O que fazer se o computador esquentar muito

O que fazer se o computador esquentar muito
Imagem: pcmarket.by

O tema da temperatura do computador é bastante sério: se sobe demasiado, além de causar a lentidão do sistema, pode danificar alguns de seus elementos internos. Todos os equipamentos são disponibilizados com ventiladores instalados em seu interior, destinados precisamente a evitar que a temperatura atinja níveis perigosos. Entretanto, nem sempre conseguem o seu objetivo. Você observa que seu computador está muito quente? Em umComo.com.br, contamos o que fazer se o computador esquentar muito.

Mude-o de lugar

O problema pode ser simplesmente físico: há espaço livre ao redor da caixa do PC ou ele está colado à parede ou a outros objetos? É preciso deixar um mínimo de 5 ou 10 centímetros de espaço ao redor do aparelho, permitindo que o ar que move os ventiladores possa sair pelas ranhuras sem problemas. Procure também deixar a caixa exposta ao ar livre e não dentro de uma gaveta ou armário (se estiver, abra a porta quando trabalhar com ele).

Limpe-o

A sujeira nos ventiladores é muitas vezes a causadora do aquecimento. Apague e desligue o equipamento e abra a caixa para limpar bem todas as pás dos ventiladores. Use uma flanela ou um pano certificando-se de não deixar fibras de nenhum tipo (você também pode usar o dedo). Se usar água (um pano úmido), certifique-se de que tudo está bem seco antes de voltar a fechar a caixa.

Desligue-o quando não estiver a usá-lo

Levante a mão quem não tenha deixado nunca seu computador ligado permanentemente. E tudo para não ter que esperar alguns minutos para o computador ligar! Não obstante, isto pode estar criando alguns problemas extras, como o aquecimento. Desligue-o sempre que não o estiver a usar e configure-o para que entre em suspensão quando ficar algum tempo sem o usar.

Se for um portátil, use uma base de refrigeração

Você tem um computador portátil? Compre uma base de refrigeração e deixe-a sempre funcionando ao usar o computador: há vários ventiladores que são acionados ao ligar a base via USB ao computador portátil, ajudando a mantê-lo fresco.

Não use muitos aplicativos ao mesmo tempo

Não é recomendável ter todos os aplicativos do computador abertos ao mesmo tempo. Feche todos os que você não estiver usando, e dê uma olhada naqueles que ficam em segundo plano. Há muitos que realmente você não precisa e que podem estar contribuindo para as altas temperaturas que o seu computador atinge.

Configure as opções de energia

Todos os equipamentos oferecem a opção de configurar a gestão de energia da forma pretendida. No Windows, clique em Painel de Controle > Opções de energia. Clique em alterar a configuração de plano > Configuração avançada de energia > Alterar a configuração avançada de energia, localizar o Administrador de energia do processador e situá-lo abaixo de 100%. Experimente as percentagens de preferência. Caso seja um Mac, siga este processo.

Leve o computador para reparar

Não conseguiu solucionar o problema? Antes de desistir totalmente, se o equipamento for relativamente novo e ainda não quiser trocá-lo, leve-o a um especialista. Eles saberão informar se o equipamento tem reparação ou não.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o computador esquentar muito, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.