Se eu silenciar o status de uma pessoa no WhatsApp ela fica sabendo?

Se eu silenciar o status de uma pessoa no WhatsApp ela fica sabendo?

Não há dúvidas sobre a enorme popularidade do WhatsApp no Brasil, aplicativo de mensagens instantâneas. Segundo informações da Agência Brasil[1], em 2019 a rede contava com 1,9 bilhões de usuários, sendo que 130 milhões eram brasileiros. Assim como outras redes sociais, como Snapchat, Instagram e o Facebook, o Whatsapp lançou em 2017 seu próprio recurso de status - assim como os stories do Instagram, tratam-se de vídeos ou fotos postados pelo usuário da rede e que ficam disponíveis por 24 horas. No entanto, sabemos que algumas pessoas abusam da ferramenta e acabam sendo inconvenientes, motivo que nos leva a querer silenciar seu status. Por isso, nesse artigo do umCOMO iremos responder "Se eu silenciar o status de uma pessoa no WhatsApp ela fica sabendo?" e outras dúvidas sobre o tema. Confira a seguir!

Se eu silenciar o status de uma pessoa no WhatsApp ela fica sabendo?

Não. Sabendo da possibilidade de um clima muito desagradável entre a pessoa que silenciou e a pessoa que foi silenciada, os desenvolvedores do aplicativo escolheram omitir esse tipo de informação para o silenciado.

A mesma coisa acontece em aplicativos como o Instagram, por exemplo: se você silenciar os stories de alguém, o aplicativo prontamente te avisa que a pessoa não será notificada sobre aquele silenciamento. Imagine que situação desconfortável se sua tia souber que você silencia as postagens de status do WhatsApp dela, por exemplo...

Sobre isso, cabe salientar que o WhatsApp e o Instagram hoje pertencem ao Facebook[2], de forma que as políticas de ambas as plataformas acabam sendo muito semelhantes, ressalvadas suas particularidades. Portanto, não tem porquê ter medo de silenciar alguém no Whatsapp - a pessoa não vai ficar sabendo.

Você tem Whatsapp mas não sabe como utilizar o status? Saiba tudo sobre essa ferramenta em nosso artigo como usar o Status no WhatsApp. Se quer aprender a etiqueta da rede e evitar ser silenciado por seus amigos, o artigo como colocar um bom status no Whatsapp é um bom ponto de partida para utilizar o status da melhor maneira possível.

O que acontece quando silencia alguém no status do WhatsApp

Ao silenciar alguém no status do Whatsapp, os status do silenciado ficam ocultos e passam a não aparecer quando você acessa a aba de status do Whatsapp. Segundo o próprio app, "As novas atualizações de status de [nome da pessoa] não aparecerão na lista de atualizações recentes". Esse é um recurso muito bom para quem deseja diminuir o tempo de uso do celular e não ficar sobrecarregado por notificações excessivas.

Esse também é um problema vivido por quem tem muitos grupos no WhatsApp: família, condomínio, amigos da escola, da faculdade, do trabalho... Se esse é o seu caso, confira nosso artigo sobre como silenciar as notificações de um grupo no Whatsapp e se veja livre desse tipo de incômodo!

Silenciei uma pessoa no status do WhatsApp, como tirar?

Como voltar a ver status silenciado no WhatsApp? Se você silenciou os status de alguém no Whatsapp e se arrependeu, fique tranquilo! Voltar a receber os status normalmente é bem fácil e rápido. Confira o passo a passo com as informações necessárias a seguir:

  1. Abra o aplicativo do Whatsapp em seu celular;
  2. Vá em "Status";
  3. Selecione o status do contato silenciado e clique em "reativar".

Pronto! Agora as novas atualizações de status aparecerão normalmente, e não mais ficarão ocultas. Você agora poderá acompanhar novamente todas as publicações dos seus amigos, conhecidos e familiares na rede. Mas se lembre que cada status só vale por 24 horas, ok?

Tem como saber se a pessoa te silenciou no WhatsApp?

Como dissemos anteriormente, não há como saber se você foi silenciado por alguém no Whatsapp. Podem haver alguns indícios, como demora para responder, menor interação, mas nada que seja de fato uma prova. Se você suspeita que alguém te silenciou no WhatsApp e tem uma afeição especial por essa pessoa, chame-a numa conversa franca e aberta sobre o assunto.

Também é bom lembrar que apesar dos brasileiros ficarem mais de 9 horas por dia na internet, segundo dados colhidos pelas empresas de marketing digital Hootsuite e We Are Social e divulgadas pelo portal G1[3], é fundamental e benéfico para a saúde largar um pouco as redes e apostar em atividades mais saudáveis e menos estressantes. Pense bem: por que saber se você foi silenciado no WhatsApp é tão importante? Por que dar tanto valor para o comportamento alheio? Aproveite seu tempo livre para aproveitar bons momentos! Você pode:

  • Fazer uma caminhada;
  • Praticar algum esporte de alta intensidade;
  • Ler um livro;
  • Ficar ao ar livre;
  • Chamar os amigos para uma saída descontraída;
  • Assistir a um filme ou série que você goste;
  • Aprender algo que sempre quis, como uma nova língua ou como tocar um instrumento, por exemplo.

Sem dúvidas, a internet é maravilhosa - aproveite o lado bom disso! No próprio umCOMO.com.br você encontra diversas instruções para aprender coisas novas, por exemplo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Se eu silenciar o status de uma pessoa no WhatsApp ela fica sabendo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

ReferĂȘncias
  1. VALENTE, Jonas. Usuários de smartphone devem atualizar WhatsApp, orienta empresa. Agência Brasil. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-05/usuarios-de-smartphone-devem-atualizar-whatsapp-orienta-empresa>. Publicado em 14 de maio de 2019. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
  2. EXAME. Facebook fará alteração no nome do Instagram e do WhatsApp. Disponível em: <https://exame.abril.com.br/tecnologia/facebook-fara-alteracao-no-nome-do-instagram-e-do-whatsapp>. Publicado em 03 de agosto de 2019. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
  3. EM MOVIMENTO. Brasileiro é um dos campeões em tempo conectado na internet. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/especial-publicitario/em-movimento/noticia/2018/10/22/brasileiro-e-um-dos-campeoes-em-tempo-conectado-na-internet.ghtml>. Publicado em 22 de outubro de 2018. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
Bibliografia
  • EQUIPE CAMILA PORTO. 3 curiosidades sobre o Status do WhatsApp – novo recurso de vídeo do aplicativo. Disponível em: <https://www.camilaporto.com.br/3-curiosidades-status-do-whatsapp-novo-recurso-de-video-do-aplicativo>. Publicado em 23 de fevereiro de 2017. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
  • FAQ DO WHATSAPP. Como utilizar o status. Disponível em: <https://faq.whatsapp.com/pt_br/android/26000031/>. Acesso em 22 de janeiro de 2020.
  • BOTELHO, Welington. Assim você pode silenciar ‘status’ do WhatsApp que não deseja ver. Metro Jornal. Disponível em: <https://www.metrojornal.com.br/estilo-vida/2018/11/20/whatsapp-status.html>. Publicado em 20 de novembro de 2018. Acesso em 22 de janeiro de 2020.