que podem fazer toda a diferença no resultado final. Existem filtros simples que apenas alteram coloração e que podem dar um efeito diferenciado às suas imagens, entretanto, existem filtros que podem até mesmo mudar o fundo das fotos, como é o filtro de fundo preto:

  1. Para utilizá-lo, basta você abrir o aplicativo, ir até a a aba de publicação de novos stories, ir até o fim dos filtros salvos e encontrar a aba de pesquisa, digitando "fundo preto".
  2. Assim que a pesquisa for feita, você poderá abrir o efeito e tirar quantas fotos desejar com o filtro já embutido, de forma que o aplicativo irá automaticamente eliminar todo o segundo plano da imagem capturada pela câmera e transformá-lo num fundo liso e escuro.
  3. Se suas fotos já foram tiradas e você deseja efeitos para fotos preto e branco e parte colorida online para editá-las, uma opção é utilizar o Color Pop Effects, um aplicativo para o navegador Google Chrome que também permitirá outros ajustes em suas fotos como o equilíbrio da iluminação e saturação. Além disso, outros sites de edição gratuitos estão disponíveis, bastará que você procure "editor de fotos" no seu site de pesquisa favorito.

Dica: você também pode utilizar a técnica para colocar cores nas fotos ou então para inserir imagens de fundo, bastante encontrar o filtro certo na barra de pesquisa do Instagram

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como colocar fundo preto nas fotos, recomendamos que entre na nossa categoria de Software.