Eliminar emails

Como limpar o e-mail

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 18 outubro 2022
Como limpar o e-mail

Aprender a como limpar o e-mail é uma tarefa muito importante tanto para quem trabalha diretamente com o correio virtual quanto para quem o usa de forma esporádica.

Hoje em dia, boa parte das correspondências chegam pela internet e isso faz com que a caixa de entrada fique lotada, caso o usuário não a organize ou elimine tudo o que não fizer sentido. Além disso, os famosos spams também podem desorganizar e atrapalhar a visibilidade de mensagens que realmente são importantes.

Diante disso, o umCOMO resolveu trazer algumas dicas para quem está em busca de fazer essa limpeza. Também serão apresentados alguns aplicativos que podem ser úteis nesse momento e algumas dicas fáceis de serem feitas para aqueles que usam o Gmail.

Também lhe pode interessar: Como usar o e-mail do Gmail

Como esvaziar meu e-mail Gmail

O Gmail está entre os serviços de e-mail mais utilizados do mundo. Isso acontece porque ele disponibiliza diversas funções que ajudam os usuários a armazenarem informações e documentos importantes, além de liberar um espaço de armazenamento maior do que os outros serviços existentes.

Por isso, resolvemos separar um tópico especial apenas para quem utiliza o gmail, mostrando o passo a passo para esvaziar o e-mail utilizando o desktop e também o celular.

Esvaziar o e-mail Gmail utilizando pelo computador

Existem duas formas de excluir os e-mails presentes em sua caixa, sendo que a primeira delas é selecionando um por um até que todos tenham sido escolhidos. Apesar dessa opção ser um pouco trabalhosa, ela pode ser útil para quem deseja apagar apenas alguns e-mails específicos.

Agora, para quem quer apagar tudo e começar “uma vida nova”, basta seguir esses passos:

  • Abra o site do Gmail e faça o login;
  • No canto superior esquerdo, clique no ícone em forma de quadrado;
  • Você perceberá que todos os e-mails foram selecionados, então basta clicar no lixo para apagar.

Vale dizer que é possível que você tenha que repetir essa operação caso a sua caixa esteja realmente lotada e dividida em várias páginas.

Esvaziar o e-mail Gmail pelo celular

Com o uso do celular segue o mesmo padrão, ou seja, é possível eliminar tudo selecionando cada e-mail, ou então apagar vários de uma vez.

Para a segunda opção, é preciso fazer o seguinte:

  • Entre no navegador do celular, clique nos três pontos do canto superior direito e escolha a versão para computador;
  • Agora, entre no site do gmail e faça o login;
  • Deve-se então clicar no quadrado que está no canto superior esquerdo para selecionar todos os e-mails;
  • Por fim, basta clicar no ícone do lixo e confirmar.

Lembrando que os e-mails ficarão cerca de 30 dias na lixeira, caso o usuário necessite recuperar algum documento apagado nesse processo.

É preciso apagar os e-mails da lixeira do Gmail

Como falado, quando o processo de eliminação de um ou todos os e-mails é feito, as mensagens recebidas vão para a lixeira e podem permanecer até 30 dias.

Porém, caso você necessite da liberação de espaço ou queira um e-mail vazio em todas as caixas de forma rápida, então será preciso apagar os e-mails da lixeira.

Como apagar e-mails da lixeira

É muito simples e segue tudo o que já foi ensinado até agora. Ao abrir o e-mail, você perceberá que existem várias caixas na coluna do lado esquerdo. É preciso buscar por lixeira e então realizar um clique.

Feito isso, será possível ver que todos os e-mails excluídos foram transferidos para esse espaço. Agora, basta seguir o mesmo caminho já citado, ou seja, clicar no quadradinho que está localizado no canto superior esquerdo e então clicar em “apagar para sempre.

É claro que também é possível fazer um a um e ainda recuperar algum e-mail que tenha apagado sem querer.

Aplicativos para limpar e-mail

Os serviços de e-mail também estão disponíveis em aplicativos, porém, muitas pessoas os utilizam apenas para a conferência, pois alegam que o uso não é tão fácil. Um dos problemas que muitos relatam é a dificuldade de apagar os e-mails que não querem mais na caixa.

Esse problema acontece em razão da tela menor ou então porque o aplicativo está diferente do que é apresentado no computador.

Para ajudar quem ainda tem a necessidade de usar app para receber, enviar e apagar e-mails, a seguir vamos mostrar dois aplicativos que fazem esse serviço de limpeza.

Unroll.me

Este aplicativo foi desenvolvido como fora de solucionar o problema daqueles que não conseguem limpar e eliminar a caixa de e-mail. Além disso, de acordo com a descrição do produto na loja virtual, ele também elimina spams e newsletters.

Ele é gratuito e a configuração é simples e intuitiva, porém, é preciso fazer a integração com o serviço de e-mail que você utiliza. Mesmo que ele faça tudo de forma automática, somente o usuário irá definir o que irá ser eliminado da sua caixa de entrada.

Clean e-mail

Esse aplicativo também segue o mesmo padrão do anterior, porém também oferece uma função de configuração, onde o usuário pode estipular tipos e prioridades de e-mails para que o sistema já reconheça o que pode ou não excluir.

O ponto negativo é que ele não é gratuito e os planos variam de acordo com o número de contas cadastradas. De acordo com o site oficial, é preciso desembolsar 9,99 dólares para uma conta, 19,99 para cinco contas e 29,99 para dez contas.

Talvez essa opção seja útil para empresas ou então para quem realmente está disposto a pagar um valor para ter toda a sua caixa limpa e organizada.

É sempre bom dizer também que mesmo que esses aplicativos tenham relatos positivos, é sempre bom ficar atento antes de fazer a integração. Lembre-se que você estará fornecendo dados importantes e abrindo a sua caixa de e-mail para um sistema. Por isso, a melhor opção ainda é excluir as mensagens do modo tradicional, mesmo que leve um tempo maior.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar o e-mail, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Bibliografia
  • Techtudo. Unrollme Promete limpar Caixa de e-mails e Eliminar Spam e Newsletters. Disponível em <https://www.techtudo.com.br/noticias/2013/08/unrollme-promete-limpar-caixa-de-e-mails-e-eliminar-spam-e-newsletters.ghtml> Acesso em 12 de outubro de 2022.
  • Clean e-mail. Aplicativo. Disponível em <https://clean.email/pt/plans?undefined> Acesso em 12 de outubro de 2022.
  • Tecnoblog. Como Apagar Todos os R-mails do Gmail. Disponível em <https://tecnoblog.net/responde/como-apagar-todos-os-e-mails-do-gmail/> Acesso em 12 de outubro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Como limpar o e-mail