O que fazer se meu tablet não liga

O que fazer se meu tablet não liga

Aparelhos eletrônicos são complexos e podem dar dos mais diferentes problemas de um dia para o outro sem que tenhamos ideia do que aconteceu. Desligou o seu tablet e não consegue ligar mais? Ou o seu tablet se desligou sozinho e você não consegue ligar de novo? Fique tranquilo que, isso nem sempre quer dizer que o seu tablet está quebrado ou que não tenha como arrumá-lo. O tablet não ligar é algo que acontece com alguma frequência aos usuários de Android e existem algumas alternativas que você pode experimentar para trazer o seu tablet de volta. Continue lendo este artigo do umCOMO e saiba o que fazer se seu tablet não liga.

Meu tablet não liga, o que pode ser?

Pode ser que seu tablet tenha entrado em blackout, ou seja, o tablet desligou e você não conseguiu ligar mais. Nessa situação o botão de liga/desliga ficou travado e, a solução mais comum e que na maioria das vezes é eficaz é retirar a bateria do dispositivo. Retire a bateria do tablet, aguarde alguns segundos, coloque ela de volta e tente ligar o seu tablet.

Outras possibilidades que explicamos a seguir são:

  • Problema no botão de ligar;
  • Bateria gasta;
  • Erro no sistema;
  • Tela queimada.

Problema no botão de ligar

Se seu tablet descarregou completamente e não carrega mais, saiba que os botões de ligar e desligar podem facilmente dar problemas causados por mal contato e deixarem de funcionar, o que nos impede de ligar o aparelho após o fim da bateria. De forma geral é bastante fácil perceber quando passamos por esse tipo de problema porque o botão tende a ficar meio solto ou então duro, indicando que algo ali está fora do lugar.

Se você deixou o aparelho cair no chão e agora o tablet não liga, possível que o problema tenha acontecido por causa da queda. Para arrumá-lo você poderá tanto tentar pressionar até que volte para o lugar certo quanto enviar parar um técnico caso esteja bastante difícil de arrumar isso sozinho.

Dica: alguns aparelhos ligam assim que colocados na tomada, se o seu for do tipo, você pode simplesmente colocá-lo no carregador mesmo se não estiver precisando da bateria para conseguir ligá-lo enquanto o botão não for arrumado.

Bateria gasta

Assim como as pilhas, as baterias vão perdendo sua capacidade de reter energia e vão pouco a pouco deixando de funcionar, de forma que o tempo que conseguimos manter o aparelho ligado após carga completa vai diminuindo até que fica impossível utilizar o tablet.

Pode parecer algo óbvio, mas todo aparelhos eletrônico precisa de bateria para ligar e, mesmo que você tenha acabado de tirá-lo da tomada, pode ser que você não tenha reparado que a bateria já estava no final porque está gasta. Por isso, pegue no seu cabo ligue o tablet à tomada e aguarde pelo menos 10 minutos. Após esse tempo e sem tirar da tomada, tente ligá-lo novamente.

Um problema comum que costuma causar problemas de falta de carga é o uso de baterias que não sejam originais e que, consequentemente, não têm a mesma qualidade daquela que veio com o aparelho, sendo possível um desgaste rápido que impede o aparelho de ligar.

Mesmo após todos os testes o tablet não liga nem carrega? Então experimente carregar a bateria mas desta vez pelo PC utilizando o cabo USB. Deixe-o algum tempo a carregar e depois experimente se já liga.

Caso não obtenha sucesso com estas soluções, retire algum cartão de memória que possa conter e desconecte-o do PC ou da tomada. Se o seu tablet tiver um botão de Reset, pegue em um clip metálico e pressione o botão de Reset por mais de 30 segundos. No final experimente se o seu tablet já liga.

Caso você esteja reparando que seu aparelho nem ao menos está carregando, é possível que o problema esteja com o carregador, sendo válido testar outro para ter certeza.

Dica: para evitar desgastes precoces da bateria de tablets e celulares, boa ideia é sempre utilizar carregadores originais e evitar deixar o aparelho na tomada após o fim da carga.

