O que significa 'ITI MALIA'

O que significa 'ITI MALIA'

Desde 2017 o meme 'iti malia' caiu nas graças da internet e acabou se transformando em uma expressão do ápice da fofura, carinho ou admiração por um crush, por exemplo. Se alguém já usou um 'iti malia' para ser referir a você, pode comemorar. Neste artigo do umCOMO vamos explicar o que significa 'ITI MALIA', qual a origem e quando usar, além do significado de outras 6 expressões memes relacionados: 'vixi maria, vixi, iti malia mo deuso, ownt, ata, ah pronto, ah pronto intensifies e qui bão.

Iti Malia: significado

O que significa ITI MALIA? A expressão Iti Malia ao pé da letra da linguagem memeal é uma maneira muito fofa de dizer 'Ixi Maria' ou 'Vixi Maria', que der¡va de 'Virgem Maria'. Pode ser interpretada também como a linguagem 'bebê' para a expressão ou a maneira característica de falar do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, que troca o 'R' pelo 'L'.

Iti malia costuma ser usado em situações de extrema fofura ou carinho, ou então, uma surpresa muito muito agradável.

Frases com Iti Malia - Exemplos

  • Iti malia, como você está linda hoje.
  • Iti malia, que neném mais fofinho.
  • Iti malia, papai, eu tô apaixonada.

Apesar da origem morfológica da expressão Iti Malia vir de Vixe Maria (ou Vixi Maria), elas não têm exatamente o mesmo significado e, assim sendo, têm também sinônimos diferentes.

Imagem: Reprodução/Twitter

Significado de Vixe Maria

Diferente do que significa ITI MALIA nas redes sociais, 'Vixi Maria' funciona mais como uma interjeição de espanto, para expressar surpresa de uma maneira informal.

Sinônimos de Vixe maria ou Vixi maria

Vise mainha, oxente, eita, ave maria, oh pá, oxe, vish, opa, nossa, ixi, ave, arre

Exemplos com Vixe Maria

  • Vixi Maria, eu não sabia que a prova era hoje!
  • O céu está preto. Vixe Maria.
  • Vixe Maria, já imaginou se isso acontece?!

Significado de Vixe

Vixe, vixi ou vish também é usado como interjeição de surpresa e forma curta ou sinônimo de Vixe Maria. Costuma ser aplicado naqueles momentos em que algo deu muito certo ou muito errado e você quer expressar essa surpresa de maneira coloquial.

Sinônimos de Vixe

Vixe maria, eita, aff, deu ruim, eba, oba, opa, ai ai ai, puts, ui, caraca, caramba...

Exemplos com Vixe

  • 'Você não quis? Vish, bem feito' - (Trecho da música 'Foi Daquele Jeito', de Thame e Thiago)
  • 'Vixe mainha, ó neguinha, tudo é tão bom...' - (Trecho da música 'Café com Pão' do grupo Vixi Mainha)
  • Vixi, acho que vai chover.

Sugestão: O que significa Crush

Imagem: Reprodução/Twitter/@m_regeantz

Iti malia: meme

Mas, o que é ITI MALIA? Desde que Iti Malia se traduziu em expressão de fofura absoluta, a palavra 'iti malia' passou a ser usado para infinitos memes. Mas a imagem que oficialmente representa o meme no Twitter é a da personagem Mônica, da Turma da Mônica, na sua versão bebê na frente de uma tela de computador que estampa: Iti Malia.

Como surgiu ITI MALIA

Na verdade, como já explicamos anteriormente, a origem do meme iti malia e sua relação com a Turma da Mônica também tem seus méritos ao jeito de falar do Cebolinha. O personagem e seu jeitinho único e fofinho merece seus créditos pelo sucesso de mais um meme da internet brasileira.

A graça da imagem da Mônica bebê fofinha na frente do computador com o meme iti malia veio de um meme que ficou na moda antes disso, o ATA, meme da Mônica explicado logo abaixo. Enquanto o ATA tinha um caráter 100% cínico e irônico, o iti malia é uma versão inocente, coração de manteiga, para aqueles momentos tão ternos que você precisa falar com voz de bebê.

