O que é Sarahah - É possível descobrir quem mandou mensagem?

O que é Sarahah - É possível descobrir quem mandou mensagem?

Em julho de 2017 o app Sarahah já estava entre os mais baixados tanto na App Store quanto na Google Play, além de ter uma versão web. Trata-se de uma espécie de rede social onde quem se cadastra pode receber mensagens anônimas de amigos que, teoricamente, devem ser críticas construtivas para que as pessoas saibam quais são os seus pontos ruins e bons. Se você tem curiosidade, o umCOMO reuniu informações para explicar exatamente o que é Sarahah, se é possível descobrir quem mandou mensagem e tudo aquilo que você quer saber.

Como funciona Sarahah

Sarahah em árabe significa honestidade. O site foi criado na Arábia Saudita por Zain al-Abidin Tawfiq, que inicialmente desenvolveu o site para que ele fosse usado no ambiente de trabalho, com a intenção de fazer isso como uma ferramenta para críticas construtivas entre funcionários, mas sob anonimato para evitar constrangimentos.

Foi questão de tempo para que o site se popularizasse entre os falantes da língua árabe e logo entre os falantes da língua inglesa, até que em julho de 2017 os brasileiros descobriram o site e app e logo ele já estava entre os mais baixados nas lojas de aplicativos.

O Sarahah funciona de maneira anônima e por enquanto não está conectado a nenhuma rede social, apenas quem recebe a mensagem consegue vê-la, sem saber quem enviou. Isso significa que para se cadastrar você não consegue importar os dados do Facebook ou outra rede, da mesma forma que não é possível encontrar usuários assim. A única maneira de encontrar o perfil de alguém é sabendo o seu nome de usuário, isso explica o fato de tantas pessoas divulgarem seus perfis nas redes sociais, para que os amigos vejam e façam perguntas.

Outros apps anônimos

Não é nenhuma novidade a existência de apps e sites que permitem a comunicação anônima entre internautas, basta lembrar que desde que a função 'comentar' se popularizou entre blogs e portais já era possível fazer isso de forma anônima em alguns deles. Casos mais recentes foram o Kiwi, que permite fazer perguntas anonimamente, e o Secret, que causou polêmica e foi desativado, já que estava sendo usada para compartilhar segredos das pessoas e causando danos morais.

Existem críticas ao Sarahah quanto ao fato dele ser uma possível ferramenta para a propagação de bullying. No entanto, o principal argumento do desenvolvedor do app quanto ao seu anonimato é a afirmação de que as pessoas ficam mais honestas quando não identificadas.

Como usar Sarahah

Para enviar mensagens construtivas não é preciso fazer uma conta, mas para receber sim.

Como se registrar no Sarahah

  1. Para usar o Sarahah você precisa fazer o download do app, disponível para Android e iOS ou entrar no site www.sarahah.com;
  2. Então, a primeira coisa é se registrar. Procure a opção Register;
  3. Preencha os campos com seu e-mail senha, nome de usuário, nome e escolha uma foto para colocar foto de perfil no Sarahah;
  4. Aceite os termos de condições;
  5. Clique em 'Register';
  6. Imediatamente você já será enviado para a sua caixa de entrada, onde consegue acessar as mensagens recebidas.

Como enviar mensagem no Sarahah

Para enviar uma mensagem anonimamente só é preciso saber o nome de usuário da pessoa ou a sua URL do site. Se você sabe o nome de usuário, digite no campo de busca do app ou cole a URL no seu navegador. Uma vez na página da pessoa, basta escrever a mensagem no campo destinado a isso e clicar em 'Send'.

Como responder no Sarahah

Por enquanto ainda não é possível responder as mensagens diretamente no Sarahah. Na página do app eles afirmam que isso não é permitido agora, mas que eles estudam a oportunidade. A forma que muitos usuários encontraram de responder essa mensagem publicamente é usar redes sociais como Instagram, Snapchat ou até um vídeo para postar uma foto da mensagem e então respondê-la.

Como bloquear um usuário no Sarahah

É possível bloquear ou banir usuários no Sarahah, mesmo que eles sejam anônimos. Para fazer isso, basta ir até a mensagem recebida e buscar o ícone que representa o sinal de proibido, quando você fizer isso, essa pessoa não conseguirá te mandar mais nada e a mensagem será excluída.

Como saber quem mandou mensagem no Sararah

Em sua página, o Sararah garante sigilo absoluto e promete não revelar a identidade de quem mandou as mensagens, assim como também afirma que ninguém verá as mensagens que você recebeu, contanto que você não compartilhe. Todos que aceitam os Termos e Condições ao se cadastrar na rede social automaticamente estão concordando com isso. A única ressalva, de acordo com esse mesmo documento é em casos específicos em que seja urgente saber a identidade do usuário em prol de uma boa causa. Isso significa que se você tiver algum problema com mensagens recebidas, você pode tentar pedir acesso entrando em contato com a equipe do app.

No entanto, pela internet já existem tutoriais e fóruns que têm o objetivo de descobrir quem mandou as mensagens anônimas. Até a conclusão deste artigo não havia indícios de nenhuma maneira de burlar o sistema de segurança. Se você deseja saber quem te enviou alguma mensagem, pense nos lugares em que você divulgou o seu perfil e nome de usuário e nas pessoas que podem ter tido acesso a essa informação.

Sugestão: 55 perguntas anônimas para fazer em apps

Como excluir o Sarahah

Se você se arrependeu e quer excluir a sua conta, o processo é bem simples:

  1. Quando estiver logado, procure a opção 'Settings' (configuração);
  2. Busque a opção 'Remove account';
  3. Aparecerá uma mensagem perguntando se você tem certeza que quer fazer isso, se sim, clique em 'Remove'.

Veja também: O que é o aplicativo Scorp? - Chat anônimo e vídeos curtos

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é Sarahah - É possível descobrir quem mandou mensagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Internet.