WhatsApp sem som, como resolver?

WhatsApp sem som, como resolver?

Não restam dúvidas de que o Whatsapp é o aplicativo queridinho do Brasil. Seja para conversar com os amigos e a família ou se informar sobre os assuntos do momento, o Whatsapp é o campeão nacional nesse quesito. Por isso, ficar sem som das notificações pode ser um problema, já que você não poderá ouvir o anúncio de recebimento de uma nova mensagem. Então, WhatsApp sem som, como resolver? Não se preocupe, pois umCOMO irá lhe ajudar nessa tarefa. Continue lendo para saber mais!

Meu Whatsapp não faz barulho quando chega mensagem

Podem haver várias razões para problemas como "meu Whatsapp não toca quando chega mensagem". Primeiramente, umCOMO sugere que você verifique se seu celular está ou não no modo noturno ou no silencioso - nesses modos, o Whatsapp não toca som de notificação. Procure aumentar o volume do seu dispositivo nesses casos.

Em geral, tanto no iOS quanto do Android o modo silencioso é indicado por um sininho e o noturno por uma lua. Verifique se eles estão ou não ativados.

Verifique também no seu aplicativo se a opção "Sons da conversa" está ativada". Confira o passo a passo:

  1. Abra o Whatsapp;
  2. Clique nos três pontinhos à direita;
  3. Clique em "Configurações";
  4. Selecione a opção "Notificações";
  5. Verifique se os "Sons da conversa" estão habilitados. Se não estiver, é por isso que seu Whatsapp não sai som de notificação.

Se seu problema na verdade é o excesso de notificações dos grupos de Whatsapp, também temos a solução: confira o artigo Como silenciar as notificações de um grupo no WhatsApp.

Whatsapp sem som

Em geral, uma solução simples que costuma funcionar para a maioria dos dispositivos eletrônicos com algum problema é tão somente reiniciá-los. No caso do Whatsapp, sugerimos que você adote os passos a seguir:

  1. Nas configurações do seu celular, procure por Aplicativos;
  2. Dentro de Aplicativos, deve haver algo como "Gerenciamento". Clique nessa opção e você verá uma lista com todos os apps instalados no seu smartphone;
  3. Procure pelo Whatsapp e, abrindo a tela que contém as informações sobre ele, clique em "Forçar parada";
  4. Feito isso, reinicie seu celular;
  5. Após o celular estar ligado novamente, peça para algum amigo lhe enviar uma mensagem de teste e confira se você ainda tem problemas com som de notificação do Whatsapp não funciona.

Se tudo der certo, você ainda pode conferir nossas dicas sobre Como personalizar as notificações do WhatsApp no Android.

Whatsapp não toca mesmo com as dicas acima? Pode ser preciso então tomar algumas medidas mais radicais. Mas fique tranquilo, pois faremos o possível para que você não perca seus dados e suas conversas.

Reinstalando o Whatsapp

Para voltar a ter as notificações funcionando normalmente pode ser preciso reinstalar o aplicativo Whatsapp. Em primeiro lugar, é fundamental fazer backup das suas conversas e dos seus contatos, assim você não vai perder nada quando instalar o aplicativo novamente.

Para fazer o backup, siga esses passos:

  1. Clique nos três pontinhos do lado direito;
  2. Selecione a opção "Configurações";
  3. Escolha a opção "Conversas";
  4. Selecione "Backup de conversas";
  5. Clique em "Fazer backup" e aguarde. Recomendamos que você esteja utilizando uma rede Wi-fi com uma boa velocidade para tornar o processo mais ágil. Evite as redes móveis.

Feito o backup, desinstale o aplicativo do seu celular. Aproveite e utilize algum limpador de cookies e mídias (você pode achar facilmente na loja de aplicativos) para eliminar qualquer traço do Whatsapp que tenha ficado em seu aparelho.

Agora é hora de baixar o Whatsapp novamente. Vá até a Play Store ou App Store e faça download do aplicativo de mensagens instantâneas Whatsapp. Na hora do cadastro, ao inserir dados como seu número de telefone, o app perceberá que você já possuía uma conta anteriormente e irá sugerir que você faça o backup das conversas anteriores (recomendamos que você aceite).

Houve algum problema no processo de backup? Confira nosso artigo sobre Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp para mais informações. Caso você desconfie que esse seja uma problema do celular e não do app, confira as instruções do artigo 'Celular sem som, o que fazer?'.

Whatsapp sem som: outras alternativas

Se seu Whatsapp estiver sem som, pode ser que você esteja utilizando uma versão muito antiga do aplicativo. Isso acontece sobretudo com aqueles que possuem smartphones mais antigos e não atualizam o sistema operacional, ficando reféns de apps obsoletos.

De qualquer forma, é sempre bom verificar na sua loja de aplicativos (a depender se você for um usuário de Android ou iOS) se há alguma versão atualizada do Whatsapp, pois os desenvolvedores costumam corrigir os principais bugs que são relatados. Outra alternativa é acessar o FAQ do Whatsapp e procurar por soluções para os eventuais problemas que você esteja enfrentando com o aplicativo.

Você também pode ter uma conta em outro aplicativo de mensagens instantâneas. Listamos alguns dos principais abaixo:

  • Viber: este aplicativo possibilita que seus usuários enviem mensagens e façam chamadas gratuitamente, assim como o Whatsapp. O app também permite o uso de figurinhas e GIFs.
  • Telegram: já bastante conhecido, o Telegram possui o diferencial de uma excelente criptografia, o que confere maior segurança aos seus dados. Também permite formar grupos sem limite de membros.
  • Signal: ainda mais voltado para a segurança do que o Telegram, o Signal tem criptografia de alta qualidade de ponta a ponta, garantido sigilo absoluto das suas informações. O app permite chamadas de voz e de vídeo e criação de grupos.
  • Messenger: originalmente chat do Facebook, hoje o Messenger é uma plataforma autônoma que não depende de ter previamente uma conta na rede social. Há também uma versão Messenger Lite, mais leve. Ambas possibilitam o envio de mensagens instantâneas, ligações, chamadas de vídeo e criação de grupos.

Você pode se informar ainda mais sobre questões relativas ao uso de internet nos aparelhos celulares pelos artigos disponíveis em nossa categoria Internet no Telemóvel.

Se pretende ler mais artigos parecidos a WhatsApp sem som, como resolver?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Bibliografia
  • FAQW DO WHATSAPP. Disponível em: <https://faq.whatsapp.com/>. Acesso em 21 de maio de 2020.