Frases, legendas e status

O que significa rusbé (meme) e sua origem

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 18 abril 2019
O que significa rusbé (meme) e sua origem
Imagem: Reprodução/Michael Jackson

Rusbé é um meme que se apropria da imagem e também de uma música do cantor Michael Jackson. A expressão caiu na boca da internet como meme em outubro de 2018 mas teve sua ascensão em abril de 2019. Antes disso já havia buscas pelo termo 'rusbé' na internet mas elas se referiam simplesmente à grafia de 'who is bad' (trecho da música Bad, de Michael Jackson) escrita da maneira que se fala. Neste artigo do umCOMO, para que você entenda, de uma vez por todas, o que significa rusbé, explicamos a origem do meme e suas possíveis interpretações e polêmicas, além de comentar ayuwoki e a história do 'Michael Jackson da deep web'.

Também lhe pode interessar: O que é um meme

Índice

  1. O que é rusbé?
  2. Rusbé Funk
  3. Origem do meme Rusbé
  4. O que significa rusbé
  5. Memes rusbé
  6. Ayuwoki, o 'Michael Jackson da deep web'

O que é rusbé?

Ao pé da letra, 'rusbé' é uma apropriação em forma de meme da expressão em inglês 'who is bad', que significa em inglês 'quem está mal' ou 'quem é mal'. A expressão, para que você entenda o meme, vem de um trecho da música 'Bad', de Michael Jackson. Mais especificamente, estamos falando deste trecho:

"...And the whole world has to answer right now

Just to tell you once again

Who’s bad..."

Tradução de rusbé (who is bad):

"...E o mundo inteiro irá responder agora

Só para lhe dizer mais uma vez

Quem é mau..."

Rusbé = who is bad

'Who' em inglês, se diz 'rú', enquanto 'bad', em inglês, se pronuncia 'béd'. Acontece que a maneira como o canto canta isso na sua música acaba soando como 'rusbé'. Você vai entender melhor conferindo o vídeo da música abaixo:

Rusbé Funk

Por isso, não confunda. O meme rusbé é baseado na expressão 'who is bad', da música 'Bad', mas não é a mesma coisa que o 'Rusbé Funk', lançado em 11 de abril de 2019, que é inspirado em partes da canção e da expressão que se tornou famosa, mas com uma letra totalmente diferente. Você pode conferir o vídeo do Rusbé Funk aqui.

Origem do meme Rusbé

Alguns meses antes de o meme rusbé realmente começar a bombar no Twitter o Buzzfeed publicou um post [1]que constatava o 'poliglotismo' do YouTube ao responder pesquisas que escreviam o nome de músicas com escrevendo trechos do jeito que se se fala. No caso rusbé, por exemplo, quando se procurava por essa expressão no YouTube, ele logo mostrava o vídeo da música ' Bad', de Michael Jackson. Outro exemplo apontado pelo Buzzfeed é a música Shut Up and Drive, de Rihanna, que também era procurada como 'chora pen drive'.

Sugestão: Significado das luas do WhatsApp

O que significa rusbé (meme) e sua origem - Origem do meme Rusbé
Imagem: Reprodução/Buzzfeed

O que significa rusbé

Já deu para entender que, de forma literal, a tradução de 'Rusbé' é 'Who is bad' mas a verdade é que a internet brasileira foi muito além da apropriação desse estrangeirismo e começou a usar a gíria 'rusbé', com a imagem do Michael Jackson, para diferentes situações e significados. Os mais comuns como uma forma engraçada e brasileira de se referir ao cantor Michael Jackson, mas também pode se encontrar memes do significado de rusbé como um estado de espírito para se sentir um pouco mal.

O que significa BILIDIN

O meme biridin e o significado de bilidin são a mesma coisa e ambos vêm da grafia equivocada da música Billie Jean, também de Michael Jackson. Mas pela mesma explicação do significado de rusbé, na hora de pesquisar por Billie Jean muita gente escreve como se escruta: bilidin ou biridin.

