Qual é maior: kB ou MB?

Qual é maior: kB ou MB?

Você se pergunta qual valor é maior, kB ou um MB? A verdade é que as unidades de armazenamento dos computadores podem gerar confusão sobre suas equivalências. Por serem imateriais, muitas vezes nos confundimos com as unidades de medida virtuais. Por isso, neste artigo do umCOMO vamos explicar mais estas unidades de dados para que esclarecer todas as dúvidas e entender: o que é maior: kB ou MB?

Os bits e os bytes

Antes de falar sobre o que é maior, se Kb ou Mb, é necessário ter algumas noções sobre estas unidades de medida. Sendo assim:

Um bit é a menor unidade de dados em um computador e pode ter como valor 1 ou 0; a partir das sequências de bits forma-se a linguagem ou código binário, usado para codificar os dados em informática e telecomunicações. Por isso, quando você digita "umCOMO" no seu computador, a mensagem codificada lida pela máquina é 01110101 01101101 01100011 01101111 01101101 01101111[1].

Um Byte é constituído por 8 bits de dados e é usado como unidade de medida dos arquivos de dados. Os bytes são como um conjunto de bits, e atuam num mesmo sentido (quando você aciona a tecla G, por exemplo, é enviado um byte para que seu computador compreenda a instrução).

Diferenças entre kB e MB

A ciência de dados se desenvolve cada vez mais com o passar dos anos. Em uma breve linha do tempo dessa ciência, podemos ver que o primeiro computador a ser inventado, por exemplo, tinha o processamento similar a de uma calculadora simples[2]. Já os disquetes, muito utilizados até os anos 2000, conseguiam armazenar apenas 1.44 MB[3].

A medida que a humanidade vai desenvolvendo tecnologia, é necessário ter uma capacidade de armazenar dados cada vez maior - por isso, sites como iCloud, Google Drive e Dropbox são tão populares atualmente (eles oferecem praticamente um armazenamento infinito).

KB para MB

Devido a toda essa evolução histórica das máquinas e sistemas operacionais, os bits e bytes ficam pequenos como unidades de medida de dados. Portanto, hoje em dia usam-se unidades de informação maiores:

  • Um KiloByte (kB) equivale a 1024 Bytes
  • Um MegaByte (MB) equivale a 1024 kB
  • Um GigaByte (GB) equivale a 1024 MB
  • Um TeraByte (TB) equivale a 1024 GB

Deste modo, para passar para uma unidade maior, deve-se multiplicar por 1024; para alterar para outra unidade menor, divide-se por esta mesma quantidade.

Principais unidades de medida digital

No umCOMO iremos responder as principais dúvidas sobre o sistema de dados. Confira:

Mb é maior que km?

Tratam-se de duas unidades de medida diferentes: o mb se usa para medir coisas imateriais, impalpáveis, enquanto o km se usa para medir comprimento, distâncias físicas.

O que é kb?

Kb é a abreviação de kilobyte. A cada 1 kb, tem-se 1024 bytes.

O que é maior, giga ou mega?

O giga é maior do que o mega. 1 gigabyte contém 1024 megabytes, e um megabyte contém 1024 kilobytes.

Qual é maior: kb ou mb ou gb?

KB não é maior que MB e, sim, MB é maior que KB. O gb (giabyte) é o maior. A escala é a seguinte:

  • 1 kB = 1024 bytes

  • 1 MB = 1024 kilobytes
  • 1 GB = 1024 megabytes

O que é maior, giga ou mega de internet?

A classificação que vimos acima também se aplica para os provedores de rede de internet. Por isso, giga é maior do que mega de internet.

O que é megabyte?

Assim como kilobyte e gigabyte, o megabyte é uma unidade de medida virtual. 1 megabyte equivale a 1024 kilobytes.

Você pode utilizar sites como o Compactar Imagens JPEG Online para diminuir o tamanho de um determinado arquivo em JPEG (por exemplo, converter de gb para mb).

Qual é maior: kB ou MB?

Pergunta-se: kB ou mB, o que é mais pesado? Após esta revisão e dando resposta ao título deste artigo, vemos que o MegaByte é maior que o KiloByte e, portanto, mais pesado. Desta forma, o MB poderá conter mais informação por ser maior que o kB.

