O que é um meme

O que é um meme

Os memes chegaram na internet para ficar! Qualquer notícia de impacto é suficiente para gerar inúmeros memes nas redes sociais, é por isso que a sociedade digital converteu conteúdos em entretenimento que vai além, informação capaz de transmitir ideias, opiniões e valores.

Ao entrar em uma rede social você poderá ver e ler uma grande quantidade de memes e cada vez mais usuários criam, compartilham e comentam estes conteúdos, é por isso que é muito importante saber interpretá-los adequadamente. Te convidamos para que você descubra o que é um meme, qual sua origem, conheça os tipos e veja exemplos lendo este artigo do umCOMO.

Significado de meme

Richard Dawkins foi o criador da palavra meme em 1976, isto é, muitos anos antes da existência da internet. Trata-se de um neologismo resultando da adaptação entre as palavras: gene (cujo o significado em inglês é gen), mimese (imitação) e memória. Pois bem, a palavra meme se referia a um conteúdo mínimo com informação de âmbito cultural transmitido de geração em geração e de pessoa à pessoa. Esta transmissão se produzia por imitação, ensinamento ou assimilação.

Ressaltamos que para conhecer o que significa meme há que incluir ideias, gestos, expressões verbais, teorias, valores, opiniões e bens simbólicos. Todos estes fatos competem entre si, integrando-se em uma cultura sólida.

Para que servem os memes

Tendo em conta a origem da palavra meme, popularmente se conhece este termo como um tipo de conteúdo difundido em redes sociais. Está composto por uma associação de elementos em uma só unidade significante e pode combinar texto e imagem, por exemplo.

O significado da palavra meme na internet ganhou muita força como expressão cultural porque, além de entreter, serve para comunicar determinados valores e opiniões. Este conteúdo tem capacidade de registrar uma ideia ou força que impulsiona todo um coletivo.

Quando surgiram os memes na internet

Os memes surgiram na internet a partir do ano 2000 e com o passar dos anos a viralização e a evolução do conteúdo esteve vinculada ao objetivo fundamental da Internet, isto é, a de compartilhar uma grande quantidade de informação. Este processo se desenvolveu rapidamente graças a distintas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e WhatsApp.

A criação de aplicativos e páginas dedicadas a oferecer serviços de confecção de memes aumentou exponencialmente a geração destes conteúdos. Como função principal, transmitem mensagens em forma de ideia, conceito ou opinião. Ainda que os memes atualmente recorram constantemente ao humor e à ironia, seguem sendo exposições de valores difundidos na sociedade. Para que o conteúdo tenha êxito, depende dos receptores: eles devem compartilhar referências culturais idênticas ou muito similares às do emissor ou criador.

Devemos destacar o valor de marketing que os memes adquiriram, já que muitos destes conteúdos servem para fazer propaganda de produtos ou de pessoas. As campanhas de marketing ajudam a fazer com que um meme torne-se viral, posicionando desta forma um produto ou uma figura no mercado para convertâ-la em referência social antes e depois de seu lançamento.

Características de um meme

As características de um meme são as seguintes:

  • Mensagem clara: o significado do conteúdo admite poucas interpretações fazendo sua réplica mais simples.
  • Longevidade: o sentido do meme perdura com o passar do tempo.
  • Fidelidade na réplica: o significado se conserva em todas as réplicas do meme original.

Segundo o formato, existem diferentes três tipos de memes:

  • Memes de imagens
  • Memes de texto.
  • Memes de vídeo.

A seguir você verá as características desses tipos de memes e seus exemplos. Neste outro artigo, te ensinamos como fazer uma fantasia de meme.

Exemplos de memes na Internet

Os tipos de meme que existem na Internet são cada vez mais variados. A engenhosidade dos criadores de conteúdo ajuda a elaborar novos formatos como os que mostramos a seguir.

Imagens

Os memes de imagens utilizam o vínculo entre texto e foto e fruto dessa associação nasce um novo significado.

Exemplo: você me disse que não bebia (e uma imagem de um homem olhando uma mulher sentada) // Boas decisões (e uma imagem de uma mulher no sofá bebendo vinho através de uma máscara). Ou seja, a mulher começou a beber por causa da pandemia e o homem achou uma decisão sábia!

Ressaltamos que as Internet Faces também são memes de imagem associados a uma frase ou a um rosto muito expressivo tipificado. Troll face, forever alone ou cereal guy são alguns exemplos.

Texto

Estes memes se baseiam no uso exclusivo de texto. Em muitas ocasiões, estão compostos unicamente por uma captura de tela de aplicativos como Twitter, ou simplesmente escritos em qualquer papel, cartaz, entre outros.

Exemplo: Um calendário com as tarefas de um dia e uma frase na parte de baixo: "não vou fazer nada".

Vídeo

Estes memes utilizam vídeos editados introduzindo alguma nova dublagem.

Exemplo: vídeo de um político cumprimentando outros, exceto o último que aparece na imagem.

Além do formato, existem diferentes tipos de memes de acordo com o tema:

  • Sociais: pretendem conscientizar sobre problemas sociais. Fazem referência a temas religiosos, políticos ou econômicos.
  • Humor: entretém com humor e ironia. Também se utilizam para transmitir opiniões. Exemplo: um humorista fazendo aulas de ginástica.
  • Reflexão: orientam os receptores com frases inspiradoras e dando conselhos de superação pessoal. Exemplo: "A vida é complicada, mas com bons momentos se aprende que as lágrimas, por mais que possam sujar o rosto, ajudam a limpar o coração".
  • Situação: representam contextos da vida diária refletindo problemas.

Agora que você já sabe o que é um meme, continue no umCOMO e veja também o que é mood nas redes sociais.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um meme, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.