Significados dos memes e gírias

O que significa despacito? - Tudo sobre a expressão!

Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora. Atualizado: 13 fevereiro 2019
O que significa despacito? - Tudo sobre a expressão!

A cada semana surge um novo meme, parece que o despacito veio para ficar e incorporar mais uma palavra ao nosso vasto vocabulário "portunhol". Se você já se deparou com essa expressão por aí mas ainda não entendeu exatamente o seu significado, nem de onde essa gíria surgiu. O umCOMO te explica agora o que significa despacito.

Também lhe pode interessar: O que significa OLAR

Índice

  1. De onde surgiu despacito
  2. Traduzir Despacito: qual o significado da letra em português?
  3. Significado de despacito
  4. Memes com Despacito

De onde surgiu despacito

No dia 13 de janeiro de 2017 os artistas porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee lançaram uma música no ritmo reggaeton que foi praticamente um sucesso imediato. O nome da música? Despacito.

Em pouco tempo a canção toda dançante já havia se espalhado pelos países de língua espanhola na América e também na Europa. O hit foi se tornando mais conhecido até mesmo em países que não têm o castelhano como língua nativa.

O clipe, lançado no YouTube no mesmo dia em que o single, atingiu a prestigiada marca de 1 bilhão de visualizações, o que foi um marco para a música latina. Mas, foi após o lançamento de uma versão com o cantor Justin Bieber, em abril, que a parada explodiu de vez e bombou no Brasil.

Desde então, a versão de Despacito com Justin Bieber, que, de maneira inédita, além de cantar em inglês também canta alguns versos em espanhol, ocupa o topo das paradas nacionais e internacionais de músicas mais reproduzidas. A versão original também continua fazendo sucesso.

Dessa forma, a expressão despacito veio da música. A seguir comentaremos os seus significados e aplicações distintas.

O que significa despacito? - Tudo sobre a expressão! - De onde surgiu despacito

Traduzir Despacito: qual o significado da letra em português?

Quem fala português até pode entender algumas palavras em espanhol, mas com o sotaque e a rapidez da melodia, fica complicado acertar de primeira o significado de Despacito. Uma das poucas coisas que se entende com clareza aos ouvidos de quem está acostumado com o português é a palavra que inicia o refrão e dá nome à música: DES-PA-CI-TO!

Pois bem, a música toda, basicamente é a declaração de um cara para uma pessoa para quem ele já está observando há bastante tempo e claramente tem intenções de chegar nela. Ele diz que já está observando há muito tempo e que percebeu que ela também estava olhando.

Então, ele começa a cantar tudo o que devagarinho ele faria com essa paquera: respirar lentamente sobre o pescoço, dizer coisas ao ouvido, provocar gritos e estimular os sentidos dessa pessoa até que ela fique louca de tesão por ele. Ele ainda fala que levaria ela uma praia em Porto Rico e lentamente eles iriam se pegando.

Para que fique claro, a tradução despacita do primeiro refrão é a seguinte:

"Devagarzinho

Eu quero respirar o seu pescoço devagarzinho

Deixe-me dizer-lhe coisas em seu ouvido

Para que te lembre se não estás comigo"

Significado de despacito

De acordo com a gramática, a expressão Despacito é o diminutivo de despacio, que significa lentamente. No entanto, a tradução mais próxima do sentido que essa expressão realmente tem na música e também no uso de quem fala castelhano seria "devagarzinho" ou "devagarinho".

Despacio = lentamente

Despacito -> diminutivo de lentamente = "devagarzinho"

Essa expressão pode ser usada no sentido de quando você ver quer que alguém faça algo tranquilo, com calma e jeitinho. É com esse sentido que a música diz despacito e também quem fala espanhol.

Extra: se empolgou com a língua espanhola? Temos algumas coisinhas que podem te ajudar:

Memes com Despacito

A internet já adotou a expressão e não faltam memes com ótimos exemplos da aplicação do termo "despacito". A maioria deles respeita os significados apresentados acima e têm uma certa vibe de "pega leve". Portanto, agora que você já sabe o que significa Despacito, não precisa mais ficar perdido quando alguém fizer piada com a expressão. Você pode até encontrar uma situação e ao invés da lançar um "vai com calma", mande logo um "DESPACITO".

Sugestão: De onde veio o 'Já acabou Jéssica'?

O que significa despacito? - Tudo sobre a expressão! - Memes com Despacito

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa despacito? - Tudo sobre a expressão!, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
mariacarolina
o que significa despacito
marcostadeu
porque surgiu issso e aonde ?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Olá, Marcos, como já explicado no texto, a expressão 'Despacito' vem de uma música que foi lançada em janeiro.
AERPHIO
*USTÉ DEBE ACER DESPACITO! KIKIKIKIKIKIKIKIKIKIKIKI*
marcostadeu
eu quero saber o porq e aonde surgiu isso?
1 de 3
O que significa despacito? - Tudo sobre a expressão!