Porque meu PC desliga sozinho?

Porque meu PC desliga sozinho?

Sabe quando o seu computador, desktop ou laptop, insiste em desligar sozinho? Além de você perder trabalho que pode não ter salvo e provocar uma série de outros inconvenientes, é um sinal de que alguma coisa não está funcionando de maneira adequada. Para responder à pergunta de: porque meu PC desliga sozinho? Veja quais são os possíveis motivos com as dicas que o umComo.com.br tem para dar sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

Se o PC desliga sozinho, uma razão bem comum para isso acontecer é o superaquecimento da máquina, inclusive, dos seus componentes, como placas e processador. Hoje em dia, é comum que o computador se desligue sozinho quando atinge uma determinada temperatura, a fim de evitar prejuízos posteriores. Uma forma de saber se esse é o motivo do seu desktop ou laptop desligar repentinamente é verificando como está o funcionamento do cooler do processador. Se ele está com ruídos diferentes pode ser que esteja danificado.

2

Antes de trocar o cooler experimente apenas limpá-lo, pois o acúmulo de pó pode estar atrapalhando o seu desempenho, a não ser que seja um notebook, no qual é mais difícil de realizar essa manutenção sem levar à assistência técnica. Outro componente que pode estar com problemas é a pasta térmica do processador, a qual pode ter que ser removida e aplicada novamente. Porém, só mexa nisso se você souber o que está fazendo. De qualquer forma, uma solução eficiente para evitar o superaquecimento de laptops é adquirir um suporte com coolers. Existem diferentes modelos hoje em dia.

3

Outra forma de saber onde está o problema é observando em que momento a máquina desliga sozinha. Se isso ocorrer quando você estiver usando um programa que depende de alto processamento gráfico ou ao abrir vários softwares é possível que seja a placa de vídeo ou o processador realmente que esteja aquecendo demais. O problema pode estar ainda na fonte de alimentação, inclusive, quando o problema surgiu depois que foram trocados componentes do PC. Nesse caso, a fonte pode não ser a mais adequada para as exigências do seu hardware. Verifique ainda se o ventilador da fonte não apresenta cheiro de queimado, pois ela pode estar danificada.

4

Quando o desligamento automático ocorre no laptop, o problema pode estar na sua bateria, que está danificada ou mesmo no fim da sua vida útil, sendo preciso substitui-la. A memória RAM também pode causar o desligamento repentino do seu computador, no caso dos pentes de memória não estarem bem encaixados. Eles também podem estar danificados e para saber em qual deles está o problema é preciso removê-los um por vez e fazer testes. Nesse momento aproveite para limpar com cuidado as memórias com um pincel, pode ser apenas poeira.

5

O HD, o famoso disco rígido, é outro elemento que pode ser o responsável pelo desligamento súbito do seu PC. Já que se trata de um componente mecânico, ao longo dos anos, as suas partes podem se desgastar, causando instabilidade no sistema. O Windows 7, por exemplo, oferece o recurso de verificação de disco do sistema para saber se o problema é nele. Outros locais que podem abrigar a causa do desligamento são nos drivers, inclusive, quando estão corrompidos ou desatualizados. Se o problema for neles é preciso reinstalar os seus programas. Por fim, vale lembrar que vírus também podem causar o problema, sendo necessário verificar se o antivírus está atualizado. Se você não possui está na hora de instalá-lo. Se for este caso confira as nossas dicas sobre como limpar meu computador de vírus.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu PC desliga sozinho?, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.