A música fala sobre uma mulher que o persegue dizendo que teve um filho com ele, no entanto, existem muitas interpretações por aí quanto ao real significado de bilidin, ops, Billie Jean.

Com o meme RUSBÉ, a expressão bilidin começou a aparecer por aí em memes e brincadeiras virtuais. Fato é que a origem de bildin, é Billie Jean, de Michael Jackson, e nada mais.

'Billie Jean is not my lover'

O que significa rusbé (meme) e sua origem - O que significa rusbé
Imagem: Reprodução/naoentreaki.com.br

Memes rusbé

Os Memes rusbé dizem mais que mil palavras. Para entender o verdadeiro significado do meme rusbé, confira os memes abaixo.

O que significa rusbé (meme) e sua origem - Memes rusbé
O que significa rusbé (meme) e sua origem -
Imagem: reprodução/Twitter
O que significa rusbé (meme) e sua origem -
Imagem: Reprodução/Twitter
O que significa rusbé (meme) e sua origem -
Imagem: Reprodução/Facebook
O que significa rusbé (meme) e sua origem -
Imagem: Reprodução/Facebook
O que significa rusbé (meme) e sua origem -
Imagem: Reprodução/Facebook
O que significa rusbé (meme) e sua origem -
O que significa rusbé (meme) e sua origem -

Ayuwoki, o 'Michael Jackson da deep web'

Existe uma confusão do meme rusbé com a história do Michael Jackson da deep web (Ayuwoki). A foto que já rodou a internet antes de a expressão 'rusbé' virar meme propagava uma foto de um Michael Jackson estranho, com a cara desfigurada que, segundo segundo boatos, era o Michael Jackson da deep weeb e assustava as pessoas durante a noite com ruídos semelhantes aos de algumas músicas do Michael Jackson. Alguns jornais chegaram a alertar perigo no boato e até comparam com a boneca Momo.

No meio dessa confusão de rusbé e aywoki, alguns fãs de Michael Jackson, chegaram, inclusive, a publicar vídeos e desabafos comentando que atribuir a imagem e simbolismo de Michael Jackson a algo assustador seria uma falta de respeito com o cantor que tinha problemas de autoestima.

O que é Ayuwoki

O que se sabe até o momento é que a foto de Ayuwoki, o 'Michael Jackson da deep web', não passa de uma imagem de um boneco 'robô' inspirado no cantor que foi publicado em julho de 2009. Ou seja, assim como a boneca Momo, o 'Michael Jackson' da deep web não existe e é um boneco[2].

Annie, are you okay? = Ayuwoki

Já a expressão Ayuoki tem a origem um pouco parecida com o significado de rusbé. Ayuwoki, na verdade, vem da interpretação de um trecho da música Smoothie Criminal e diz: 'Annie, are you okay?'.

Imagem: Reproduçã/YouTube

Leia também: O que significa ticolé

O que significa rusbé (meme) e sua origem - Ayuwoki, o 'Michael Jackson da deep web'

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa rusbé (meme) e sua origem, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Referências
  1. https://www.buzzfeed.com/br/julianakataoka/resultados-de-busca-no-youtube-que-deveriam-existir
  2. http://www.e-farsas.com/conheca-a-verdade-sobre-o-ayuwoki-o-michael-jackson-da-deep-web.html
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
lara
tem o que é rusbe no dicionario?
A sua avaliação:
tassia
RUSBÉ é o maicol jecson hahahahhahah
A sua avaliação:
Marcão Antonio
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
A sua avaliação:
Gabriel
Perfeito.
Imagem: Reprodução/Michael Jackson
Imagem: Reprodução/Buzzfeed
Imagem: Reprodução/naoentreaki.com.br
Imagem: reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook
1 de 12
O que significa rusbé (meme) e sua origem