O que significa 'deus me livre mas quem me dera'

O que significa 'deus me livre mas quem me dera'
Imagem: Mercado Livre

Deus me livre mas quem me dera é a expressão que caiu nas gracinhas da internet, praticamente como uma interjeição, para expressar um estado de espírito bem confuso e contraditório. Aquele sentimento de algo que você tem repulsa, mas no fundo deseja, ou ao contrário. Neste artigo do umCOMO nós explicamos a origem do meme e o que significa 'deus me livre mas quem me dera' além dos bordões relacionados: 'deus me livre mas quem me dera inclusive quero porém depende', 'deus me defenderay', 'deus me dibre', 'deus te elimine'.

Deus me livre, mas quem me dera - Significado

Não se sabe há registros sobre a origem de 'deus me livre mas quem me dera', fato é que a expressão ganhou fama no Twitter e no mundo dos memes em 2018. 'Deus me livre, mas que me dera'é uma ironia, cujo significado está relacionado com qualquer coisa que você superficialmente rejeite, mas no fundo deseja, ou vice e versa.

A ironia está justamente ao juntar as duas expressões que, informalmente, são praticamente antônimos (sentidos opostos) e acabam ficando com o sentido de uma interjeição controversa. Para que não restem dúvidas, explicamos o significado de cada uma delas:

Imagem: Reprodução/Twitter

Significado de 'deus me livre'

Deus me livre, ao pé da letra, significa proteção. Apesar de não haver nenhuma apuração gramatical oficial até o momento, tudo indica que a expressão tenha vindo da Bíblia e seus dizeres cristãos, que com o tempo foram se popularizando e ganhando versões mais informais.

Não se sabe ao certo de qual citação bíblica exata a expressão veio, já que são muitas as passagens que fazem referência a uma 'salvação' divina. Podemos citar um trecho da oração do 'Pai Nosso', por exemplo:

'Perdoai-nos as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido

e não nos deixeis cair em tentação.

mas livrai-nos do Mal.

Amém.

Exemplos com 'deus me livre'

Na boca do povo os usos da expressão 'deus me livre' são infinitos, ela costuma ser aplicada no começo ou no final de frases, como interjeição de repulsa, nojo, espanto ou recusa. Alguns usos possíveis da expressão 'deus me livre' são:

  • Deus me livre, passar o final de semana sem sair de casa.
  • Ele falou que quer namorar comigo? Deus me livre!
  • Deus me livre tonar café sem açúcar.

Variações e sinônimos de 'deus me livre'

Deus me defenda, deus me proteja, deus me livre e guarde, 'des'ulivre'...

Deus me livre em inglês

Até existe um meme que brinca com 'deus me free', mas esse não é o jeito certo. Em inglês, a tradução de 'deus me livre' seria:

God forbid (that)

Deus me livre em espanhol

Dios no lo quiera

Quem dera - Significado

A origem da expressão 'quem me dera' também é desconhecida, enquanto o seu significado é tão comum quanto o da expressão comentada anteriormente. Seu sentido está ligado a desejos muito fortes ou impossíveis, praticamente o antônimo de 'deus me livre'.

Exemplos com quem dera ou quem me dera

  • Quem dera eu encontrar um para de asas.
  • Quem me dera estar de férias hoje!
  • 'Quem me dera, ao menos uma vez, explicar o que ninguém consegue entender...' - Legião Urbana, Índios
  • 'Quem dera ser um peixe, para em teu límpido aquário mergulhar...' - Fagner, Borbulhas de Amor

Variações e sinônimos para 'quem me dera'

Não existe uma definição correta para essa interjeição, tampouco, uma maneira de se dizer ou escrever que seja considerada a oficial. Por isso, é possível que você a encontre como 'quem dera' ou 'quem me dera', sem diferença no significado de ambas.

Quem me dera em inglês

I wish...

Quem me dera em espanhol

  • Ojalá...
  • Quien pudiera...

Deus me livre mas quem me dera inclusive quero porém depende

E no auge do 'quem me dera mas deus me livre', como se a expressão já não fosse ambígua e contraditória o suficiente, os internautas começaram a brincar com a frase 'deus me livre mas quem me dera inclusive quero porém depende' para exagerar ainda mais no sentido de contradição do sentimento. Na essência a expressão significa a mesma coisa já explicada anteriormente, porém com um toque extra de drama e humor.

Imagem: Reprodução/@ilycloures

Meme 'deus me defenderay'

Antes de expressão 'deus me livre mas quem me dera' viralizar, bombou na internet o meme 'deus me defenderay', cujo significado é o mesmo de 'deus me livre', porém dito de uma maneira, até então, inovadora.

A origem do meme aconteceu em uma entrevista para o SBT cujo tema era sobrancelha estilo 'pena'. Ao ver a foto e ser perguntada se teria coragem de aderir ao look, uma entrevistada não hesitou em ser muito sincera e responder:

'Deus me defenderay...nunca no Brasil, na terra, na vida, na terra que eu vou usar isso...'

Para alegria ainda maior ela completa:

'Sou fina, bonita, vou ficar com uma sobrancelha dessa ridícula?'

Desde então, a expressão 'deus me defenderay' já faz parte do acervo de memes e é usada com o mesmo significado de 'deus me livre'.

Imagem: Reprodução/YouTube

Deus me dibre - Significado

Dibre é uma variação informal e uma maneira mais fácil de pronunciar o substantivo 'drible', que significa um desvio sorrateiro com a bola em alguma modalidade esportiva. O jeito certo de escrever é 'drible', mas já faz tempo que a expressão 'dibre' caiu nas graças e simpatia do povo. O jogador Ronaldinho Gaúcho, por sua vez, conhecido por seus dribles incríveis, é um dos principais representantes do meme dibre.

Com isso, a internet não perdeu a chance de criar a expressão 'deus me dibre', que tem o mesmo significado de 'deus me livre' mas com uma dose extra de humor. Além da versão 'deus me dibre mas quem me dera'.

Leia também: O que significa URSAL

Imagem: @NazareAmarga

Deus te elimine - Meme e significado

Como deu para perceber, a internet não perde a oportunidade de usar citações bíblicas e o 'nome de Deus em vão' para brincar com bordões, quase sempre, irônicos. O mesmo aconteceu com o meme 'deus te elimine', não se sabe ao certo a origem é culpa do corretor ortográfico do WhatsApp ou algum engraçadinho da internet que não estava tendo uma semana muito boa e resolver mudar 'deus te ilumine' para 'deus te elimine'. Fato é que no Twitter a brincadeira funcionou e deu origem a um montão de expressões relacionadas e memes hilários:

  • Bom dia, que deus te elimine!
  • Que deus elimine todos vocês!

Sugestão: O que significa ITI MALIA

Você se lembra de outras expressões desse estilo? Conte nos comentários! 😉

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa 'deus me livre mas quem me dera', recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Bibliografia
  • https://dibradoras.blogosfera.uol.com.br/2018/04/11/de-onde-vem-o-dibre/