O que significa ITI MALIA no Facebook

O significado de ITI MALIA, tanto no Facebook, quanto em qualquer outra rede social é sempre o mesmo: uma interjeição para algo muito fofo ou lindinho. Com o tempo 'iti malia' também foi tomando um sentido de crush e namorado, quando algumas pessoas começaram a dizer que 'queria ser o iti malia de alguém'. Ou seja, há quem considere 'iti malia' uma espécie de sentimento que envolve muito carinho, afeto e fofura.

Imagem: Reprodução/Twitter

Iti malia mo deuso - Significado

'Mo deuso' é um complemento à expressão 'iti malia' que surgiu na época do auge da gíria. Assim como em Iti Malia que vem de 'virgem Maria¡, 'mo deuso' vem de 'meu Deus'. O sentido disso também é a entonação fofa. Podemos dizer, portanto, que 'iti malia mo deuso' tem o mesmo significado da interjeição 'iti malia', porém de uma maneira mais exagerada.

Iti malia, o jogador

Na Copa do Mundo de 2018 o jogador senegalês Ismaïla Sarr, pelo time do Senegal, protagonizou alguns memes brasileiros pelo fato de ter o seu nome abreviado para Isi Malia, em sua camisa, e teve seus momentos de fama na internet brasileira ao ser apelidado como o 'jogador iti malia'.

Você entende melhor na imagem abaixo, que uso o termo 'mo deuso' como 'meu deuso'.

Imagem: Reprodução/Facebook

O que significa ownt nas redes sociais

Falando em expressões que representam sentimentos aguçados de fofura, não podemos deixar de citar o significado de 'ownt', que também é uma interjeição de fofura para todos aqueles momentos em que te faltam as palavras para expressar a gostosura meiga de alguma coisa. Essa resposta vale para 'o que significa ownt no WhatsApp', Facebook e qualquer rede social.

Sinônimos de 'ownt'

Assim como no caso 'iti malia mô deuso', existem variações de ownt. Você pode encontrça-la por aí como:

ownt, own, owts, awn, oun, ouin, nhoin, nhoim...

Imagem: Reprodução/geradordememes.com.br

ATA, o meme da Mônica que veio antes de Iti malia, e seu significado

Antes do iti malia, um meme da Turma da Mônica que bombou em 2017 foi o ATA, cujo significado é uma forma curta e informal de dizer 'Ah tá'.

O meme ATA, com a ilustração da personagem Mônica usando um computador que mostrava a expressão ATA na tela foi sucesso tão absoluto que a própria Mônica Sousa, filha do Maurício de Souza, autor da Turma da Mônica, e inspiração da personagem, postou uma foto reproduzindo a brincadeira. É claro que a internet foi à delírio.

Algum tempo depois, em 2017, usuários do Twitter apuraram que a origem da imagem do ATA, da Mônica, na verdade é uma montagem com a capa da edição 102, de um gibi da Mônica, de 2004.

Significado de ATA, o meme da Mônica

Não confunda ATA, o meme, com 'ata de reunião'. Se você procurar o significado de ata no dicionário, vai encontrar que é o registro dos acontecimentos ou assuntos comentados em uma reunião ou assembleia, mais conhecida como ata de reunião.

O meme ata, enquanto expressão informal de 'ah tá', tem um sentido de dúvida e ironia. A gíria ata costuma ser usada para duvidar de algo de maneira irônica, dar uma resposta cínica a algo que você não acredita ou a alguma coisa sem graça.

Exemplos de ATA, o meme

Algumas situações em que uma resposta com ATA se encaixaria:

  • Este ano eu vou fazer exercícios 5 vezes por semana. (Resposta: ATA)
  • Minha reação quando meu amigo fala que dessa vez não vai se atrasar. (Resposta: ATA)
  • Como eu me sinto quando o professor muda a data de entrega do trabalho depois de eu ter passado a noite inteira fazendo. (Resposta: ATA)

Sugestão: O que significa emoji de olhos

Imagem: Reprodução/Twitter

Iti Malia X Ah pronto e seu significado

Ao mesmo tempo em que a expressão 'iti malia' invadiu as redes sociais com uma surra de fofura expressando altas doses de carinho e paixão, junto com ela veio a expressão 'Ah pronto', que na internet significa praticamente o oposto de Iti malia.

