Partilhar

Quem são os Anonymous

Por Karol Jares. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quem são os Anonymous
Imagem: viralpirate.com

De Wikileaks e máscaras famosas no filme “V de Vingança” a invasões de sites pelo mundo, todo mundo já ouviu, ainda que vagamente, sobre os Anonymous. Mas você quer saber, afinal, quem são os Anonymous? É só continuar lendo este artigo do UmComo.

Também lhe pode interessar: Como instalar o Whonix

O conceito dos Anonymous

Anonymous é um grupo, que não possui um líder, cujas ações (feitas sem o conhecimento da identidade de seus praticantes) são a favor de um objetivo para favorecer o povo.

O conceito da palavra utilizada “anonymous” remete a anonimato, ou seja, total desconhecimento da identidade do autor de qualquer coisa. E, seguindo essa linha, o grupo prega essa proposta: pessoas que não tem obrigação de se identificarem, fazendo coisas, mais ou menos, da sua maneira.

Hoje o grupo está cada vez mais ligado a atividades online, como derrubada de sites e invasões para obter documentos confidencias (e bem comprometedores) dos governos das grandes potências mundiais.

Quem são os Anonymous - O conceito dos Anonymous

Quem são os Anonymous?

Todos e ninguém. O grupo é associado às mascaras, famosas no filme “V de Vingança”, onde um ex prisioneiro se vingava de todos os seus torturadores, com um objetivo bem claro de curar a doença em que sociedade se encontra, com todo o ódio e operações secretas (e suspeitas) dos mais ricos e poderosos.

Basicamente, segundo sua definição apartidária (o grupo Anonymous não possui partido), qualquer pessoa pode entrar no grupo e coordenar algum objetivo, desde que este atenda aos conceitos dos demais membros e da própria definição do grupo. Ou seja, o pensamento do grupo é “fazer algo que é importante que seja feito” mas que, na sociedade tal como é constituída, não seria possível com um grupo organizado onde as identidades de seus membros fossem conhecidas. Até porque, em termos de lei, a maioria das atividades de protesto do grupo são consideradas ilegais.

Quem são os Anonymous - Quem são os Anonymous?
Imagem: thegeekanthropologist.com

Objetivos dos Anonymous

Suas ações, principalmente às relacionadas à internet, tem como objetivo promover a liberdade individual e de expressão, tornando público documentos, dados e mídias que alguns governos tentam deixar em segredo do seu povo.

As máscaras (para melhorar a ideia de anonimato) já são sua marca registrada e suas ações são anunciadas em prol da liberdade e da justiça, como uma forma de resistência às ações bárbaras de governos e religiosos.

Principais ações

Dentre muitas ações do grupo, podemos citar como exemplo:

Em 2007, um pedófilo acusado de seduzir uma menina de 14 anos foi preso graças às ações do grupo intitulado Anonymous, que vigiou suas atividades no computador para coletar provas o suficiente para a prisão do criminoso.

O “Projeto Chanology”, que teve como objetivo denunciar as práticas dos membros da seita cientologia (que teve membros famosos em Hollywood), foi de autoria dos Anonymous.

A operação Megaupload, que se deu origem quando o governo dos Estados Unidos tirou o site Megaupload do ar, alegando infringir os direitos autorais de distribuição de obras para televisão e cinema. A retaliação do grupo seguiu seu princípio de lutar por uma “internet livre”.

Participação no que gerou a “Revolta dos 20 centavos” (aquela que não era pelos vinte centavos, que ocorreu no Brasil em 2013).

Depois dos atentados em Paris de 2015, o grupo divulgou um vídeo, prestando condolências ao povo francês e prometendo encontrar os responsáveis pelo ataque e fazer a justiça em nome da liberdade, igualdade e fraternidade.

Quem são os Anonymous - Principais ações
Imagem: ndtv.com

Os problemas

Por mais que haja uma boa intenção no início, as coisas ficam um pouco fora de controle com a questão do anonimato, inerente às ações do grupo.

O sonho de confiar em um justiceiro pode acabar se corrompendo com o anonimato, onde ninguém sabe quem é quem. E, as ações do grupo, embora pareçam sempre ajudar o povo contra as grandes corporações e fanatismos religiosos, pode causar medo e desconfiança por parte de alguns. Afinal, como já foi dito em um grande filme de super heróis, “quem vai vigiar os vigilantes?”.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quem são os Anonymous, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre Quem são os Anonymous

Quem são os Anonymous
Imagem: viralpirate.com
Imagem: thegeekanthropologist.com
Imagem: ndtv.com
1 de 4
Quem são os Anonymous

Voltar ao topo da página