Partilhar

O que são memes

Por Daniela Amadeu. Atualizado: 10 agosto 2017
O que são memes
Imagem: Flickr / John C Bullas

Vira e mexe, ao usar as redes sociais, você deve ver e certamente usar alguma expressão como “olar”, “keep calm”, ou padrões em imagens, como imagens com o mesmo padrão do Obama durante as eleições com o “Yes, we can”. O mesmo é válido para vídeos: nyan cat; trolololo e tantos outros que muitas pessoas viram incansáveis vezes. Tanta gente convive com isso diariamente sem saber o que são memes, mas ao ler esse post no UmComo, você irá descobrir.

O termo

Outrora a explicação para o termo “meme” é que “meme” vem do francês, que significa “mesmo”. E um “meme” é uma mesma imagem ou uma mesma expressão repetida incontáveis vezes pela internet. Atualmente, o significado atribuído ao termo “meme” vem de um livro de Richard Dawkins em que ele usa esse termo. Ficamos incertos em relação a origem do termo.

O que são memes - O termo

O que é?

Um meme é qualquer coisa criada na internet que viraliza. Um meme também é um viral. Um meme pode ser um hype, aquele tipo de conteúdo que faz um boom de sucesso e depois ninguém mais se recorda. O próprio Harlem Shake, por exemplo ou o “Ahhhh Lele lek lek lek lek”. Um hoax, um boato de internet, pode se tornar um meme. Um meme é tudo aquilo que passa a ser repetido muitas vezes, às vezes inclusive com adaptações. A graça de alguns memes, inclusive, não está nem na própria imagem, mas sim na sua adaptação.

Nana Gouvea foi um exemplo, ela se tornou um meme não por sua foto original, mas pelas tantas modificações que fizeram da sua foto. A graça estava em quem fazia a montagem mais absurda da modelo. Esse é um outro tipo de meme, onde a graça do meme não está na imagem original, mas em suas adaptações.

O que são memes - O que é?

Expressões padrão

Os memes são expressões padrões, que passamos a usar em nossas conversas e que possuem o mesmo compreendimento de uma palavra comum. A foto da coruja “O RLY?”, por exemplo, apesar de ser um meme, é uma expressão de fácil entendimento, uma imagem irônica, fácil de ser entendida e de ser substituída por um “Nossa, jura?”, que seria igualmente irônico.

O que são memes - Expressões padrão

Meme na publicidade

O meme é uma estratégia de propaganda muito bem aceita pelo consumidor, principalmente por este vê-la não como uma propaganda, mas sim como um conteúdo web comum. A maior aceitação fez que muitos publicitários usassem os memes em suas estratégias de propaganda. Se recorda dos “pôneis malditos”? Pois é. O meme na publicidade é um conteúdo 100% web. Apesar de não ser o caso dos pôneis malditos.

Veja também: As melhores piadas do mundo - Tente não rir

O que são memes - Meme na publicidade

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são memes, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.

Escrever comentário sobre O que são memes

O que são memes
Imagem: Flickr / John C Bullas
1 de 5
O que são memes

Voltar ao topo da página