Um 'ah pronto' tem aquele sentido 'ixi, começou' ou 'estava demorando' com a intenção mais irônica possível, de algo que chegou para atrapalhar ou acabar com a paz e harmonia. O 'ah pronto' serve para expressar aquele momento ou pessoa indesejada, que você sabia que poderia acontecer ou aparecer a qualquer momento e, de fato, se realiza. Uma pitada de frustração com conformismo e amargura no coração.

Leia também: O que significa 'deus me livre mas quem me dera'

Você não quer ser um 'ah pronto' na vida de ninguém, mas sim um 'iti malia', os memes são a melhor síntese disso:

Imagem: Reprodução/Twitter

Significado de Ah pronto intensifies

O meme Ah pronto intensifies também apareceu nas redes sociais em 2017 e o seu significado tem o sentindo do 'Ah pronto' explicado acima, porém como um estado de espírito. Trata-se daquele momento em que o seu sentimento de 'Ah pronto' se intensifica. Quando você começa a ficar bravo por alguma coisa e aquele sentimento começa a se intensificar. Esse sentimento, pelos ~internautas~ é carinhosamente apelidado de 'Ah pronto intensifies'.

Leia também: O que significa URSAL - Resumo e memes

Imagem: Reprodução/Twitter

Qui bão: meme e significado

Voltando à turma da Mônica, outra variação que surgiu do meme ATA foi o meme qui bão, que se apropriou da simpática imagem do personagem Chico Bento e seu vocabulário caipira para expressar um sentimento de indiferença usando a expressão 'qui bão', que seria, na forma culta, 'que bom'.

O meme quibão, portanto, é usado em situações de informações desnecessárias, quando alguém te conta algo ou uma vantagem que não faz a mínima diferença na sua vida. Para os mais antigos no mundo dos memes, poderíamos dizer que quibão é o novo 'troféu joinha' (quem se lembra?)

Sugestão: Perguntas para enquetes no Instagram - 100 melhores ideias

Imagem: Pinterest

Extra: o que são memes

Vira e mexe, ao usar as redes sociais, você deve ver e certamente usar alguma expressão como 'olar, keep calm, ou padrões em imagens. O mesmo é válido para vídeos: 'nyan cat', 'trolololo' e tantos outros que muitas pessoas viram incansáveis vezes, assim como iti malia, ownt e outras expressões explicadas nesse post.

Origem da palavra 'meme'

A explicação para o termo “meme” é que “meme” vem do francês, que significa “mesmo”. E um “meme” é uma mesma imagem ou uma mesma expressão repetida incontáveis vezes pela internet. Atualmente, o significado atribuído ao termo “meme” vem de um livro de Richard Dawkins em que ele usa esse termo.

O que é um meme

Um meme é qualquer coisa criada na internet que viraliza. Um meme também é um viral. Um meme pode ser um hype, aquele tipo de conteúdo que faz um boom de sucesso e depois ninguém mais se recorda. O próprio Harlem Shake, por exemplo ou o “Ahhhh Lele lek lek lek lek”. Um hoax, um boato de internet, pode se tornar um meme. Um meme é tudo aquilo que passa a ser repetido muitas vezes, às vezes inclusive com adaptações. A graça de alguns memes, inclusive, não está nem na própria imagem, mas sim na sua adaptação.

Nana Gouvea foi um exemplo, ela se tornou um meme não por sua foto original, mas pelas tantas modificações que fizeram da sua foto. A graça estava em quem fazia a montagem mais absurda da modelo. Esse é um outro tipo de meme, onde a graça do meme não está na imagem original, mas em suas adaptações.

Expressões padrão

Os memes são expressões padrões, que passamos a usar em nossas conversas e que possuem o mesmo compreendimento de uma palavra comum. A foto da coruja “O RLY?”, por exemplo, apesar de ser um meme, é uma expressão de fácil entendimento, uma imagem irônica, fácil de ser entendida e de ser substituída por um “Nossa, jura?”, que seria igualmente irônico.

Memes na publicidade

O meme é uma estratégia de propaganda muito bem aceita pelo consumidor, principalmente por este vê-la não como uma propaganda, mas sim como um conteúdo web comum. A maior aceitação fez que muitos publicitários usassem os memes em suas estratégias de propaganda. Se recorda dos “pôneis malditos”? Pois é. O meme na publicidade é um conteúdo 100% web. Apesar de não ser o caso dos pôneis malditos.

Veja também: As melhores piadas do mundo - Tente não rir

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa 'ITI MALIA', recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.