O que é Twitch e como funciona

O que é Twitch e como funciona

O mundo dos videogames e do streaming de jogos virtuais encontrou o ambiente perfeito para o crescimento na Twitch. Atualmente, o crescimento desta plataforma se reflete no enorme aumento do número de criadores de conteúdo que abrem seus canais, no grande número de seguidores que acumula e no número de visitas que conseguem somar diariamente.

Twitch irrompeu na cena da plataforma de conteúdo com um estrondo, especialmente quando se trata de videogames. É uma revolução no setor. Mas do que se trata realmente, e qual é a razão de seu recente sucesso? Para descobrir o que é Twitch e como funciona, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

O que é Twitch

A Twitch está muito focada no mundo dos videogames. É uma plataforma de transmissão de vídeo onde você pode encontrar transmissões de eSports, uma diversidade de jogos jogados pelos usuários e diferentes eventos relacionados aos videogames. É também considerada uma rede social ou comunidade para os fãs de videogames.

Embora a Twitch tenha sido criada em 2011 com o objetivo de transmitir e assistir a vídeos sobre videogames, ao longo dos anos ela ampliou seus temas. Em 2014, a Amazon a adquiriu em propriedade, aumentando ainda mais a diversidade dos tópicos de conteúdo da plataforma.

Atualmente, a plataforma tem milhões de usuários por mês. Muitos desses usuários procuram ganhar dinheiro com a Twitch por meio de doações e do programa Twitch Partner.

História da Twitch

Para encontrar o nascimento da Twitch, você tem que voltar a junho de 2011. Na Electronic Entertainment Expo, a versão beta da Twitch foi oficialmente revelada pela primeira vez. Chegou ao mercado como um subproduto do Juntin.tv focada em esportes eletrônicos.

O nome da plataforma é inspirado no conceito de twitch gameplay, que é usado para se referir ao tempo em que os jogadores reagem. Foi concebida como uma iniciativa para apoiar a comunidade dos fãs mais fanáticos de videogames.

Em apenas dois anos, ou seja, em meados de 2013, a plataforma tinha mais de 23 milhões de visualizações por mês, registrando uma média de 90 minutos por dia em cada visita de usuário. Um ano depois, em 2014, a Amazon comprou a Twitch por US$ 970 milhões.

Embora toque em diferentes aspectos, a Twitch continua a ter sua presença mais forte em videogames. Em 2020, registrou estatísticas surpreendentes, acumulando uma média de mais de 15 milhões de usuários diários, espalhados por quase 4 milhões de canais.

Twitch é paga?

Todos estes números nos permitem afirmar que a Twitch é um dos serviços de streaming por excelência. Parte de seu sucesso também está em ser uma plataforma de conteúdo livre, embora tenha outros serviços pagos, a Twitch é gratuita, pois só requer registro com um nome de usuário, senha e um endereço de e-mail vinculado.

Como funciona a Twitch

Depois de criar sua conta na Twitch, é importante que você saiba como ela funciona para poder desfrutar de todo o conteúdo que ela tem a oferecer. Como em outras redes sociais, nesta plataforma você pode acompanhar os usuários que lhe interessam. A Twitch lhe oferecerá certas contas de acordo com seus gostos, mas você mesmo pode procurá-las clicando na opção Explorar, disponível no menu principal. Em cada canal você poderá:

  • Ver quais usuários estão transmitindo
  • Os seguidores e telespectadores que ele/a tem
  • A possibilidade de seguir o canal e a categoria correspondente ao jogo
  • Ao clicar nos canais, você poderá assistir à transmissão ao vivo sempre que ele estiver transmitindo no momento em questão

Além disso, nos canais que você segue, pode acessar o bate-papo para deixar perguntas, comentários e feedback durante uma transmissão. Quando você estiver assistindo a um streaming e quiser ir para outra opção da Twitch, a plataforma oferece a possibilidade de assistir ao vídeo atual no modo PIP enquanto acessa outras opções. Desta forma, você pode ter o vídeo que estava assistindo visível em uma nova janela flutuante.

Amazon Prime e Twitch

A Amazon Prime inclui a opção Twitch Prime. O selo prime concede uma série de direitos especiais aos usuários que optarem por esta alternativa. Neste caso, ele permite que você assine um canal por mês sem custo extra para ajudar e apoiar seus streamers favoritos.

Com Twitch Prime, você terá acesso a conteúdos e jogos específicos. Poderá conversar com uma insignia no chat, uma coroa só para membros e terá a opção de usar certos emoticons e cores de bate-papo exclusivos na Twitch.

Twitch Prime: preço

Os usuários da Twitch Prime podem obter saques exclusivos para diferentes jogos, uma assinatura gratuita na Twitch.tv e se beneficiar das vantagens oferecidas pela Amazon Prime. Você sabe quanto custa a Twitch Prime? Você pode experimentar de graça por 30 dias. Após este tempo, o custo é de R$9,90 por mês com a opção de cancelar sua assinatura a qualquer momento.

Agora que você já sabe o que é Twitch e como funciona a Twitch, pode ser que você queira saber o que é ser gamer e quais são suas características, para tornar-se um profissional do streaming. Por isso, não perca este outro artigo do umCOMO.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Twitch e como funciona, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.