O que fazer quando um usuário do Instagram já está ocupado

O que fazer quando um usuário do Instagram já está ocupado

As redes sociais assumiram um papel muito importante na nossa sociedade e nós não enxergamos mais apenas como uma ferramenta para compartilhar e socializar com nossos amigos e conhecidos, mas também como uma ferramenta rápida e eficaz para expandir uma marca e gerar campanhas de marketing que conectam as empresas e clientes.

Neste sentido, uma das plataformas com melhores resultados nos últimos tempos é o Instagram, seu funcionamento facilita e padroniza a exibição e o conteúdo multimídia. É por isso que, se você está pensando em abrir uma conta Instagram, seja pessoal ou para uma marca, você terá percebido que um dos primeiros e fundamentais fatores é o nome que escolhemos.

Porém, muitas vezes, justamente pela plataforma ter muitos usuários, o nome que escolhemos já está sendo usado por alguma conta ativa ou por alguém que a criou, mas não usa. É por isso que, neste artigo do umCOMO, vamos te ensinar que alternativas existem quando você se pergunta o que fazer quando um usuário do Instagram já está ocupado.

O que fazer quando um usuário do Instagram já está ocupado

O nome de usuário no Instagram é a principal maneira de um cliente em potencial ou seguidor encontrar você. É por isso que a escolha é tão importante e deve ser tão bem pensada. Entretanto, o Instagram tem milhões de usuários ao redor do mundo e é bastante comum que o mesmo nome já tenha sido selecionado.

A plataforma aceita os nomes por ordem de chegada e quando descobre que um nome é repetido, ele o sinaliza com uma aba vermelha e pede para que seja mudado. Se você se deparou com essa situação, há dois cenários:

  • Há uma conta que imita seu nome ou marca: alguém pode ter usado suas fotos e seu nome para se passar por você ou há uma conta que usa o nome e o logotipo de sua marca. Neste caso, você tem a opção de reportá-los ao Instagram para que ele possa desativar a conta em questão e você possa obter o nome de usuário que te corresponde.
  • Há outra pessoa com o mesmo nome que você: neste caso, não há outra opção a não ser encontrar outro nome de usuário disponível para que ele ainda respeite sua identidade, mas não seja idêntico ao existente. Em seguida te daremos algumas dicas de como fazer isso.

Como criar um nome de usuário no Instagram que não esteja ocupado

Se o problema, como mencionamos anteriormente, é que o nome de usuário que você tinha em mente já está sendo usado e não é um problema de roubo ou imitação, você não terá outra escolha senão procurar outro nome semelhante que mantenha a essência e também forneça outros tipos de informações. Neste caso, é aconselhável que, além do nome e sobrenome ou da marca literal, sejam acrescentados alguns anexos:

  • Tipo de negócio: você pode especificar antes ou depois do nome o que se trata a conta. Por exemplo, "@moda...", "@hotel...".
  • Oficialidade: se você é uma figura pública que tem várias contas com seu nome, você pode usar a oficialidade. Por exemplo, "@AnaFernandesOficial".
  • Idioma: outra informação que você pode incluir é o idioma no qual a conta está, usando uma abreviação. Por exemplo, "@....ES", "@....BR".
  • Localização: você também pode delimitar a área geográfica em que a conta está focada e ativa. Por exemplo, "@usuarioBrasil".
  • Identidade: finalmente, no caso de contas pessoais, palavras de identidade podem ser usadas para modificar o usuário, tais como "Eu sou". Por exemplo, "@SouUsuario".

Como pegar user de conta inativa no Instagram

Também pode acontecer que o nome de usuário não disponível no Instagram já esteja ocupado, mas a conta que o utiliza esteja inativa há muito tempo. Neste caso, há três opções:

  • Esperar: o Instagram normalmente elimina contas que estão inativas há um ou dois anos e este pode ser o momento de tomar o nome que você deseja.
  • Comprar: se o usuário com o nome que lhe interessa não posta material, mas usa sua conta para olhar o conteúdo, sua conta não será considerada inativa aos olhos do Instagram, então uma das opções seria falar diretamente com o proprietário e negociar uma compra.
  • Reivindicar: Este só é o caso se você tiver uma marca registrada e uma conta inativa tiver o mesmo nome. Neste caso, o Instagram pode reivindicar estes direitos e você terá o nome de sua marca.

Com tudo isso você já sabe o que fazer quando um usuário do Instagram já está ocupado. Recomendamos que você leia este outro artigo do umCOMO sobre nomes criativos para Instagram caso você esteja com dificuldade para criar o seu e se você tem uma conta que não usa te ensinamos como desativar o Instagram pelo celular.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando um usuário do Instagram já está ocupado, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.