Computadores Mac

Porque meu Mac esquenta muito?

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 14 junho 2018
Porque meu Mac esquenta muito?
Imagem: rpp.com

Se você trabalha com seu Macbook sobre as pernas é possível que tenha notado: esquenta muito, bastante, mais do que o normal. As altas temperaturas não são nada boas para os computadores, que normalmente acabam rendendo muito menos, por isso o ideal seria fazer que esse reaquecimento desapareça. Para isso o mais importante é averiguar a causa das altas temperaturas e fazer algo a respeito. Em umComo.com.br ajudamos você contando porque seu Mac esquenta muito.

Também lhe pode interessar: Como fechar aplicativos no Mac

Índice

  1. Uso da CPU
  2. Limpeza
  3. Ventiladores
  4. Está quente para valer?

Uso da CPU

Alguns aplicativos requerem um uso mais alto da CPU do seu Mac, o que contribui para que esquente mais. Como saber quais são as culpadas? Vá a Aplicativos>Utilidades>Monitor de atividade. Na aba CPU, clique sobre "% CPU" para ordenar os dados de forma descendente. Assim, verá acima os aplicativos que mais a usam e talvez, se não estão em uso, possa fechar alguma.

Porque meu Mac esquenta muito? - Uso da CPU

Limpeza

Muitas vezes o reaquecimento ocorre porque os dissipadores do Mac estão obstruídos. Quando o computador começa a esquentar, os ventiladores trabalham com mais rendimento para baixar a temperatura. Ao fazer isto, movem também o pó e, se não limpamos com frequência o computador, podem acabar obstruindo os dissipadores. Pode procurar também aí a causa do problema: faça uma limpeza para ver se melhora.

Ventiladores

Outra forma de tratá-lo é, diretamente, se adiantar ao aquecimento e pôr os ventiladores para funcionar de forma manual. Os Macs se gerenciam bastante bem quando colocados em funcionamento, mas se quer ser você a ter o controle, se vai trabalhar com aplicativos que sabe que aumentam a temperatura. Programas como smcFanControl permitem que você seja quem decida quando devem funcionar os ventiladores e a que velocidade.

Porque meu Mac esquenta muito? - Ventiladores

Está quente para valer?

Especialmente nos MacBook Pro, com sua carcaça de alumínio, muitas vezes sentimos que estão mais quentes do que estão na verdade no seu interior. Comprove sempre as temperaturas (pode fazer isso com smcFanControl, do qual falamos no ponto anterior) e tente que não superem os 60º.

Sugestão: Por que meu Mac não reconhece o USB e o que fazer quando ele trava

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque meu Mac esquenta muito?, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: rpp.com
1 de 3
Porque meu Mac esquenta muito?