O que significa CRUSH

O que significa CRUSH

A língua portuguesa é cheia das suas particularidades e palavras de sentido único, alguma delas mal tem tradução para outras línguas. Acontece que com a globalização e a era da internet cada vez mais tomamos algumas palavrinha emprestadas de outras línguas, principalmente do inglês.

A maioria desses vocábulos emprestados até tem uma tradução em português mas o sentido da frase acaba ficando mais completo e descolado quando usamos o termo em inglês. Essa tendência tem nome: estrangeirismo, que é quando uma palavra de outra língua é incorporada ao léxico da língua receptora. A expressão Crush é uma desses casos.

Se você não tem o inglês como língua materna você não é obrigado a saber o significado das palavras, tampouco usá-las. Mas se você tem vontade de acrescentar alguma expressões ao seu vocabulário e curiosidade em saber o que significa crush, se ligue na resposta do umCOMO.

Tradução de Crush: o que significa em inglês (verbo)

Ao pé da letra Crush é um verbo da língua inglesa que pode ter o sentido de esmagar, triturar, destruir, moer ou colidir.

O que significa crush em inglês

Exemplos do significado de Crush como verbo de força ou pressão:

His car was crushed by a tree = O carro dele foi esmagado por uma árvore

Como verbo a expressão Crush também pode ter um sentido de repressão. Repare no exemplo:

The opposition was brutally crushed = A oposição foi brutalmente reprimida.

Ainda como verbo de força, pode ter um sentido de finalizar ou destruir:

Their hope were crushed by the bad news = A esperança deles foi destruída pelas más notícias.

Sugestão: De onde surgiu o 'Já acabou Jéssica'?

O que significa crush como gíria

Os falantes da língua inglesa também usam a expressão Crush para designar atração por pretendentes amorosos ou paixões platônicas. O que no Brasil poderíamos classificar como "paixonites" ou "quedinhas".

O que significa crush no amor

É importante não confundir o significado dessa expressão com gostar ou amar. Observe nos exemplos:

  • She has a crush on you = Ela tem uma queda por você
  • He is my crush = Ele é o meu paquera

Crush ou paquera?

Como deu para perceber, de acordo com os exemplos, o significado de crush tem muito mais a ver com paquera, uma coisa platônica, um querer, do que um par romântico que de fato, acontece. É muito mais sobre admirar alguém com quem ainda não aconteceu nada.

Crush ou namorado?

Crush e namorado, portanto, têm significados diferentes, apesar de ambos estarem relacionados a pessoas que (supostamente) se gostam. Namorado, ou namorada, é aquela pessoa com quem se tem um relacionamento e ambas estão cientes disso. O significado de crush, por sua vez, tem muito mais a ver com alguém que você paquere ou tenha sentimentos de atração sem que a pessoa saiba.

Diferença entre crush e contatinho

A expressão 'contatinho' também foi adotada pelo mundo virtual para designar aqueles ficantes, 'peguetes' ou 'rolos' que você costuma conversar nas redes sociais. Crush e contatinho não são a mesma coisa, mas um crush pode ser um contatinho e vice-e-versa.

O que significa crush na internet

Na língua portuguesa Crush passou a ser usado primeiramente na linguagem virtual, principalmente do Facebook e Instagram, com o sentido representado acima, de atração e não de esmagamento. A expressão se tornou tão popular na linguagem escrita das redes sociais e nos memes que passou a ser também falada como uma gíria, é por isso que as pessoas se perguntam o que significa crush no WhatsApp e em outras redes sociais.

O sentimento de Crush pode ser mútuo ou não. Você pode dizer que aquele seu ficante que você não tem nada muito sério é o seu Crush, ou aquela pessoa com que você troca olhares. Observe alguns exemplos da expressão nesse caso:

  • Hoje eu vou sair com o meu crush.
  • Meu crush acabou de me mandar uma mensagem.

O que é crush

Outra aplicação da palavra crush na língua portuguesa é designá-la ao sentimento e não à pessoa por quem você tem uma paixonite. Confira exemplos:

  • Ela tem um crush pelo amigo do primo dela.
  • Ontem eu estava no metrô e tive um crush com uma menina.

Ainda com relação ao significado do sentimento de crush, ele pode ser designado a paixões platônicas impossíveis. Essa expressão é muito usada na internet para falar sobre celebridades atraentes, como por exemplo:

  • Eu tenho vários crushes pelo personagem dessa série.

Crush já é tão popular no vocabulário informal que ganhou brincadeiras e variações adaptadas ao português referindo-se ao tema. Um dos casos é a invenção do verbo (informal) crushar e descrushar. Observe os exemplos:

  • Eu curtia ele mas já descrushei.
  • Ontem quando eu vi ela crushei na hora.

Veja também: O que significa esse emoji

Imagem: Reprodução/beijosnaomeliga.com.br

O que significa crush supremo

No Brasil, tamanho foi o sucesso de crush nas redes sociais que a internet foi inventando expressões relacionadas. Uma delas é o significado de crush supremo. Sim, uma pessoa pode ter mais de um crush, até muitos, mas pode existir aquele que é o rei dos crushes. Se você tivesse que escolher apenas um crush, quem seria? Este é o seu crush supremo, o 'preferido'.

Supremo significa aquilo que está acima da média, mais importante, mais especial. Soberano, extremo, absoluto são alguns dos sinônimos para a palavra supremo.

Falando nisso, veja os 150 elogios para comentar na foto do crush.

Poxa, crush

Outra expressão que deu o que falar na internet foi 'poxa, crush' que ficou famosa após ser usada em um vídeo de música de Nicks Vieira, que até menciona o termo 'supremo'. Entenda melhor assistindo o vídeo original abaixo:

Como escreve crush

Como o título indica, crush é um estrangeirismo que se escreve assim mesmo: c-r-u-s-h! A pronuncia correta da palavra Crush é parecida com "crãch". A expressão no contexto da língua portuguesa tanto na internet quanto na linguagem falada mantém o significado de paquera, pretendente, paixonite, paixão platônica e até de ídolo, em alguns casos.

Plural de crush = crushes

O plural de crush é crushes, tanto em inglês, quanto em português.

Você tem um Crush? Talvez seja a hora de conferir

  • 8 sinais para saber se essa relação tem futuro
  • Melhores memes para mandar para o crush
  • Dicas infalíveis para conquistar o crush

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que significa CRUSH, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.