1 mb equivale a quantos kb? A resposta é bem simples - basta lembrar que o k equivale a kilo, que significa mil. Por isso, 1 mb equivale a 1000 kb.

kB é menor que MB?

Sim, o kB é menor que MB, como vimos anteriormente.

MB ou kB: qual é o mais pesado?

O MB é mais pesado do que o kB pois retém maios volume de informação.

Você pode melhorar a memória do seu computador com atitudes bem fáceis. Confira nossos artigos como aumentar a memória RAM de um computador e como liberar memória RAM no Mac para mais informações.

Como enviar e-mails pesados

Falando em KBS, MBS e gigas... Com certeza que já te aconteceu querer enviar arquivos anexados muito pesados por e-mail e não conseguiu. Normalmente, os sistemas de e-mail permitem apenas ao usuário enviar ficheiros anexados até um determinado tamanho. Assim, para conseguirmos contornar este problema temos que utilizar um serviço de hospedagem temporária de arquivos, que nos permite enviar ao destinatário um link do ficheiro por e-mail. Selecionamos algumas maneiras de enviar e-mails pesados que podem ser úteis:

WeTransfer

O WeTransfer é um serviço online gratuito que lhe permite enviar ficheiros até 2 GB e guardá-los até por duas semanas. Para além disso, este serviço também lhe permite adicionar até 20 endereços de e-mail para enviar o mesmo arquivo(s). É muito simples de utilizar, basta aceder a wetransfer.com, adicionar o ficheiro a enviar, o e-mail do destinatário, o seu e-mail e ainda pode acrescentar uma mensagem. De seguida, receberá na sua conta de e-mail indicada um e-mail de confirmação do envio. Se pretender, pode aderir ao WeTransfer Plus onde através do pagamento de uma mensalidade pode enviar ficheiros até 10 GB e adicionar uma password aos seus envios, para uma maior proteção.

Hightail

O Hightail, antigo YouSendIt, é um site de partilha de ficheiros. Este serviço permite-lhe compartilhar arquivos de até 250 MB, ter 2 GB de armazenamento e ter até 5 assinaturas eletrônicas. Para conseguir enviar ficheiros através deste serviço terá de criar uma conta em hightail.com. Se pretender, pode optar por um plano pago, que lhe permite compartilhar ficheiros de maior tamanho e ter um número ilimitado de assinaturas e de armazenamento.

WeSend

O weSend é outro site que lhe permite enviar arquivos pesados, até 2GB. Para além disso, também lhe permite receber ficheiros pesados da sua lista de contatos e ter acesso aos ficheiros enviados e recebidos apenas com uma ligação à internet. Se enviar uma vez um arquivo e pretender enviá-lo de novo, não tem a necessidade de fazer download novamente, pois ele já estará armazenado na sua conta. Para isso, basta aceder a weSend e criar uma conta gratuita. Tal como os serviços anteriores, o weSend também lhe permite fazer um upgrade da sua conta, através do pagamento de uma mensalidade, para conseguir enviar arquivos de maior tamanho.

MailBigFile

O MailBigFile é um serviço online gratuito que também lhe permite enviar ficheiros pesados até 2 GB. Para isso, basta aceder a free.mailbigfile.com selecionar até 5 ficheiros (não ultrapassando os 2 GB), colocar o e-mail e se pretender poderá adicionar uma mensagem. Este serviço também tem planos pagos que lhe permitem enviar até 4 GB de ficheiros entre outras funcionalidades.

Send6

O Send6 permite-lhe enviar arquivos pesados até 50 MB, sem a necessidade de fazer login. Basta aceder a send6.com e preencher o formulário com o seu e-mail, o e-mail do destinatário, o assunto, uma mensagem e fazer o upload dos ficheiros pretendidos. Caso a capacidade deste serviço não seja suficiente, existe a possibilidade de comprar pacotes que lhe aumentam o limite do tamanho dos anexos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é maior: kB ou MB?, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Referências
  1. https://www.invertexto.com/codigo-binario
  2. http://www.insoft4.com.br/blog/voce-sabia-que-o-primeiro-grande-computador-da-historia-foi-programado-por-seis-mulheres/
  3. https://pt.wikipedia.org/wiki/Disquete