Imagem: tabletdachina.blogspot.pt

Erro no sistema

Por vezes meio que se motivo os aparelhos eletrônicos dão alguma problema que faz com que passemos por disfunções temporárias como não conseguir ligar o aparelho ou então ficar sem sinal de telefone. Se seu tablet DL não liga, é possível que algum erro tenha ocorrido no sistema e impedido o aparelho de funcionar corretamente.

Caso o seu tablet não tenha uma bateria removível, o que você pode fazer é segurar o botão de liga/desliga por 10 segundos. Se ainda assim o seu tablet não ligar, mantenha o botão pressionado por um tempo maior. Pode chegar a ser necessário estar segurando o botão por 30 segundos.

Se nenhuma destas opções resolveu o seu problema, existem ainda algumas opções que pode experimentar. Para as testar, certifique-se que o tablet não está ligado ao PC ou tomada e que retirou o cartão de memória. Após experimentar cada um destes atalhos que lhe vamos fornecer, deverá experimentar se o seu tablet já liga:

  • Pressione o botão de "Aumentar som" e "On/Off" em simultâneo por 20 segundos.
  • Pressione o botão de "Diminuir som" e "On/Off" em simultâneo por 20 segundos.
  • Pressione o botão de "Diminuir som" mais "Aumentar som" e "On/Off" em simultâneo por 20 segundos.

Após experimentar estas opções, muitos usuários conseguem ligar o tablet. No entanto, pode ser que depois disso o seu tablet apresente lentidão e a situação de não ligar volte a acontecer novamente. Por isso, o mais recomendado é realizar um Factory Reset. Este procedimento apagará todos os dados armazenados no dispositivo, ficando no seu estado original de fábrica. Antes de fazer isso, o melhor é passar todos os dados que queira guardar para o PC.

Para repor os dados de fábrica do seu tablet, vá a Configurações e clique na opção "Fazer backup e redefinir". Na nova tela clique em "Restaurar dados de fábrica" e depois "Restaurar telefone". Confirme o procedimento e o seu tablet irá reiniciar e fazer a limpeza.

Se mesmo depois de todos estes procedimentos, o seu tablet não liga pode ser que tenha algum problema de hardware. Nesse caso o melhor será mandar arranjar a algum profissional ou mandar para a garantia, caso ainda esteja dentro dela.

Caso o seu tablet comece a travar e a bloquear, veja aqui o que fazer se o tablet travar.

Importante: se seu problema é do tipo meu tablet liga mas não inicia, é muito provável que esteja acontecendo um problema de incompatibilidade com o sistema operacional e que você tenha que reiniciar o aparelho com as configurações de fábrica.

Tela queimada

Se seu tablet samsung não liga há a possibilidade de que a tela do aparelho tenha queimado e que, por isso, você tenha a sensação de que nem ao mesmo está ligando. Já que se trata de algo diferente, é possível descobrir se seu tablet realmente não está ligando ou se apenas está com o visor prejudicado.

Veja abaixo duas formas que poderão te ajudar a descobrir se a tela do seu tablet queimou:

  • Conecte o aparelho no computador: quando colocamos algum aparelho conectado em um PC, o PC reconhece o dispositivo móvel e nos avisa do contato. Caso seu tablet não esteja ligando por esse problema, você conseguirá ver no computador que o aparelho foi conectado e será capaz até mesmo de acessar os arquivos em sua memória;
  • Envie algum notificação para o aparelho: mesmo com a tela queimada os aparelhos continuam vibrando ou enviando sinais sonoros quando recebem uma notificação. Já que grande parte dos tablet não têm entrada de chip, uma saída será enviar uma mensagem ou então um e-mail em alguma conta que esteja conectada no aparelho.

Ainda que nos impeça completamente de utilizar o aparelho, tela queimada é algo que tem solução e que por vezes vale mais a pena financeiramente do que comprar um novo aparelho. Se o aparelho estiver funcionando e você reparar que o problema é efetivamente a tela queimada, será necessário ir até um técnico autorizado para que o visor seja trocado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu tablet não liga, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.