O que fazer se meu PC congela

O que fazer se meu PC congela

Saber responder a o que fazer se meu PC congela permitirá a você ter seu computador disponível em todo o momento e estar preparado para agir perante saturações pontuais de memória ou de outro tipo que provocarão que o computador não responda às suas solicitações. As formas de agir são diferentes em função do sistema operacional que esteja utilizando. Em umComo.com.br respondemos à pergunta o que fazer se seu PC congela.

Windows

Se você usa o Windows, não é de estranhar a situação de seu PC congelar, bem como também não a conhecida combinação de teclas, "Ctrl+Alt+Del", que tiram você de um bom aperto, já que permitem várias opções, entre elas a de acessar ao "Administrador de Tarefas" para interromper o processo que gerou o encerramento do computador, ou, diretamente, para reiniciar o mesmo.

Caso só se tenha congelado um programa, e não o PC por completo, para fechá-lo pode pressionar o botão direito com o cursor situado sobre a barra de tarefas (a que ocupa toda a parte inferior de sua tela na horizontal) e, a seguir, escolher a opção de "Iniciar o Administrador de Tarefas". Aqui, deve clicar em "Aplicativos", escolher o programa que não responde e, depois, "Finalizar tarefa". Deve ter em conta que se perderão todas as mudanças não salvas.

Mac

Se congela um Pc com Mac, algo que não costuma acontecer mas que não é impossível, o que você tem que fazer é o seguinte:

  • Se for um Mac de mesa, pressione o botão de Início durante uns segundos, sem soltá-lo, para conseguir desligá-lo. Depois, volte a ligá-lo pressionando o mesmo botão levemente.
  • Caso seja um laptop, faça o mesmo, mas pressionando a tecla de Início que se encontrará na parte superior direita do teclado.
  • Se o Mac congela usando algum aplicativo, há uma combinação de teclas que servirá muito bem: Comando+Opção+Escape. Assim, aparecerá uma janelinha no centro da tela com uma lista de todos os programas que estão abertos. Se há algum que está congelado, aparecerá a vermelho e entre parênteses a frase "Não responde". Pressionando sobre ele, poderá fechá-lo e acabar com o bloqueio.

É recomendável que após conseguir ligar de novo o computador Mac, faça um Apple Hardware Test para comprovar que o computador está funcionando corretamente. Leia este artigo se o Mac travar.

Linux

Caso se congele um PC no qual usa Linux, um tipo de sistema operacional que também não costuma bloquear, o que você tem que fazer é pressionar as teclas Alt+ImprPant.

A seguir, ao mesmo tempo em que mantém pressionada a citada combinação de teclas, o que deve fazer é escrever os seguintes caracteres em maiúsculas: "RSEIUB". Não escreva a palavra rapidamente, isto é, deixe que passem uns segundos entre uma letra e a seguinte. A seguir, se tudo deu certo, o computador se reiniciará e terá se desbloqueado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu PC congela, recomendamos que entre na nossa categoria de Computadores.