O que fazer quando o iPhone fica muito quente

O que fazer quando o iPhone fica muito quente
Imagem: emarket.do

O fato dos iPhones aquecerem é um problema comum entre as pessoas que têm este dispositivo, mas fiquem descansados que não é grave eles atingiram temperaturas um pouco mais altas do que o habitual. É normal que com o uso de algumas aplicações/jogos os iPhones aqueçam porque estamos a sobre-utilizar a placa gráfica e o processador. Neste artigo, o umComo explica o que fazer quando o iPhone fica muito quente.

Porque é que o iPhone aquece

Existem diversos motivos para os iPhones aquecerem, o mais justificável será o uso de aplicações que disponham de muito desemprenho de placa gráfica e de processador. Jogos como Asphalt 8: Airborn ou Real Racing 3 são exemplos de sobre-utilização de placa gráfica. No entanto também aplicações como AutoCAD ou filmar durante algum tempo provocam o aquecimento do aparelho.

Outros motivos deste dispositivo aquecer são o uso de aplicações em 2º plano, o que faz com que várias aplicações estejam ligadas em simultâneo fazendo com que o processador obtenha mais desempenho, o uso de GPS por longo período e até o processo de recarga da bateria. Este último ponto gera muita polêmica, no entanto as dúvidas quanto ao carregamento do iPhone gerar calor vão ser dizimadas. Ao carregar o aparelho dá-se a troca de energias via calor, portanto é normal que o seu celular esquente mais do que o habitual.

Quando o dispositivo atinge estas temperaturas vai entrar automaticamente num processo de esfriamento em que toma algumas medidas como a diminuição de luminosidade, limitar o uso de flash ou enfraquecer o sinal de Wi-Fi, Bluetooth. A Apple aconselha o uso dos aparelhos entre os 0º e os 35º para não diminuir a vida útil da bateria, no entanto caso as temperaturas atinjam mais de 45º aparecerá um aviso e você apenas consegue utilizar o serviço de chamadas de emergência até que ele volte à temperatura normal.

Imagem: krypted.com

O que fazer quando o iPhone aquece

Caso o seu iPhone esteja a atingir temperaturas mais elevadas não tente arrefecê-lo de forma rápida e não o coloque no refrigerador ou no gelo porque poderá dar-se a condensação de água dentro do aparelho e causará a corrosão de ligações.

O que nós sugerimos é que lhe dê uma pausa na utilização. Se está a jogar há muito tempo ou a navegar nas redes sociais, feche essas aplicações e bloqueie o dispositivo. Desta forma o processo de esfriamento vai se dar de forma natural sem causar nenhum problema interior. Se não está a utilizar mas está exposto ao sol ou em um lugar com muito calor tente colocá-lo num sítio mais fresco, ou na sala ou no seu quarto, mas que ele baixe um pouco de temperatura.

Senão encontrar nenhuma razão para este aquecimento pode sempre recorrer às definições do dispositivo para combater este fenômeno. Basta ir a Definições > Geral > Repor > Redefinir todas as definições. Se nem com este método resolver o problema o mais correto a fazer será deslocar-se à loja onde o comprou ou a um centro oficial da Apple e expor a situação.

Como prevenir que fique quente

A solução principal para que o iPhone não aqueça será mantê-lo sempre atualizado de forma a otimizar ao máximo a utilização dos componentes de processamento. Os dispositivos mais antigos que não suportam sistemas operativos tão recentes e aquecem mais porque não dispõem da mesma tecnologia.

Tome cuidado na utilização do Jailbreak, tente não utilizar o iPhone enquanto ele está a carregar, não o coloque em locais de muito calor, tente mantê-lo o máximo possível em locais frescos e evite usá-lo nos bolsos de calça, use-o dentro da mala.

De forma a evitar ao máximo este sobre-aquecimento utilize sempre carregadores originais devido à qualidade dos seus núcleos e de vez em quando feche as aplicações em 2º plano para restaurar a abertura de aplicações.

Imagem: itouchbr.com.br

Tecnologia de iPhone

À semelhança dos computadores os iPhones e os smartphones têm placas gráficas e processadores. Estes hardwares são utilizados em todos os processos desde o primeiro clique e devido à sua utilização e funcionamento aquecem bastante. Para combater este esquentamento, os computadores têm o seu próprio sistema de cooler, no entanto devido à falta de espaço, os celulares ainda não dispõem dessa tecnologia.

Por mais recomendações que se façam sobre este assunto nunca são demais, por isso aqui deixo mais uma para finalizar este tópico. Tentem sempre fazer pausa quando se apercebem que o iPhone ou outro smartphone está a aquecer demasiado porque a repetição destes acontecimentos pode fazer com que os dispositivos com ligações e capas menos resistentes fiquem danificados devido às temperaturas altas e, nestes casos, a reparação tem que ser feita da sua própria carteira.

Deixo aqui alguns links que lhe poderão ser úteis:

  • Como silenciar a câmara do iPhone
  • Como libertar espaço no iPhone 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando o iPhone fica muito quente, recomendamos que entre na nossa categoria de Eletrônica.