WhatsApp não envia audio, o que fazer?

WhatsApp não envia audio, o que fazer?

A função do aplicativo Whatsapp é permitir que consigamos nos comunicar com amigos e familiares de forma rápida e simples, o que geralmente ocorre por meio de mensagens de texto. Outra opção que o aplicativo também permite é o envio de áudios, que são mensagens de voz que tornam a comunicação ainda mais prática tanto para quem envia quanto para quem recebe, o que também faz com que a comunicação seja íntima já que conseguimos ouvir a voz de quem está do outro lado. Ainda que seja uma função bastante útil e prática, por vezes nossos aparelhos acabam tendo problemas de funcionamento de forma que não conseguimos enviar áudio, o que nos faz questionar qual seria o problema técnico do nosso celular.

Se, de um dia para o outro, o seu celular começou a apresentar problemas e você está se perguntando "WhatsApp não envia audio, o que fazer?", leia esse artigo do umCOMO e descubra todas as causas e soluções.

Atualize o aplicativo

Se o WhatsApp não esta enviando áudio, é possível que o problema se encontre no próprio aplicativo, o que pode ocorrer principalmente em razão de atualizações que vieram com erro. Caso você perceber que o problema com envio de áudios está acontecendo apenas com o aplicativo e que é possível, por exemplo, fazer uma ligação tranquilamente sem que haja problemas no microfone do aparelho, talvez uma nova atualização do aplicativo esteja disponível e com o erro corrigido.

Para atualizar o WhatsApp, vá na loja de aplicativos de seu aparelho e abra a lista de todos os baixados, verificando assim se é possível atualizá-lo. Caso houver uma atualização disponível, dê preferência para realizar a troca quando você estiver conectado a uma rede WiFi, evitando assim que muitos megas da sua Internet móvel sejam gastos com o download.

Se o WhatsApp apresentar outros problemas e dificultar seu uso, veja também: WhatsApp apresenta falhas continuamente, o que fazer?

Reinicie o celular

Se meu Whatsapp não envia audio a primeira coisa que deverá ser feita é pensar em soluções simples que poderão resolver o problema.

Sabe quando a gente acorda bastante indisposto e parece que algo em nós não está funcionando do jeito que deveria? Por vezes esse tipo de problema também ocorre com aparelhos eletrônicos e é necessário reiniciá-los para que todo voltem a funcionar de acordo com o esperado.

Quando não consigo enviar mensagem de voz no Whatsapp, a primeira coisa que deverá ser feita é justamente desligar o aparelho e esperar um pouco para ver se algo muda. Você ficará surpreso com a quantidade de problemas de funcionamento de aparelhos eletrônico que podem ser resolvidos com uma simples reinicialização.

Atualize o sistema operacional do celular

O sistema operacional é um conjunto de programas a partir do qual você consegue acessar seu aparelho celular, computador ou tablet. Quando tratamos de celular, os sistemas operacionais mais utilizados são o Android e o iOS, que passam por atualizações que os permitem corrigir erros, adquirir novas funções e, de forma geral, melhorar a experiência do usuário.

Quando não consigo mandar áudio no Whatsapp, uma das possibilidades é que seja algum problema em relação a uma atualização do sistema operacional, de forma que a única solução possível para resolver a situação será atualizar novamente o aparelho com uma outra versão do sistema. Vá nas configurações do aparelho e cheque para ver se uma outra versão está disponível e, se tiver, atualize o aparelho para usufruir da versão mais nova do sistema operacional.

Teste a saída de som

Se o WhatsApp não envia audio é possível que o problema seja com a captação de som, que pode ser prejudicada caso algo tenha ocorrido com o microfone do aparelho. Diversas podem ser as causas de um microfone com problema, desde o contato com a água até quedas, de forma que é por vezes difícil saber exatamente o que aconteceu com nosso aparelho para que o microfone parasse de funcionar.

Para ter certeza de que se trata de um problema relacionado ao funcionamento do microfone de seu aparelho, é possível realizar alguns testes para checar a qualidade do som captado pelo celular. Uma das opções é fazer uma ligação e descobrir se o som chega do outro lado, outra opção, que poderá ser realizada sozinho, sem a necessidade de alguém para atender ligações, será utilizar o gravador do celular para ver se é possível captar sua voz.

Se seu problema dos do tipo "mando áudio no WhatsApp e não sai nada", é muito provável que o problema seja justamente a captação de som, entretanto, se for do tipo "não consigo ouvir meu próprio áudio no Whatsapp", é possível que o problema seja no auto-falante do aparelho.

Teste conexão de Internet

As mensagens de áudio do WhatsApp, assim como as de texto, dependem de um conexão com a Internet para serem enviadas. Quando temos uma conexão de baixa velocidade, por vezes conseguimos enviar dados mais leves, como é o texto de textos, entretanto, a baixa capacidade de envio de dados faz com que fotos, vídeos e áudios tenham o envio prejudicado e, se isso acontece, não consigo enviar arquivo de audio pelo WhatsApp.

Para saber se o problema é relacionado com a conexão e sua baixa velocidade, é possível realizar um teste de velocidade bastante simples para verificar se os dados recebidos e enviados estão em uma taxa mais baixa do que era esperado. Se você estiver conectado em uma rede de WiFi e tiver créditos em seu celular, também é possível desativar o WiFi do aparelho e tentar enviar o áudio utilizando a rede móvel, verificando assim se a alteração de rede é suficiente para permitir o envio de arquivos mais pesados.

Quando estamos sem sinal, é normal que o aparelho dê erro no envio ou que o WhatsApp mande áudio para lixeira.

Se testei todas as possibilidades acima descritas e, ainda assim, não consigo enviar áudio no WhatsApp, talvez seja hora de procurar uma assistência técnica para que o aparelho seja individualmente analisado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a WhatsApp não envia audio, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.