Partilhar

O que significa engajamento em mídia social

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 16 janeiro 2017

Em mídia social existe uma variedade de termos que muitos usuários não compreendem e desconhecem a importância desses termos, seja para promover seus blogs, vlogs ou apenas seus nomes e sua imagem. Entender o que significa engajamento em mídia social e praticar o engajamento nos seguidores é muito importante para se tornar uma pessoa conhecida e relevante naquele conteúdo que você se propõe a se comunicar.

Também lhe pode interessar: O que significa UP no Facebook
Passos a seguir:
1

Engajamento é a interação entre seguidores, ou seja, a resposta a comentários, a partilha de conteúdos, o fav e o like. Um usuário de uma rede social que constantemente recebe respostas de seus seguidores, fav em seus tweets ou like em suas publicações no Facebook é um usuário que tem o engajamento de seus seguidores. Até porque, a relevância de alguém em uma rede social é medida pela sua capacidade em fazer com que as pessoas interajam com ela. Escrever, conversar e não obter a resposta de ninguém é um sinal de que seus seguidores ou amigos não dão muita importância ao conteúdo que você publica.

2

Para obter maior engajamento dos seus seguidores e amigos, é necessário estar sempre presente nas redes sociais e conversar com quem tem segue. Não espere a iniciativa das pessoas que te seguem, tenha você a iniciativa: faça perguntas, puxe assunto sobre algo que teu seguidor considere relevante; isso fará com que você seja visto não apenas como um número, mas como uma pessoa que tem carisma e que possui uma imagem que merece atenção.

O que significa engajamento em mídia social - Passo 2
3

A tarefa mais importante e talvez a mais difícil numa rede social para conseguir engajamento dos seguidores é superar a fase do “ser um número” para se tornar “uma pessoa”. Nas redes sociais onde o que conta é quem tem mais números, ou seja, “mais seguidores e/ou mais amigos”, se destacar entre tantos números (pessoas) que pipocam conteúdo o tempo inteiro e se tornar A pessoa que merece atenção e relevância é um grande desafio.Mas é possível:

  • fique constantemente online, se não puder, agende* suas publicações para dar a ideia de que você fica um bom tempo online;
  • Sempre dê fav ou like no que seus amigos postam, pois eles irão te notar, eles verão que você os acompanha e isso despertará o sentimento de reciprocidade;
  • Seja também sempre atencioso e paciente, bem humorado; ninguém quer conversar com alguém que só reclama e fala de si próprio.

E para quem quer agendar publicações mas não sabe como, o UmComo tem vários posts que ensinam como agendar suas publicações nas redes sociais:

4

Com essas pequenas dicas você conseguirá maior engajamentos dos seus amigos ou seguidores na rede social que você usa. Aí você verá que todo dia será comum em seu perfil ter um novo seguidor, uma nova solicitação de amizade, um fav, RT ou um like. Basta ter dedicação.

5

Se seguiu as dicas do UmComo e conseguiu sucesso no engajamento, conte pra gente como foi no espaço de comentários.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa engajamento em mídia social, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre O que significa engajamento em mídia social

1 de 2

Voltar ao topo da página