Resetei meu celular e não lembro o e-mail, o que fazer?

Resetei meu celular e não lembro o e-mail, o que fazer?

Quando adquirimos um celular com sistema operacional Android, é necessário que o vinculemos a uma conta do Google, ou seja, a um e-mail do Gmail. Quando logamos nosso aparelho na conta após resetar o aparelho, é possível recuperar todos os dados, sejam arquivos ou contatos, que estivessem no backup do aparelho previamente, nos poupando muito trabalho já que se torna desnecessário salvar tudo que precisamos em outros local. Algumas pessoas não costumam utilizar o e-mail da conta do Google com frequência e o login só precisa ser feito uma vez, então é comum que nos esqueçamos qual era o endereço para podermos conectar o aparelho novamente após resetá-lo.

Resetei meu celular e não lembro o e-mail, o que fazer? Leia esse artigo do umCOMO e descubra soluções para seu problema.

Resetei meu celular e não lembro o e-mail

Apesar de e-mails serem muito utilizados e úteis, às vezes criamos contas para funções específicas e acabamos não nos lembrando das coordenadas de conexão. Para evitar que percamos assim facilmente um aparelho, existem mecanismos que funcionam para que consigamos provar que somos os donos do dispositivo visando que ele seja recuperado.

Quando criamos um e-mail, é necessário que forneçamos algumas informações dentre as quais estão um número de telefone celular, um e-mail secundário e respostas para perguntas pessoais que apenas você saberá como responder. Na hora de criar a conta, pode até ser chato ficar preenchendo todas essas informações que parecem pouco úteis, entretanto, são elas mesmas que poderão ser utilizadas caso seu e-mail seja esquecido.

Solução

Formatei meu celular e esqueci a conta do Google, o que fazer? Para conseguir recuperar seu e-mail utilizando seu celular, siga os seguintes passos:

  1. Entre no site do Gmail;
  2. No alto da tela, procure e clique na opção "Iniciar Sessão";
  3. Assim que a página carregar, você verá "Esqueceu-se do e-mail?" logo abaixo do campo de digitação do endereço, clique nessa opção;
  4. Agora você estará na página de recuperação de contas. No tempo exibido, digite seu número de celular;
  5. Espere até que um código de 6 dígitos seja enviado para seu aparelho, o que irá te permitir recuperar o e-mail;
  6. Digite o código no campo exibido na tela do computador.

Após a digitação do código, você verá o seu e-mail e poderá entrar tranquilamente em sua conta. Para evitar esquecimentos futuros, procure anotar o endereço de sua conta em algum lugar fácil de se lembrar, afinal, nunca se sabe quando essa informação será novamente útil.

Resetei meu celular e não lembro a senha do Gmail, como resolver?

Além do e-mail, também é bastante comum que a gente se esqueça de senhas que utilizamos quando criamos contas em sites. Agora que você já tem seu endereço, também será possível recuperar a senha e voltar a ter acesso a todos os seus dados, o que inclui seu aparelho celular. Para obter sua senha de volta, siga os seguintes passos:

  1. Entre no site do Gmail;
  2. No alto da tela, procure e clique na opção "Iniciar Sessão";
  3. Digite seu e-mail no campo designado, sendo desnecessário inserir o "@gmail.com";
  4. Quando aparecer a página de senha, vá na opção "Esqueceu-se da palavra-chave?"
  5. Se você se lembra de alguma senha que possa ter sido usada para a criação de sua conta, tente-a e, caso não dê certo, vá na opção "Tentar de outro jeito";
  6. Siga clicando na opção "Tentar de outro jeito" até que o Google te ofereça um meio que seja viável. Caso você tenha um outro celular ou possa emprestar o de alguém por uns instantes, é válido trocar o chip de aparelho para receber o código de verificação do Google por SMS, já que essa será uma das opções.

Para evitar que o problema ocorra novamente, é válido trocar sua senha para uma que seja mais fácil se lembrar, como uma senha que você costuma utilizar em outros lugares ou então que tenha um significado grande e que você jamais esquecerá. Para saber como fazer isso, veja como trocar a senha do Gmail.

Formatei e não consigo logar minha conta Gmail, como resolver?

Mesmo quando sabemos nosso e-mail e senha, por vezes acontecer de formatarmos nosso aparelho celular e não conseguirmos conectar nossa conta. Quando isso acontece, vemos uma mensagem de "faça login usando uma das contas do proprietário deste dispositivo", mas o que será que isso significa e por que será que o problema ocorre?

Quando o problema acima citado ocorre, significa que você está tentando realizar a conexão em uma conta nova que nunca foi utilizada no dispositivo, sendo um mecanismo de proteção para evitar que outras pessoas um aparelho que não as pertence.

O primeiro passo para resolver o seu problema será abrir um outro dispositivo com acesso à Internet, como um computador, e tentar conectar sua conta. Caso o login esteja sendo realizado sem problemas, é possível que o erro tenha ocorrido porque você trocou de e-mail com o passar do tempo e bastará conectar o aparelho com seu antigo e-mail, o que não te impede alterar as configurações do aparelho e utilizar outro endereço após a configuração.

No último dos casos, ou seja, se mesmo utilizando uma conta ativa e que foi previamente conectada ao aparelho você não conseguir desbloquear o aparelho, será necessário apagá-lo dos registros do Google. O lado negativo do processo será que você perderá todos os dados do seu aparelho e será como se estivesse novo, entretanto, você conseguirá recuperar o aparelho.

Para tal, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Entre na página de "Encontre meus dispositivos" do Google utilizando um computador;
  2. Caso ainda não esteja conectado, faça login com sua conta do Google normalmente, utilizando seu e-mail Gmail;
  3. Encontre seu dispositivo na lista dos vinculados a sua conta e selecione-o;
  4. Dentre as opções exibidas, selecione "Apagar".

Quando o celular foi apagado, irá automaticamente reinicializar com todos os dados apagados e você poderá novamente conectá-lo a sua conta do Google como se fosse um aparelho nunca antes utilizado. Não se esqueça de realizar o procedimento acima com o celular ligado e bateria suficiente para ser reinicializado.

Se você comprou um celular usado, vai passar o seu para outra pessoa ou simplesmente quer quer saber como remover conta Google de celular formatado, o procedimento explicado acima também pode ser utilizado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Resetei meu celular e não lembro o e-mail, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.